Ouve-se falar muito sobre metaverso mas, do que se trata esse assunto? O que o futuro reserva para as pessoas e para as empresas com esse novo tipo de plataforma? Qual o seu real significado?
Com o rápido avanço da tecnologia, diversas redes sociais e novas plataformas vem surgindo rapidamente. Atualmente, as plataformas de alta realidade, ou seja, as realidades aumentadas, vêm ganhando fama nos últimos tempos.
O texto vai expor uma série de informações no sentido de esclarecer e deixar o tema mais claro para os leitores que ainda se sentem inseguros se devem adotar ou não essa nova prática em suas empresas.
O que significa metaverso?
Trata-se de uma realidade virtual imersiva e interativa na qual é necessário criar um avatar, um personagem, para que a vida online aconteça de uma forma super realista, porém realizada em uma outra dimensão.
É uma extensão virtual da vida, por isso “metaverso” significa algo além do universo. Na prática é uma nova maneira de conexão e comunicação e está relacionado com hardware e infraestrutura.
Ou seja: ter um computador pessoal e internet fixa ou um celular e internet móvel, um óculos de realidade virtual e conexão 5G, que é muito mais rápida do que a 4G.
Dessa forma, ao desenvolver o metaverso, o trabalho remoto com a venda de churrasqueira de varanda gourmet que as equipes comerciais realizam se torna mais rápido.
A realidade virtual, em uma dimensão paralela, já foi experimentada em jogos como ‘EVE: Valkyrie’ e também no ‘Spider-Man: Homecoming’ e através de reuniões online.
Origem do metaverso
Essa ideia surgiu pela primeira vez no romance ‘Snow Crash’, publicado pelo escritor Neal Stephenson, em 1992, no qual ele descreveu o metaverso como sendo uma realidade virtual onde as pessoas se relacionavam por meio de avatares em 3D.
Os equipamentos para participar desses ambientes evoluíram muito, como os Óculos VR, por exemplo, hoje suficientes para adaptar o movimento da cabeça com os jogos, mas, ainda é necessário controles externos para manter a interação com o metaverso.
No futuro, essas tecnologias vão se tornar a tal ponto tão imersivas e responsivas aos movimentos que não será preciso usar elementos complementares, como no caso dos óculos que são colocados atualmente.
Importância do metamarketing nas empresas
Antes de tudo é necessário entender que o marketing digital no metaverso (metamarketing) é um trabalho realizado inicialmente com nativos digitais. Ou seja: através de pessoas que estão acostumadas a usar tecnologias de alta capacidade.
São indivíduos que já nasceram com a habilidade de manusear as tecnologias que surgem. Portanto, realizar o metamarketing nas empresas é muito importante nos seguintes quesitos apontados abaixo:
- Armazenamento de dados;
- Entregas personalizadas;
- Melhoria no relacionamento com o público;
- Mais transparência nas informações;
- Melhor adequação nas demandas dos consumidores;
- Controle dos dados descentralizados com o blockchain.
Ou seja, o marketing de experiência será definitivamente uma regra valiosa do metamarketing na web 3.0, e as experiências do metaverso ganham força nesse sentido.
As empresas não devem perder a oportunidade de direcionarem suas marcas de cozinha americana planejada, por exemplo, para essa nova aposta do marketing digital no metaverso.
Trata-se de uma forma de adequação às demandas dos clientes, para ganhar e garantir as melhores posições com o metamarketing.
Metaverso e Blockchain – Qual a relação?
Partindo do princípio que o metaverso é um ambiente descentralizado, no caso das empresas realizarem transações financeiras e de ativos digitais, isso será feito de modo seguro e hoje a melhor maneira de realizá-las é usando a tecnologia blockchain.
Para conhecimento, o blockchain é uma tecnologia que une uma série de informações conectadas por meio de criptografia.
Dessa forma, as transações e operações financeiras de uma empresa de entrega de mercadorias são realizadas de forma segura e rápida.
Isso impede fraudes, tornando possível o rastreamento de cada moeda. É como um livro-caixa público, no qual são registradas todas as transações.
O funcionamento do metaverso
Hoje ele funciona de uma maneira, mas no futuro pode vir a funcionar de forma completamente diferente por conta de suas atualizações e desenvolvimentos.
Atualmente ele funciona em jogos como o Fortnite ou The Sandbox nos quais é possível jogar com outras pessoas.
Cada jogo é um jogo, eles não se comunicam, mas em ambos são utilizados avatares e é possível comprar ou vender ativos, que podem ser terrenos ou skins.
