Dentro do universo digital, garantir que seu site ou perfil em redes sociais receba mais visitas é essencial, essa movimentação é chamada de tráfego e pode ser obtida por meio de diversas formas diferentes, seja como tráfego pago ou com tráfego orgânico.
Assim como para vender em uma loja física a empresa precisa contar com um bom ponto de localização para que muitas pessoas passem em frente e entrem no seu ambiente, o marketing digital tem essa mesma demanda para sites, lojas virtuais, blogs e redes sociais.
A grande diferença é que ao se tratar de ambientes digitais, as empresas não estão presas em um único cenário ou espaço, por meio da gestão de um site ou de um perfil é possível aumentar o fluxo de visitantes, o tão procurado tráfego.
Para levar um consumidor até o site de uma empresa especializada em porta documento de carro personalizado e fazer com que ele se interesse por um determinado produto e serviço é preciso criar um ambiente digital agradável e convidativo.
O tráfego pode ser obtido de duas formas diferentes, cada uma delas tem as suas vantagens e demandas e devem compor uma estratégia em conjunto.
Enquanto o tráfego orgânico se estrutura para destacar o site nas pesquisas, o pago impulsiona com anúncios.
O tráfego orgânico usa um mecanismo chamado SEO, sigla em inglês para Searching Engine Optimization, esse termo pode ser traduzido como mecanismo de otimização de buscas e está diretamente relacionado ao resultado de pesquisas online.
Imagine que ferramentas como o Google tem acesso a milhares de sites e ao receber uma busca apresenta no topo da sua lista os melhores resultados, isso acontece porque o seu algoritmo de SEO avalia esses sites e posiciona as melhores respostas.
Ao avaliar tanto em conteúdo como em estrutura técnica e funcional do site, esse mecanismo produz parâmetros que podem ser seguidos para as empresas ficarem melhor posicionadas nas buscas.
Junto a esse aprimoramento da estrutura técnica e de conteúdo de um site, a empresa pode acelerar os resultados e potencializar as campanhas através de anúncios pagos.
Essas campanhas recebem verba e podem ser segmentadas para públicos e pesquisas determinadas.
Nesse caso o site passará a estar no topo das pesquisas acima dos resultados e em banners e vídeos em outros sites para atrair atenção aos seus produtos e receber mais visitas em seu domínio próprio.
O que é tráfego pago e tráfego orgânico?
Uma empresa de troféu de tênis que deseja investir em marketing digital a partir do tráfego precisa saber quais são os mecanismos que podem agregar mais visitas para o seu site e como eles operam para gerar esse resultado.
O tráfego orgânico pode ser definido como aquele que chega até um domínio, seja um site institucional, blog ou lojas virtuais, por meio das buscas e de navegação no meio online, esse método não demanda o investimento além daquele feito na estrutura do site.
Para se destacar nesse meio o suficiente para que os resultados de pesquisa referente a sua empresa sejam atraentes tanto em questão de conteúdo quanto em relação a estrutura do site, o uso de palavras chave para buscas e de uma usabilidade satisfatória.
A analogia de uma loja física faz todo o sentido para entender o que um site precisa para aumentar o tráfego orgânico, em uma rua, é a identidade da loja, seu conforto interno e utilidade que fará as pessoas entrarem, o mesmo ocorre com os sites em tráfego orgânico.
Já o tráfego pago é a forma criada para tornar todo esse sistema de buscas economicamente viável e também para que uma empresa de prensa de passar roupas possa criar anúncios em mídia.
Isso significa que a empresa pode pagar determinado valor para fazer com que os seus conteúdos alcancem cada vez mais pessoas.
Esse investimento deve ser feito de forma focada no público alvo para que as ações sejam efetivas e tenham um bom retorno.
Quando escolher o tráfego pago ou o orgânico
Uma empresa de limpeza de colchão a vapor pode escolher entre uma estratégia de tráfego pago ou de tráfego orgânico conforme ela enxerga as suas necessidades e o tempo do seu projeto sendo atendido nesse processo.
O tráfego orgânico é reconhecido por ter um investimento inicial mais baixo, isso por que ele não depende da criação de campanhas pagas com resultados mais duradouros uma vez que os esforços estruturam o site para ele ter um melhor desempenho.
A escolha de qual modelo de tráfego mais coerente para uma determinada campanha vai estar diretamente relacionada com os objetivos desse negócio. Esse ponto é extremamente relevante em especial quanto ao tempo de retorno esperado.
Se uma empresa de persiana horizontal tecido deseja gerar um tráfego recorrente e duradouro para o seu site ou loja virtual, é fundamental investir em tráfego orgânico, isso por que ele só precisará ser atualizado de tempos em tempos para gerar retorno.
Já em casos onde uma determinada marca deseja fazer um lançamento sazonal, ou seja, que depende de uma resposta rápida, uma campanha paga pode ser mais eficiente, seus maiores resultados virão a partir do momento em que ela estiver ativa.
Nessa situação, o tráfego orgânico pode demorar mais que o necessário para chegar aos melhores posicionamentos, apesar de que uma vez estabelecido, não cai ao final de uma campanha como o mediado por pagamento.
Por meio do tráfego orgânico é possível investir diretamente e prever os resultados de cada centavo colocado como verba, assim como segmentar o tráfego para um determinado público alvo que tende a receber melhor as ofertas da sua empresa.
O que diferencia o tráfego pago e o orgânico
Antes de definir qual é a estratégia mais eficiente para uma empresa de retirada entulho lixo que deseja aumentar seu tráfego é preciso entender o que difere essas duas opções, algumas das diferenças são:
- O tráfego orgânico gera autoridade ao negócio;
- O tráfego pago traz resultados rápidos;
- O tráfego orgânico tem um retorno duradouro;
- O tráfego pago pode se direcionado;
- O tráfego pago coloca a empresa acima dos resultados ranqueados;
- O tráfego orgânico posiciona seu site a partir da sua qualidade.
Para diferenciar os dois tipos de tráfego, o orgânico e o pago, é importante ter bem claro o que é o tráfego ou o fluxo de visitantes em um ambiente online.
É preciso compreender que cada usuário chega até a sua página de formas diferentes e dos lugares mais diversos.
O ponto comum analisado em que todos esses visitantes vão chegar é o site de uma empresa especializada no trabalho de montador de armário de aço.
Os outros pontos podem ser reconhecidos como áreas de contato do site, ou de onde saem os visitantes.
Seja nas redes sociais, links ou banners de anúncios, na grande maioria dos casos, pesquisas são alguns dos pontos que atraem visitantes para o seu site, entender como cada um desses fatores trabalha ajuda na compreensão e na otimização do tráfego.
A questão é que os resultados de busca são um espaço cada vez mais disputado, entre milhares de respostas os usuários não tendem a clicar além da quinta resposta oferecida e para chegar nesse patamar, os mecanismos de SEO e tráfego precisam estar em dia.
Uma forma de acelerar esse processo é coordenar o tráfego orgânico bem executado em conjunto com um investimento em tráfego pago para acelerar e catalisar o processo de aumento da visibilidade de um determinado endereço online.
Considerações finais
Dentro do ambiente digital, a presença das empresas por meio de estratégias de marketing focadas no aumento do tráfego em sites é cada vez mais fundamental. O crescimento do número de visitantes pode ser alcançado de forma paga ou orgânica.
Isso significa que uma empresa focada em produção de adesivo gospel automotivo pode obter mais visitas através de investimento na estrutura do site que fará ele ser encontrado com mais facilidade ou através de anúncios pagos para gerar esse destaque.
Na área acadêmica e prática que estuda o marketing digital, seus efeitos e impactos, a discussão sobre quais dos modelos de tráfego pago ou orgânico é motivo de grandes discussões. A grande verdade é que cada mecanismo tem diferentes potencialidades.
Enquanto o tráfego pago apresenta resultados rápidos, mas depende de um investimento contínuo e bem direcionado, o tráfego orgânico é mais estrutural, sua vantagem está em posicionar o site melhor dentro das pesquisas nos motores de busca.
O investimento em tráfego pode ser dado por empresas que investem em um blog para educar seu público, em uma estratégia baseada em páginas de aterrissagem ou até de lojas virtuais que dependem de mais acessos para otimizar os seus resultados em vendas.