LED

Por que investir em uma iluminação com LED?

Iluminação com LED se tornou uma tendência por várias razões, mas o motivo pelo qual tantas pessoas passaram a adquirir esse tipo de lâmpada é o fato de ser econômica e sustentável.

As lâmpadas amarelas podem continuar sendo usadas, mas de um jeito diferente, por exemplo, para iluminar o quarto ou pode ser usada em abajures. 

Para os outros ambientes, o ideal é optar pela lâmpada de LED, inclusive em projetos externos.

Quem está reformando ou construindo, sempre procura obter mais informações sobre esse tipo de iluminação, e se pergunta se realmente vale a pena fazer o investimento.

De imediato, a resposta é sim, mesmo porque, além das lâmpadas, a iluminação de LED pode contar com outros recursos, como no caso das fitas.

Esse recurso tem como objetivo criar um ponto de iluminação, que ajuda a dar destaque a um móvel ou qualquer objeto, além de ampliar o espaço e torná-lo mais colorido.

Para entender um pouco mais sobre o assunto e tirar de vez todas as suas dúvidas, vamos falar sobre alguns pontos importantes sobre a iluminação de LED. Você vai conhecer um pouco mais sobre as suas vantagens e quais são as formas de usá-la.

Vantagens da iluminação de LED

A iluminação de LED traz muitas vantagens para os usuários, aliás, seus benefícios são constantemente destacados e discutidos entre clientes e fornecedores.

LED é uma sigla para Light Emitting Diode, que em português pode ser traduzido como “Diodo Emissor de Luz”, e nada mais é do que um condutor de energia com proficiência para emitir luz que pode ser vista a olho nu.

Hoje, é possível criar cortinas de duas cores iluminadas por essas lâmpadas, mas antigamente, eram usadas apenas como sinalizadores de aparelhos eletrônicos, de modo a indicar se estavam ou não ligados. E dentre suas vantagens estão:

Sustentabilidade

Esse tipo de lâmpada não possui filamento metálico, Mercúrio ou qualquer outra substância tóxica em sua composição, por isso, não emite poluentes no meio ambiente e pode ser reaproveitada.

Justamente por economizar energia, OLED é considerado uma alternativa sustentável. É uma lâmpada que não desperdiça calor, diminui o consumo de energia e reduz os impactos ambientais.

Também não é uma lâmpada que emite calor, por isso é perfeita para auxiliar o funcionamento do ar-condicionado, que acaba por usar menos carga elétrica para funcionar.

Design moderno

Além de garantirem uma boa iluminação, as lâmpadas de LED também colaboram com a decoração do ambiente. Com elas, é possível controlar o fluxo luminoso, variar as tonalidades, escolher o melhor tom para cada ambiente e usar versões coloridas.

Por ser compatível com praticamente todos os sistemas de instalação, sua presença acaba por colaborar com os resultados de uma avaliação de ajuste patrimonial nos projetos residenciais.

Apresentam diferentes modelos e funcionalidades, podendo ter versões compactas, fachos de luz mais eficientes e com isso atribuir funções específicas para cada modelo.

Mais segurança

Diferentemente do que acontece com as lâmpadas fluorescentes, a lâmpada de LED não emite radiação ultravioleta e não cansa a vista, como acontece com os outros tipos.

Isso se dá porque ela não possui mercúrio ou outras substâncias tóxicas em sua composição, por isso, também é menos prejudicial à saúde. Possui baixa irradiação térmica, por isso não esquenta o ambiente.

Além disso, para funcionar, não é necessária uma grande voltagem, o que acaba reduzindo os riscos de choque na hora de trocar, além de poder ser instalada em ambientes úmidos, como jardins e piscinas.

Excelente vida útil

Por possuir uma grande capacidade luminosa, essas lâmpadas conseguem durar 25 vezes mais do que as incandescentes, e 3 vezes mais do que as fluorescentes.

Para se ter uma ideia, uma lâmpada de LED usada 8 horas por dia nos escritórios de uma empresa de blindagem de veículos pode durar 17 anos, mesmo assim, se o brilho sofre pouca alteração ao longo do tempo.

Esse tipo de lâmpada também é mais resistente às vibrações, por isso, não sofre falhas em sua transmissão, além de não ser necessário usar reatores para que seja ligada e acenda instantaneamente.

Baixo custo

Quando se trata de iluminação, o baixo custo é um dos assuntos que mais se destacam nas lâmpadas de LED.