Nesse sentido, o metaverso atua como uma cidade: coloca-se o óculos de realidade virtual e a pessoa aparece nesse cidade fictícia.
Nela, é possível comprar adesivo de chão personalizado de forma virtual e também consumir serviços, mas em alguns casos esses adesivos podem ser entregues fisicamente.
Ninguém é dono no metaverso, porque ele é um ambiente virtual, porém, tudo o que é adquirido em uma loja pode ser utilizado nos diversos ambientes dessa cidade.
O ideal para ser utilizado no metaverso é unir várias tecnologias separadamente como assistente de voz, IA (Inteligência Artificial), realidade virtual e aumentada, robótica e também a Web 3.0.
Um exemplo do uso do metaverso poderia ser a observação de como apagar tatuagem. A cirurgia de remoção seria realizada por um especialista do outro lado do mundo, utilizando a robótica.
Antes do procedimento, o especialista poderia explicar como realizá-lo passo a passo por meio da realidade aumentada, passando as informações para o paciente e para a equipe médica, cuja área obterá muitos benefícios com o desenvolvimento do metaverso.
Nesse caso específico, ao utilizar os óculos de realidade virtual, tanto o pré-operatório, a anestesia e a duração do procedimento seriam identificados e até a intervenção de ruídos poderia ser eliminada.
O médico do outro lado do mundo, por meio de sensores colocados no paciente, receberia os dados, conseguindo dessa forma auxiliar a equipe como se fosse um par de olhos atentos em tudo.
O metaverso também funciona no celular, por exemplo, quando o usuário quer baixar um aplicativo para comprar carne nobre e dentre as opções pode colocar uma à uma em seu aparelho.
Como usar o metamarketing?
O Marketing no metaverso é um local que pode ser explorado pelas empresas e também no conforto de sua casa.
É um espaço maior que o da realidade e abaixo seguem algumas dicas de como ele pode ser utilizado:
- Convidando amigos distantes para conversar em tempo real;
- Comprando produtos ou serviços virtualmente;
- Movimentando as transações financeiras da empresa;
- Realizando compras de forma remota;
- Recebendo produtos em casa por meio de uma loja física.
A família está distante? Então, os familiares podem ser convidados por meio de um avatar super realista para todos jantarem juntos ou assistirem a filmes, por exemplo.
Através do metaverso as experiências podem ser vividas como se realmente estivessem ocorrendo naquele momento e no mesmo lugar.
É preciso comprar uma cobertura com lona para o carro? Isso pode ser feito remotamente e o produto é entregue em casa através de uma loja física.
Na realidade, o que existe hoje, com relação ao metaverso, são modelos mais simples daquilo que ele poderá representar no futuro.
Isso porque os exemplos atuais de metaverso são as experiências já conhecidas de simulação virtual.
Um exemplo, um orçamento de fabrica de camisetas lisas atualmente já pode ser feito de forma virtual. Porém, se a pessoa colocar um óculos de realidade virtual vai expandir o ambiente do local onde foi solicitado o preço, simulando a ida até a loja para comprar.
É uma realidade além da normal, que pode explorar os sentidos de uma forma totalmente diferente se a pessoa estivesse em uma loja física.
Sem contar o fato de que a pessoa poderia sentir a textura do tecido das camisetas, por exemplo, e ativar o seu cérebro por meio de sensores colocados em sua cabeça.
Principais plataformas de metaverso
Para além dos jogos que já exploram os elementos do metaverso, já existem plataformas em funcionamento e que estão bem avançadas nessa técnica, tais como Decentraland (MANA) e The Sandbox (SAND).
Decentraland é um mundo virtual onde é possível jogar, interagir com outras pessoas usuárias da plataforma e negociar mercadorias, podendo inclusive adquirir propriedades e ativos utilizando a criptomoeda MANA.
The Sandbox é uma plataforma onde os usuários podem jogar, construir e comercializar ativos virtuais, utilizando e investindo em criptomoedas SAND.
Esses investimentos são realizados através de “lands” (terrenos) e diversas empresas já compraram um pedacinho de terra por meio do ‘The Sandbox’.
Considerações finais
O Metaverso consiste em um universo virtual e paralelo, mas que é conectado à realidade e que pode ser acessado por meio de dispositivos digitais.
Esse ambiente extra dimensional é composto por conceitos de realidade virtual e realidade aumentada, com uma estrutura imersiva onde os elementos sensoriais são iguais aos do mundo real.
Para os negócios, esse universo paralelo é um novo espaço para a jornada de compra dos consumidores e para as suas experiências.
Dessa forma o relacionamento das marcas de uma empresa com o público são muito mais imersivos e extremamente contextualizados.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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