O Instagram é uma rede social que está cada vez mais presente dentro da sociedade e também do mercado, tornando-se um ambiente virtual do qual as empresas buscam cada vez mais estudar para incorporar em suas estratégias de marketing.

Por ser uma rede que permite que a criatividade e a interação entre o dono do perfil com os seguidores sejam feitas de diferentes modos, desde uma postagem fixa dentro da página até uma temporária pelo stories, o Instagram logo se tornou um recurso para obter lucro.

Exemplificando, se um empreendimento que faz banner lanchonete usar o Instagram como uma forma de demonstrar o trabalho, as chances de se atrair os clientes e interagir com eles por meio de curtidas ou comentários acaba crescendo.

Sendo uma forma de promoção, o Instagram ganhou ainda mais força quando o mercado observou que a plataforma oferece uma oportunidade de aprimorar os negócios tanto de pequeno porte que estavam começando quanto os grandes que já estavam estáveis.

Por isso, é fundamental que, antes de ter o objetivo de ganhar dinheiro com o Instagram, uma empresa de agente de portaria compreenda o que irá ser englobado dentro da estratégia para gerar o engajamento e os lucros necessários.

Assim, fazem com que não apenas o lucro possa vir mas também, a presença digital junto a uma boa credibilidade dentro do segmento mercadológico do qual atua.

Como ganhar dinheiro pelo Instagram?

As redes sociais cada vez mais são consideradas como portais para que uma visibilidade dentro do mercado seja criada em comunhão com os lucros que a empresa pode vir a receber, contudo, o Instagram opera de maneira diferente de outras mídias.

Isso porque algumas plataformas oferecem uma monetização de forma mais direta, principalmente as mídias sociais focadas em vídeos, que podem pagar o usuário a partir de uma meta que foi atingida com os conteúdos de CNH para carro e moto.

Para que uma página possa começar a ganhar uma monetização por meio do Instagram, alguns pontos que podem colaborar para esse objetivo são:

O Instagram é uma das redes sociais que sempre frisa a importância de ter seguidores, e os benefícios que estes usuários oferecem para uma página tanto de um empreendimento quanto de um profissional solo.

O número de seguidores também contribui para que o engajamento da marca dentro da rede seja ainda maior, e com isso, funcione como um outdoor do qual acaba atraindo parcerias e, até mesmo, o prestígio de outros empreendimentos de nichos diferentes.

Se tornar um influenciador digital também é uma fórmula de ganhar dinheiro pelo Instagram que, com o aumento de usuários seguindo esta linha, acabaram gerando e popularizando a profissão de digital influencer.

Embora seja exercido na maioria dos casos por usuários solos, empreendimentos também acabaram aderindo à prática para demonstrar que há uma compreensão naquilo que está sendo postado dentro da plataforma.

Assim, acaba chamando a atenção para que parcerias sejam realizadas e, com isso, postagens patrocinadas das quais trazem lucro para ambos os lados passem a ser ainda mais exercidas.

Para que o Instagram ganhe uma aparência ainda mais profissional, é possível que a biografia disponível nas páginas seja personalizada para agregar um valor ainda maior e desta forma, atrair parceiros e um número maior de seguidores.

Quando a empresa ou o profissional que usa a rede já estabilizou alguma credibilidade dentro da mídia, uma forma de fazer com que também tenha lucro é a criação de clubes de assinatura ou, então, oferecer consultorias.

Estes clubes de assinaturas, com o pagamento de uma taxa, proporcionam aos seus assinantes algo exclusivo dos quais outros usuários não terão acesso.

Por exemplo, uma fabricante de estruturas metálicas que oferece um clube de assinatura, pode oferecer aos seus fidelizados novas amostras de equipamentos e brindes que acabam agregando um valor ao produto oferecido.

Já no caso de consultorias, é possível que o profissional ao se tornar um bom especialista reconhecido no assunto, possa oferecer cursos e até mesmo encontros em uma sala reunião pequena com os seus alunos para reforçar ainda mais seus entendimentos.

Contudo, para que tudo isso ocorra de uma forma que seja sempre benéfica e que ofereça novas oportunidades, é fundamental que a conta no Instagram seja gerenciada sempre de um modo voltado ao profissionalismo.