A economia de energia gerada por elas chega a 80%, visto que o diodo possui capacidade luminosa que faz com que a produção de luz seja maior, mesmo usando pouca energia.

Em outras palavras, parte da corrente elétrica passada pelo produto se reverte em iluminação e não em calor, como acontece nos outros tipos.

Como a empresa de proteção pintura automotiva pode usar as lâmpadas de LED de várias maneiras em seu estabelecimento, e quem está decorando o lar pode fazer a mesma coisa.

Dicas para usar a iluminação de LED

Até que deu para compreender que as lâmpadas de LED são excelentes opções, pois oferecem o melhor custo-benefício e a maior durabilidade. 

E outra vantagem trazida por elas é que existem várias maneiras de aplicá-las. Veja algumas dicas:

Escadas

A iluminação de LED pode ser usada nos degraus da escada, o que, além de muito bonito, garante a segurança e o bem-estar de todos.

Você pode usar fitas de LED embaixo de cada degrau, de modo que eles fiquem iluminados criando uma decoração bonita e moderna, sem precisar gastar muito.

Cabeceira da cama

Fitas de LED ou mangueiras também são ótimas opções para fazer o contorno da cabeceira da cama, o que traz um ar contemporâneo e moderno ao espaço.

Também é uma forma de iluminar o local de maneira discreta, sem precisar acender a luz de todo o quarto ou até mesmo os abajures.

Armários

Além de iluminar bem uma barraca para festa, a iluminação de LED também pode ser usada em armários superiores, algo que muitas pessoas costumam fazer.

Trata-se de uma opção de iluminação muito funcional porque torna o ambiente mais confortável ao mesmo tempo em que auxilia na iluminação de bancadas, pias e outras superfícies.

Forro de gesso

Outra tendência que chegou para ficar é a iluminação com LED no forro de gesso, uma opção que traz destaque, além de deixar o ambiente mais intimista e aconchegante.

Para implementar ainda mais a opção, é possível usar spots que deixam o local ainda mais moderno e o morador pode escolher a cor que preferir.

Cabideiros

A iluminação também pode ser empregada em guarda-roupas e cabineiros, pois a pessoa não precisa acender a luz do quarto ao se arrumar.

O produto também pode ser instalado em um escritório planejado em L, e para valorizar ainda mais o projeto, recomenda-se a instalação de sensores que acendem as luzes, toda vez que o usuário abrir as portas.

Espelhos

Outra tendência que está cada vez mais presente nos projetos é a iluminação atrás de espelhos, e isso se deve à sua praticidade, utilidade e aspectos finais.

Esse tipo de iluminação pode ser feito por meio de fitas de LED, sendo uma excelente opção para quem deseja enriquecer a iluminação frontal e deixar o ambiente ainda mais iluminado e elegante.

Personalização dos espaços

É possível usar LED para personalizar os cômodos e deixá-los com a sua cara. Um exemplo disso é usar mangueiras de LED para escrever uma palavra, o nome ou até mesmo fazer um desenho.

A opção pode ser instalada em quartos mas também em um escritório mobiliado para alugar. Ela ajuda a criar ambientes incríveis, além de ser muito econômica. Essa opção também pode ser usada em casas noturnas, bares e pubs.

Nichos e prateleiras

Nichos e prateleiras são elementos muito úteis dentro de uma casa, e podem estar presentes dos banheiros até as salas, por conta de sua versatilidade e de todas as facilidades que traz.

Quem decora esses espaços com objetos ou até mesmo livros e quer chamar a atenção para eles, pode usar fitas ou spots de LED para realçá-los. Mesmo que sua parede seja bem simples, ela terá um charme único.

Jardim

Você pode contratar os serviços de um engenheiro paisagista para criar um projeto de iluminação de LED em áreas externas, como os jardins.

Esses espaços podem e devem ser aproveitados em qualquer hora do dia ou da noite, e uma boa iluminação, além de deixá-los muito mais bonitos, vai permitir seu uso em qualquer horário.

Considerações finais

Em resumo, as lâmpadas de LED são versáteis e podem ser usadas de várias maneiras, como vimos ao longo deste artigo.

Com elas, você pode criar projetos de iluminação únicos e ainda colaborar com o meio ambiente, usando um material sustentável e que vai durar por muito mais tempo, trazendo economia para o seu bolso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *