Em um mercado extremamente competitivo é necessário sempre estar repensando os modos de funcionamento de um negócio, principalmente, quando o assunto é marketing efetivo.
O marketing efetivo é uma metodologia voltada para revisar todos os pontos que envolvem a comunicação da empresa, seja por meio dos meios tradicionais ou digitais.
Revisar esses pontos auxilia na criação de um mindset novo, ou seja, causa uma mudança na “configuração da mente”.
Ao olhar para os procedimentos da empresa, é possível concluir que a maior parte dos funcionários realiza eles de forma automática, como manda os protocolos.
Porém, para que uma empresa tenha sucesso, é necessário ter ideias que revolucionem e essa mudança de mindset pode gerar isso.
Principalmente, quando entra em questão o marketing, que é o carro chefe da empresa no assunto prospecção e fidelização de clientes.
Uma boa cartela de clientes possibilita que uma empresa venda qualquer item, até mesmo uma etiqueta dourada redonda em varejo. Tudo é possível com um marketing eficaz e certeiro.
O marketing é algo realizado pela população a milhões de anos, até mesmo de forma inconsciente.
Mas agora, devido à competitividade do mercado, tomar consciência das suas ações de publicidade e propaganda, é o que vai garantir que uma empresa continue atuando e crescendo no mercado ao qual ela está inserida.
Portanto, o objetivo desse texto é apresentar o conceito de marketing efetivo, sua importância e benefícios e algumas dicas de como aplicar em um negócio.
O que é marketing efetivo?
O marketing efetivo é o processo de revisão dos métodos de comunicação da empresa, tanto aqueles relacionados a identidade visual e a história da marca, além veículos de informação tradicionais utilizados nas propagandas.
O principal objetivo dessa revisão é melhorar o desempenho do departamento de marketing e mudar o mindset da equipe, para buscar formas diferenciadas de divulgação de produtos e construção de imagem.
Por exemplo, uma empresa que comercializa vários modelos de pasta de prontuário e nota que as suas vendas estão estagnadas, ela pode optar por aplicar os conceitos do marketing efetivo, revisando suas ações de marketing para alavancar suas vendas.
O marketing é algo que caminha com a evolução humana, principalmente, depois do ser humano deixar de ser nômade e construir grandes cidades, com sistemas monetários bem definidos.
A Associação Americana de Marketing define o marketing como o processo de comunicar e ofertar itens, serviços ou qualquer bem material ou imaterial para a sociedade em geral, satisfazendo seus desejos e trazendo soluções para as suas necessidades.
Atualmente, o marketing realiza todo esse processo através dos veículos de comunicação tradicionais, que envolvem:
- Rádio;
- Televisão;
- Outdoors;
- Revistas;
- Jornais;
- Carros de propaganda;
- Panfletos.
Dentre outros exemplos que foram muito utilizados antes da revolução tecnológica, criando novas maneiras de se comunicar por meio dos canais digitais, que possuem uma série de ferramentas online, como:
- Sites;
- E-mail;
- Redes Sociais;
- Plataformas de streaming;
- Plataformas de vídeo;
- Webrádio.
Revisar esses canais de comunicação é o que vai proporcionar o aumento das vendas de produtos que estavam parados, até mesmo de uma estufa quente e fria.
Importância e benefícios do marketing efetivo
Colocar em prática os princípios do marketing efetivo eventualmente é importante para as empresas continuarem competitivas no mercado, se destacando a cada ano entre os concorrentes.
Dentre os benefícios que o marketing efetivo proporciona para os empreendedores, é possível destacar:
- Fácil prospect de leads;
- Aumento do faturamento;
- Fidelização de clientes;
- Melhora do posicionamento no mercado.
O conjunto desses benefícios pode impulsionar as empresas, até mesmo às empresas de vistoria automotiva, a atingirem resultados nunca imaginados, portanto, é essencial colocar em prática o marketing efetivo.
5 dicas para realizar um bom marketing efetivo
Há diversas metodologias para colocar em prática o marketing efetivo, não sendo algo difícil de ser realizado, mas que requer muitos estudos.
Portanto, seguem 5 dicas de como aplicá-lo de maneira eficiente:
- Invista em ciclos curtos;
- Analise os dados;
- Busque ser moderno;
- Invista no digital;
- Aprenda com o cliente.
Aplicando essas dicas a probabilidade de sucesso em realizar essa revisão dos preceitos de marketing aumenta significativamente.
Invista em ciclos curtos
O primeiro passo para um marketing efetivo bem-sucedido é investir em ciclos curtos de estratégias.
Nos ciclos curtos os projetos possuem menos tempo de aplicação e os resultados podem ser avaliados mais rapidamente.
Por exemplo, o lançamento de freio hidraulico carro deverá ter seus resultados avaliados em 3 meses, e não mais um ano, para que estratégias sobre seu lançamento sejam corrigidas rapidamente.
Dessa forma, é possível realizar campanhas de marketing por alguns meses e avaliar se elas foram efetivas.
As campanhas tendem a decair de popularidade ao longo dos anos, por isso, é importante a aplicação desses ciclos curtos.
Analise os dados
Outro ponto essencial é analisar os dados obtidos antes e depois da aplicação do marketing efetivo.
Os dados são tudo aquilo gerado com oresultado, por exemplo, o número de vendas, de reembolsos, de devoluções, de reclamações, feedbacks positivos, negativos, dentre outros fatores.
A partir desses dados é que são traçadas estratégias para que as empresas consigam atingir suas metas e objetivos.
Após a aplicação do marketing de conteúdo é também importante avaliar os resultados, julgando se as táticas que estão sendo aplicadas estão corretas.
Os dados são como uma jóia para a empresa, pois auxilia nas tomadas de decisões e norteiam todos os passos que o empreendedor deve tomar.
Por exemplo, se um veículo de informação não está atingindo os resultados esperados, talvez trocar de veículo seja uma opção vantajosa para a empresa.
Sendo assim, se após uma pintura fachada comercial o número de clientes aumentou ou não, pois o local se tornou mais atrativo.
Busque ser moderno
A modernidade é uma das características que trazem sucesso para uma empresa, até porque atualmente as pessoas estão vivenciando o século da tecnologia e da informação.
As atualizações são constantes e tudo aquilo que fica defasado acaba ficando para trás dos concorrentes.
Portanto, é essencial que um empreendedor tenha em mente que precisa estar sempre atualizado sobre os assuntos do mercado ao qual está inserido.
Buscando aderir aos novos softwares e ferramentas de marketing, para que o trabalho seja sempre feito de maneira otimizada.
Por exemplo, empresas que utilizam softwares antigos não conseguem atingir bons resultados, porém, às vezes os gerentes e coordenadores acabam não enxergando que a utilização desses softwares defasados pode ser o problema da empresa.
Outro ponto interessante é buscar funcionários que também busquem pela modernidade e não tenham dificuldades de aprender o que é novo, pois esses se adaptam melhor às mudanças de ferramentas.
É também importante pensar, que a quando a busca da modernidade engloba o marketing, ou canais digitais são o ponto chave do assunto.
Invista no digital
Atualmente, não basta apenas divulgar por meio dos modelos de comunicação tradicionais, é importante utilizar os veículos online.
Portanto, se a empresa não possui um website ou um perfil em uma rede social, ela deve rapidamente criar um para si.
Além disso, é essencial às empresas disponibilizarem suas informações na internet, por meio das ferramentas do Google.
Para desta forma, um potencial cliente encontra facilmente o endereço e os meios de contato da empresa, até mesmo daquelas que fabricam embreagem de caminhão.
As informações de funcionamento das empresas também devem ser armazenadas nos canais digitais, como os bancos de dados.
Atualmente, não é nada efetivo utilizar caderno e folhas de papéis como formas de armazenar informações.
Sendo essencial possuir, além das informações físicas, escaneadas e digitadas, para que não ocorra risco de perda.
Aprenda com o cliente
Por fim, aprender com o cliente é o que vai garantir um marketing efetivo, pois é importante pensar que toda e qualquer ação de marketing é destinada para os clientes.
Dessa forma, sempre produza questionários para coletar feedbacks e compreender como o cliente se sente em relação a empresa.
Sinais de que uma empresa precisa do marketing efetivo
Quando uma empresa está em declínio, com poucos clientes e faturamento menor que os meses anteriores, esses são sinais claros de que precisa de uma revisão nas estratégias de marketing.
Mas, quando uma empresa se encontra estagnada, sem novos clientes, já não chamando tanta atenção no mercado e com risco de perder posição, é também importante realizar essa revisão.
Considerações finais
Realizar uma revisão periódica do marketing de uma empresa é tão importante quanto uma recuperação de fachadas de prédios.
Com todos os ensinamentos aprendidos nesse texto, agora qualquer empreendedor pode pode revisar suas ações de marketing e construir um marketing efetivo, para que os objetivos sejam alcançados facilmente.