16

Como proprietário de uma empresa, um dos custos indiretos mais altos que você enfrenta é o custo da eletricidade. Estar dependente da rede elétrica comercial também significa que você está sujeito a flutuações da taxa elétrica. Aumentos repentinos de preços acrescentam incerteza ao seu negócio, especialmente ao gerenciamento do fluxo de caixa. Talvez seja hora de diminuir essa carga e ver como sua empresa pode se beneficiar da instalação de painéis solares.

Os painéis de energia solar estão rapidamente se tornando as principais fontes alternativas de energia no mundo. Você provavelmente já ouviu falar que empresas, como Walmart, estão convertendo muitos de seus edifícios em energia solar. À primeira vista, você pode achar que não é acessível para pequenas ou médias empresas, mas pense novamente. Os painéis solares caíram de preço e agora oferecem excelentes benefícios para organizações como a sua.

Agora você provavelmente está pensando: “Como minha empresa pode se beneficiar de painéis solares comerciais ?” e “Os painéis solares valem o investimento?” Bem, você não está sozinho com essas perguntas. A maneira de respondê-las é observando os benefícios para as empresas que usam energia solar.

Por que sua empresa deve finalmente ficar solar

Existem várias vantagens na instalação de painéis solares em uma empresa. Além de usar uma fonte de energia renovável como o sol, você obterá um excelente retorno financeiro do seu investimento em um período relativamente curto. Você também pode usar painéis solares para créditos fiscais de empresas.

Nos últimos anos, o setor de energia solar amadureceu acentuadamente. A tecnologia solar é agora uma opção de energia alternativa acessível. É também um sistema elétrico completamente confiável. Isso inclui ser uma fonte elétrica primária econômica, bem como um fornecedor de energia de backup econômico.

Os painéis solares valem a pena para as empresas apenas pela economia financeira. Empresas que optaram por usar painel solar relatam que as contas mensais de energia médios eram de R$ 7.800 antes da conversão para energia solar. Após a conversão de energia solar, esses custos comerciais  caíram para aproximadamente R$ 2.000 . Essa é uma redução de 75% e um bom motivo para instalar painéis solares em sua empresa.

O uso de vantagens de sistemas comerciais de energia, como painéis solares, está acompanhando os tempos. Muitos donos de empresas percebem quais excelentes benefícios obtém com a energia solar, especialmente com os muitos incentivos financeiros estaduais e federais disponíveis para conversões solares.

Apesar de um salto de fé na energia solar com base em provas claras dos benefícios da energia solar para as empresas, o setor de energia solar dos responde por 1% da produção elétrica total. No entanto, o Laboratório Nacional de Energia Renovável prevê que, eventualmente,  40% da eletricidade brasileira será proveniente de painéis solares . Claramente, há um futuro brilhante para a instalação de painéis solares nos seus negócios.

Benefícios da energia solar para empresas

Decidir converter seus negócios em energia solar não é algo que você deve fazer rapidamente. Você precisa avaliar minuciosamente sua situação atual de suprimento de energia e avaliar onde você precisa estar no futuro. Isso pode levar cinco, dez ou até vinte anos no futuro. Como qualquer investimento comercial, você avalia os prós e os contras. Você sabe que a energia solar é um investimento a longo prazo que leva tempo para um retorno decente. Por fim, você tomará sua decisão com base nos benefícios da energia solar para seus negócios. Aqui estão algumas das principais vantagens:

  • Reduz os custos gerais de negócios
  • Tem longevidade futura
  • Cria independência energética
  • Oferece excelentes benefícios fiscais
  • É um investimento com retornos financeiros e ambientais contínuos

Esses são cinco excelentes benefícios da conversão de energia solar e cinco razões pelas quais sua empresa deve usar energia solar. Você também estará fazendo a coisa certa financeira e ambientalmente. Vamos dar uma olhada em como sua empresa pode se beneficiar dos painéis solares.

  • Corte custos indiretos com painéis solares 

Como todo empresário, você deseja reduzir os custos indiretos. As despesas gerais dos negócios incluem muitas despesas fora de salários e materiais operacionais. Ao gerenciar um negócio, você deve pagar por suprimentos, seguros, manutenção de propriedades e serviços públicos. Uma das principais despesas gerais que você pode reduzir são os custos de energia elétrica.

Um fornecimento de energia consistente é vital para todas as empresas. Dependendo do seu escritório ou instalação, você usará energia elétrica para mais do que apenas luzes. Você pode ter sistemas de aquecimento e refrigeração elétricos, bem como máquinas ou equipamentos movidos a eletricidade. Todo dispositivo elétrico exige sua parcela de energia. Há muito o que você pode fazer para tornar um dispositivo eletricamente eficiente; portanto, o desafio é reduzir o custo de energia.

Mudar para energia solar é um grande passo. Não há dúvida de que a energia solar reduzirá suas contas de energia elétrica em uma margem significativa. Conforme relatado, a empresa média reduz sua sobrecarga elétrica em três quartos. Isso começa imediatamente após a conversão para energia solar e continua nessa taxa pelo resto da vida do sistema.

Ao converter para energia solar, você deve se perguntar se deseja reduzir sua dependência da rede comercial ou substituí-la o máximo possível. A menos que você seja totalmente solar com o backup do gerador, ainda terá alguma ligação com a rede durante a noite e outro suporte adicional. Não importa o quão longe você leve sua conversão solar, você reduzirá seus custos indiretos e continuará se beneficiando dessa economia substancial.

Você também terá garantias financeiras com energia solar. Quando você é auto-suficiente ou semi-suficiente em energia solar, fica imune a picos de faturamento e inflação. Estar dependente da rede elétrica comercial significa que você está à mercê deles para aumentos sazonais ou de falta de suprimentos. Você também ficaria protegido da inflação inevitável, pois as contas de energia elétrica aumentam ano após ano.

Ter sua produção de energia privada fornecida pelo sol significa que você sempre saberá quais são seus custos indiretos. Você está no controle de corte de despesas gerais elétricas como achar melhor. Você sempre terá a mesma taxa, a menos que opte por aumentar sua carga elétrica. Você também terá a tranqüilidade de saber que está protegido por preços.

  • Longevidade e Sustentabilidade da Energia Solar

Muitas pessoas não percebem isso, mas a energia elétrica comercial é uma mercadoria. É comprado e vendido com base na oferta e demanda. Quando você utiliza a rede elétrica, está sujeito às forças atuais do mercado e às taxas de usuários. Você não está protegido contra custos futuros. Isso porque os futuros são imprevisíveis.

A maioria dos futuristas prevê que o mundo dependerá menos de combustíveis fósseis nas próximas décadas. As estações de geração elétrica a carvão e a gás serão mais reguladas em emissões e sua pegada de carbono. Isso significa mais custos para a geração de combustíveis fósseis e isso deve ser repassado ao consumidor.

A hidroeletricidade é a principal fonte de energia em áreas com abastecimento de água adequado para transformar geradores. Mas a expansão da produção hidrelétrica significa inundações adicionais. Isso não é aceitável em áreas onde a terra é um prêmio. As usinas hidrelétricas têm capacidade limitada de produção e já são maximizadas em muitas estações.

Fontes elétricas alternativas, como usinas nucleares, têm futuro duvidoso. Dada a volatilidade dos acidentes e os problemas dos resíduos nucleares, o futuro da geração de energia nuclear é sombrio. Isso deixa uma fonte de energia renovável praticamente inexplorada – o sol. A energia solar é a solução futura para a baixa produção de energia elétrica.

Ao converter para energia solar, você está investindo no futuro de seus resultados financeiros. Como o mercado de ações em que os investidores apostam em mercados futuros, você pode proteger sua aposta elétrica instalando um sistema de geração solar independente. Com a energia solar, você se beneficia com a redução do custo de consumo elétrico e a proteção do futuro da sua empresa.

  • Independência energética

A independência das fontes comerciais de fornecimento de energia é outro benefício principal que você obterá com a conversão em energia solar. Ao investir em um sistema solar independente, você pode reduzir ou remover sua dependência da empresa de energia local. Além de economizar dinheiro significativo em custos indiretos, você terá a garantia de um fornecimento elétrico confiável, independentemente do que acontecer com a rede comercial.

Em muitas áreas, a falta de energia comercial é um fato da vida. Você pode estar em um setor sensível à energia, como armazenamento a frio, onde não pode tolerar um lapso no fornecimento de energia elétrica. Muitas áreas no mundo têm interrupções regulares de energia devido a tempestades severas. Quando você é autossuficiente em seu sistema de painéis solares, você terá uma fonte elétrica confiável, independentemente do que acontecer ao seu fornecedor de energia comercial.

Os sistemas de painéis solares projetados e instalados corretamente são totalmente confiáveis. Ao contrário de máquinas ou equipamentos de geração, os painéis solares não têm partes móveis. Você simplesmente tem uma série de painéis interconectados que convertem os raios do sol através de um processo fotovoltaico para produzir eletricidade em corrente alternada ao vivo. É a mesma corrente que você recebe de sua empresa de energia comercial, mas você a produz independentemente.

Com energia solar, você tem a opção de armazenar eletricidade através de um sistema de bateria. A energia está sempre disponível quando você precisa de um backup, como período noturno ou luz fraca.

  • Benefícios fiscais solares

Provavelmente, a maior recompensa que você obterá com a conversão para energia solar são os benefícios fiscais. Todos os níveis dos governos locais, estaduais e federais apóiam a mudança em direção à energia solar renovável, limpa e eficiente. Para mostrar seu apoio, eles oferecem alguns incentivos fiscais e programas de assistência financeira.

Aqui estão os principais benefícios fiscais que você receberá quando converter sua empresa em energia solar:

  • Depreciação acelerada:  você também tem direito à depreciação acelerada do seu equipamento de energia solar. Isso ocorre por meio de outro programa do governo federal chamado Sistema de Recuperação de Custo Acelerado Modificado (MACRS). Enquanto as deduções típicas de depreciação de equipamentos normalmente se espalham por toda a vida útil dos produtos, a iniciativa MARCS permite que você abandone seu sistema total de painéis solares no primeiro ano. Isso melhora significativamente seu fluxo de caixa e a capacidade de financiar sua instalação de energia solar.
  • Créditos de energia renovável solar (SRECs):  Esta opção de energia solar permite recuperar os custos de instalação do
  • equipamento usando a produção de energia do seu sistema. As estruturas governamentais calculam um SREC igual a 1.000 kWhs. Eles tornam obrigatório que as empresas de eletricidade participem e honrem cada SREC que você produz a partir de seu equipamento solar.

  Essas vantagens fiscais não são algo para o qual você precisa se qualificar instalando um tipo ou tamanho específico de sistema de painel solar em sua empresa. Eles são incentivos garantidos por programas governamentais destinados a incentivar a mudança para a energia solar, independentemente do tipo de sistema que você instalar.

  • Investimento com retornos financeiros e ambientais contínuos 

Embora o custo possa inicialmente parecer alto, é um investimento que continuará ajudando seus resultados. Dependendo do tamanho do seu sistema, ele pode se pagar em alguns anos, enquanto você se beneficia com contas de eletricidade menores ou nulas. Empresas de todos os tamanhos estão finalmente reconhecendo que um sistema de energia elétrica solar é uma decisão estratégica, que garante um sólido retorno financeiro nos próximos anos. Também ajuda a atrair negócios, pois muitos clientes são atraídos por empresas dedicadas aos esforços de sustentabilidade. Imagine, em três anos, a compensação de CO2 de um sistema de 105KW é igual a 11.004 árvores e 49.522 galões de gás economizado.

Responder

Deixe uma resposta