As diferenças entre tráfego pago e orgânico são diversas. Muitas empresas tendem a usar o tráfego pago porque é fácil de usar e não dá muito trabalho para obter bons resultados. A única ação que você está tomando é investir seu dinheiro para atrair mais usuários ao seu site.
O tráfego orgânico, por outro lado, é totalmente gratuito. O único investimento que você está investindo é o seu tempo. Para ter um bom tráfego orgânico é necessário implementar estratégias corretas de SEO, o que pode envolver algum investimento em termos de link building e guest posts.
Atualmente, devido a boa gestão da inovação por parte das ferramentas, ambos os métodos de direcionar o tráfego para seu site têm vantagens e desvantagens. Neste artigo, você descobrirá a diferença entre tráfego pago e orgânico e como esses dois canais podem ser usados em simbiose. Portanto, caso queira saber mais sobre o assunto, acompanhe-nos até o final da matéria para maiores detalhes. Vamos lá, leia com a gente!
O que é tráfego orgânico?
O tráfego orgânico afeta todos os visitantes que chegam ao seu site por meio de mecanismos de pesquisa, sem que você invista dinheiro. Ao clicar nos resultados orgânicos que aparecem nas páginas de resultados do mecanismo de pesquisa (SERPs), os usuários são direcionados ao seu site por meio de suas escolhas.
Por que alguém clicaria em um resultado e não em outro?

Existem várias razões para esta escolha:
- Parece ou é a informação mais útil disponível na SERP;
- Parece ou vem de uma fonte confiável e competente;
- Reflete com precisão a intenção de pesquisa do usuário;
- O tráfego orgânico afeta todas as pessoas que pesquisam informações online sem clicar em publicidade.
Na verdade, os espaços publicitários são adquiridos por empresas garantindo as primeiras posições dos resultados da pesquisa. Uma falha de tráfego orgânico? Para aumentar o número de usuários que visitam voluntariamente seu site, leva algum tempo.
Realisticamente, leva de três a seis meses para começar a obter alguns resultados e conquistar uma posição de destaque dentro do SERP. Continue lendo conosco para saber mais das diferenças entre tráfego pago e orgânico.
O que é tráfego pago?
O tráfego pago ocorre quando um usuário clica em um anúncio inserido na SERP para uma palavra-chave específica. Na verdade, é o último que aciona o anúncio.
Este anúncio é criado e pago por uma empresa, com a ajuda de um circuito publicitário, com a intenção de aparecer em primeiro lugar nos motores de busca. O objetivo das campanhas de tráfego orgânico e pago é o mesmo: ter um volume de cliques maior que seus concorrentes.
A publicidade paga pode ser feita por meio de uma plataforma de leilões como o Google Ads. O Google define um preço para uma palavra-chave e as empresas que desejam competir por essa palavra-chave devem corresponder ao custo. O Google trabalha nesse sentido:
- Avalie seu lance máximo;
- Avalie a relevância do anúncio proposto em relação à palavra-chave de referência;
- Atribua um índice de qualidade, uma medida da taxa de cliques, qualidade da página de destino e relevância do anúncio.
Então, como o Google decide onde classificar seu anúncio?
Quando há muitos lances para a mesma chave de pesquisa, o Google atribui uma classificação ao seu anúncio que determina seu posicionamento na SERP. A fórmula a ser considerada é a seguinte: Lance máximo X Índice de qualidade = Posição do anúncio = Posição da pesquisa.
Também é importante observar que, em geral, quanto maior o Índice de qualidade, menor o custo por clique (CPC). Assim, você pode economizar dinheiro tornando seus anúncios de pesquisa o mais criativos, direcionados e relevantes possível.
Uma falha do tráfego pago? Muitas vezes, para algumas palavras-chave, a concorrência é alta e as empresas nem sempre têm orçamentos suficientes para competir.
Quais os benefícios de usar o tráfego orgânico e pago juntos?
Normalmente, os dois tipos de tráfego são usados em sinergia. Por exemplo, se houver uma chance de sua empresa estar competindo por uma palavra-chave sazonal de alto valor, seria tolice não usar o circuito de publicidade do Google Ads.
Por outro lado, se você deseja aumentar o tráfego geral em todo o site, criando conteúdo compartilhável por meio de mídia social e distribuindo artigos valiosos por e-mail marketing, isso pode melhorar muito seu tráfego orgânico. Uma abordagem sinérgica de ambas as estratégias permite que você aproveite um tipo ágil de marketing. De acordo com um estudo, usar tráfego orgânico e pago permite adquirir clientes a um custo 63% menor.
Se você deseja aumentar o tráfego do seu site, terá que se fazer a grande pergunta: em qual linha do tempo você está olhando? Veja abaixo:
- Se você precisar aumentar seu tráfego rapidamente, o tráfego pago será o caminho a percorrer;
- Se você tiver tempo para construir essa base sólida que o SEO oferece, preferirá o tráfego orgânico.
Só depende de quão rápido você precisa de resultados e quanto você tem que gastar para obtê-los. Este foi o nosso guia sobre as diferenças entre tráfego pago e orgânico. Até a próxima!