18

Falar em público quando não é um dom, necessita de treinamento e habilidade, é preciso ter conhecimento de algumas técnicas que quando não há o dom, pode-se suprir com base nessa prática de exercícios com algumas dicas que, podem ser valiosas para adquirir essa capacidade. Ainda mais ao proporcionar em um evento com um delicioso e perfeito Buffet Corporativo, agregando a qualidade à palestra ou à reunião.

Diversas pessoas tem dificuldade em conseguir conversar em público, e se parar para pensar, falar em público não é uma tarefa fácil, além de transmitir a fala, você precisa passar a mensagem de forma correta. Alguns sintomas de nervosismo são apresentados no momento de falar em público, alguns deles são: dor de cabeça, calafrios, falta de ar e por aí vai… Você é uma das milhares pessoas que possuem a timidez lá no topo? Não se preocupe! Com essas dicas você poderá tranquilamente dominar a fala em seu evento junto de um Buffet Corporativo para os seus colaboradores e convidados.

Abaixo, listamos 7 dicas importantes e que irão te ajudar a passar por esse momento! Isso mesmo, existe solução para o medo de falar em público e após essa matéria, você estará falando em diversos espaços e momentos.

  1. Conhecimento: A primeira dica é de extrema importância, conhecer o assunto de que você irá falar é essencial para o desenvolvimento ao decorrer do processo de apresentação. Uma dica importante, é começar o assunto pelo tópico mais fácil, que irá servir como um aquecimento para a apresentação, a partir desse momento, você irá ganhar a confiança do público e conseguirá falar melhor sobre o assunto escolhido.
  2. Voz: Por incrível que pareça, balancear o seu tom de voz, faz com que a apresentação flua perfeitamente. Isso porque, ao diminuir ou aumentar o tom de voz ao decorrer do processo, fará com que as pessoas prestem atenção no conteúdo apresentado.
  3. Movimentação: Exatamente! A movimentação é um fator importante no momento da apresentação, o recomendado é se mover ao decorrer do processo para que o público se sinta interessado, anulando a sonolência ou até mesmo o desinteresse.
  4. Perguntas: Fazer perguntas durante a apresentação é importante, não apenas para trazer um “ar” para o processo. Com perguntas, você consegue a interação do seu público.
  5. Recursos: Usar recursos tecnológicos pode ser um bom aliado, desde que, o mesmo seja usado de forma simples e sem abusos. Opte por vídeos curtos e até mesmo gifs durante a apresentação
  6. Linguagem corporal: A linguagem corporal é algo importante, evite ficar com a mão no bolso durante a apresentação, por exemplo. Isso demonstra insegurança para o público ou até mesmo indiferença. Gesticule sempre com precisão nos movimentos, se exagero, apenas de forma simplória e delicada. 
  7. Encerramento: De fato o encerramento não precisa ser como em um show, mas a apresentação deve conter início, meio e fim. E como todo final, o mesmo deve ser impactante, arrancando assim, a aprovação do público. Finalizando a apresentação de forma correta e coesa.

Sabemos que falar em público não é uma tarefa fácil, com a prática vem a perfeição, correto? Por esse motivo, pratique bastante e persista nisso. Quando menos perceber, estará falando naturalmente e sem qualquer timidez, agregando ainda mais ao seu evento corporativo junto de um Buffet para eventos de qualidade, não terá como ser de forma melhor!

Responder

Deixe uma resposta