12

A Programação orientada a objetos vem se tornando cada vez mais popular no mundo do desenvolvimento, e por conta disso faz muitos profissionais iniciantes ou até mesmo mais experientes se interessarem em se aprofundar no assunto e se perguntarem o que é programação orientada a objetos. Se você está pensando em entrar nesse mundo, segue aqui uma lista de linguagens que podem ser utilizadas para que você comece a se familiarizar com esse paradigma de programação.

 

 

  1. Java
    • Tendo sido criada em 1995 pela Sun Microsystems, o Java continua sendo uma das linguagens mais populares do mundo e é uma ótima pedida para quem quer entrar no mundo da orientação a objetos, pois é uma das linguagens que mais “força” os conceitos deste paradigma de programação a serem utilizados na prática, além de ser extremamente completa e fornecer tudo que um desenvolvedor precisa para criar soluções profissionais.
  2. C#
    • A linguagem desenvolvida pela Microsoft também é extremamente recomendada para quem deseja se aprofundar em orientação a objetos. É bem parecida com a linguagem Java em diversos aspectos, e por conta disso também é muito completa e não deixa nenhum recurso a desejar. Além disso, é uma evolução do C++, que foi uma das primeiras linguagens a se popularizarem ao introduzir os conceitos da orientação a objetos.
  3. Python
    • Sendo uma das linguagens que mais crescem no mundo, o código escrito em Python não precisa ser orientado a objetos, porém a linguagem tem suporte para isso. É simples de ser aprendida, por isso chama atenção de muitos iniciantes, mas nem por isso deixa de ser uma linguagem poderosa. Suas aplicações no campo de ciência de dados mostram que as suas possibilidades de utilização são infinitas.
  4. Golang
    • A linguagem de programação criada pelo Google vem se popularizando cada vez mais e, por incrível que pareça, não trabalha com os conceitos de Classe e Objeto. Apesar disso, a linguagem entra nesta lista pois possui estruturas análogas que permitem utilizar estes conceitos de maneiras um pouco diferentes. A linguagem divide opiniões entre programadores, porém é fato que ela veio para ficar e está sendo utilizada cada vez mais.
  5. Ruby
    • Ruby é uma linguagem muito interessante que também vem se popularizando com o tempo e tem a particularidade de que tudo representado dentro dela é um objeto. É uma excelente linguagem para quem quer se aprofundar no assunto e, apesar de relativamente nova, já conta com bastante suporte e uma comunidade ativa.

 

Existem diversas outras linguagens que podem ser utilizadas por quem quer dar um pontapé inicial no mundo da orientação a objetos, e a escolha de qual linguagem utilizar depende muito do profissional e do projeto em que ela vai ser aplicada. Portanto, é interessante analisar as suas características e a sua necessidade em particular para tomar a decisão de qual a melhor linguagem para ser utilizada

 

Responder

Deixe uma resposta