E, para isso, a própria plataforma desenvolveu, com o passar dos anos, a modalidade de business, que permite um acompanhamento sobre como estão indo os conteúdos e as relações com os consumidores.

Para que, deste modo, a empresa ou o profissional possa estruturar melhor suas futuras estratégias envolvendo conteúdos e, assim, aumentar as chances de fazer com que os lucros subam.

Criação de conteúdos para o Instagram

Sendo uma plataforma cujo o foco é para conteúdos que estejam no formato de audiovisual, a criação de conteúdos dentro do Instagram pode ser variada, e estando ligado com os ideais da empresa de modo que personalize sua presença dentro do mercado.

Ainda no formato tradicional do qual foi inventado, uma das formas de conteúdos pelo Instagram é por meio de fotos, sendo estas podendo ser postadas de forma única ou em um conjunto com até dez unidades.

Assim, uma empresa que deseja falar sobre concertinas possui essa opção caso o conteúdo não esteja completo em apenas uma foto, também podendo ser chamado de carrossel.

Outro formato de conteúdo bastante popular dentro da plataforma são os vídeos que, conforme a busca dos usuários por este formato foi crescendo ao longo dos anos, tornou-se possível que vários modelos fossem sendo utilizados.

Os formatos tradicionais que podem ser postados nos feeds são um dos mais utilizados, assim como os reels, sendo este em um formato apenas vertical com a duração de até 60 segundos.

Os stories também ganharam popularidade não apenas dentro do mercado, mas por usuários comuns que desejam fazer publicações com uma curta duração, já que após 24 horas, a postagem tem o seu tempo expirado.

E, caso o usuário deseje deixar por mais tempo, a opção de destaques na página contribui para este planejamento, fazendo com que outros posteriormente possam descobrir o que foi postado mas que perderam o tempo de visualização.

A criação de conteúdos no formato de live, por outro lado, deve haver um planejamento ainda mais rigoroso, já que não há formas de edição por tudo o que o usuário estiver assistindo estar passando na modalidade de ao vivo.

Contudo, este formato também é possível aproximar os usuários que a empresa considera dentro do perfil de público-alvo e conquistar novos parceiros, fazendo com que a visibilidade aumente dentro do segmento.

Os conteúdos que forem sendo criados variam de acordo com os objetivos e metas, bem como os investimentos em torno destes e, por isso, quanto mais uma empresa souber como deseja ganhar visibilidade pelo Instagram, maiores serão as chances de atingir as metas.

Como analisar o engajamento?

Engajar nas redes sociais é importante, independentemente se a empresa atua no ramo de gesso rebaixado quarto ou no alimentício e, dentro do Instagram, o engajamento reflete até mesmo na entrega dos conteúdos aos seguidores.

Por isso, analisar como estão funcionando as postagens e como estão sendo recebidas é importante para que a monetização possa ocorrer tendo o auxílio da plataforma.

O engajamento de uma postagem deve ser acompanhado também pela concorrência que ocorre dentro do nicho, especialmente com a criação de tendências das quais, acabam oportunizando uma chance de agregar valor à empresa.

Dentro dos padrões do Instagram, as postagens que possuem até 5% de engajamento são consideradas boas, contudo sendo uma média para que a empresa crie formas para que haja uma elevação dentro deste número que faça o engajamento crescer.

Considerações finais

Ganhando visibilidade a cada dia desde que foi criado em 2010, e oferecendo diferentes oportunidades para empresas e profissionais do mercado, o Instagram é uma plataforma que com os recursos certos, oferece boas oportunidades de monetização.

Especialmente, envolvendo os seus conteúdos em formas de vídeos ou de fotos, fazendo com que haja um engajamento com os seguidores e que, posteriormente, atraia a atenção de parceiros e ganhe uma credibilidade dentro do segmento de atuação.

Podendo ter resultados ainda mais aprimorados com a modalidade de business que a plataforma oferece para um melhor gerenciamento, ao contrário de outras plataformas com monetizações diretas, o Instagram oferece novos meios para atingir essa meta.

Por isso, compreender e estudar a ferramenta contribui para que a monetização seja um dos pontos que a plataforma oferece, equilibrando com a visibilidade da presença digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *