Site responsivo: o que é e como otimizar?

Um site responsivo é aquele que se adapta a diversos tipos de tela. Por exemplo, ao desktop e celulares. Mas, isso não quer dizer apenas reduzir ou aumentar imagens. É preciso que toda a página seja pensada para o local em que será acessada.

 

Para conseguir fazer um site que seja agradável para todos os tipos de usuários, vai precisar de profissionais que entendam do assunto. Então, um web designer é fundamental neste processo.

O que é um site responsivo?

Um site responsivo é aquele que pode ser acessado em qualquer tela e se adapta bem. Então, é focado em oferecer ao usuário a melhor experiência, seja qual for o dispositivo. Aliás, a URL é sempre a mesma, só as configurações que mudam.

 

Você não vai precisar criar dois sites distintos, mas um que verifique qual o dispositivo do usuário e se adapte. Isso surgiu em 2010, quando Ethan Marcotte escreveu um artigo sobre o assunto, provocando designs.

 

Com o avanço dos dispositivos móveis, a responsividade tornou-se mais do que um benefício, mas sim uma necessidade. Afinal, como a maioria dos usuários acessa pelos celulares, não oferecer uma boa experiência pode fazer com que eles saiam da página.

Importância de ter um site responsivo

Há muitas pesquisas que mostram os hábitos dos usuários na internet. Assim, elas são fundamentais para quem está planejando criar um site, por exemplo. Então, entre esses dados um se destaca: 59% da população brasileira acessa a internet pelo celular.

 

Isso aponta que ter um site responsivo é indispensável para que melhore a experiência dos seus usuários. Afinal, se a maioria usa os celulares, você deve estar preparado para isso.

 

Também é importante para que garanta que todas as páginas funcionam. Isso porque, é comum em sites que não são responsivos, o usuário não conseguir acessar algum conteúdo, ter quebra de imagem ou não aparecer alguma sessão.

 

Quem deseja que o usuário tenha acesso completo para o site deve apostar na responsividade de sua página.

As vantagens para a empresa

Ter um site responsivo traz benefícios a sua empresa. Além disso, também é um ponto essencial para garantir o bom funcionamento de sua página. Então, confira quais as vantagens em optar por isso:

 

  • Melhora a experiência e satisfação dos usuários;
  • Reduz a taxa de rejeição;
  • Aumenta o tempo de permanência do usuário em uma página;
  • Potencializa o SEO;
  • Aumenta as conversões;
  • Facilita a sua divulgação;
  • Permite um gerenciamento mais completo do site.

 

De modo geral, as métricas de seu site vão melhorar. Isso porque, todos os usuários terão acesso fácil e completo à sua página. Assim, vão poder interagir e navegar por ela sem problemas.

O que é necessário em um site responsivo

Para que um site seja responsivo há algumas características que ele deve atender. Portanto, veja quais são elas e como impactam na experiência do usuário:

 

  • Layout fluido: ou seja, quando ele se adapta a qualquer tipo de tela;
  • Imagens flexíveis: as que se ajustam conforme o dispositivo de acesso;
  • Media queries: que é o redimensionamento de todo o conteúdo do site de acordo com o dispositivo do usuário.

 

É importante que na construção de um site responsivo você tenha o auxílio de profissionais qualificados. Por exemplo, de um design web. Assim, ele pode otimizar as imagens e prepará-las para que se adaptem à sua página.

Como criar um site responsivo

Não há um passo a passo do que deve ser feito para adicionar a responsividade em seu site. Mas, há alguns pontos de atenção para que você consiga um resultado de qualidade.

 

O primeiro é apostar na simplicidade. Afinal, quando a página é mais simples, adaptá-la também será. Então, tenha em seu site aquilo que é funcional e útil. Evite muitas animações ou imagens que podem apenas complicar todo o processo.

 

Sempre priorize o mobile em seu projeto. Ou seja, ao invés de iniciar o projeto pelo desktop, comece pelas telas menores. Assim, você sabe o que pode ou não ser feito e terá mais facilidade em terminar a construção.

 

Ao criar um site responsivo sempre pense na experiência e contexto do usuário. Logo, determine o que é importante e deixe tudo de uma forma clara e de fácil acesso. Com isso, a aceitação de sua página será maior.

Faça muitos testes

Em todo o processo é importante que você sempre teste. Assim, conseguirá ver os possíveis erros e ajustes necessários. Não esqueça também de experimentar com um usuário real.

 

Com isso, você consegue ver quais as ações deles, perceber as dificuldades e entender o que agradou. Isso é essencial em todo o tipo de projeto, para que tenha ótimos resultados.

Aposte em profissionais qualificados para seu site responsivo

Para criar seu site responsivo é essencial que siga todas as dicas do artigo e que tenha o apoio de profissionais. Afinal, eles têm o conhecimento e ferramentas necessárias para atender seu projeto.

 

Dessa forma, você terá um site rápido, otimizado e com uma interface agradável e completa para os usuários.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *