mix de marketing

Mix de Marketing: Entenda tudo sobre o conceito

O mix de marketing reúne os 4 conceitos básicos de qualquer estratégia de promoção e divulgação de promoção de produtos e serviços.

Alguns conceitos de marketing não morrem e desde que surgiu a internet, eles acompanham as transformações no comportamento do consumidor moderno.

Os Ps de marketing continuam sendo fundamentais no planejamento das práticas para as companhias. Tanto é que quem estuda Marketing e Publicidade conhece os 4, que até hoje são pilares para estratégias de sucesso.

É por meio deles que o modo como a marca chega ao seu público-alvo é definido, além da maneira como ela se posiciona no mercado. Consequentemente, a empresa consegue atingir seus objetivos.

O mix de marketing é um conceito criado na década de 1960, e vem passando por transformações desde então, principalmente, com o Marketing Digital sendo o principal meio de divulgação de marcas, produtos e serviços.

Mesmo assim, continua sendo usado como embasamento para as decisões das empresas, em qualquer lugar do mundo.

Pensando nisso, neste artigo, vamos explicar o conceito de mix de marketing e falar sobre seus benefícios. Confira até o final para saber mais sobre esse assunto.

O que é mix de marketing?

Mix de marketing é um conceito que reúne os principais pilares do marketing, que são:

  • Preço;
  • Produto;
  • Praça;
  • Promoção.

É por meio deles que essa metodologia apresenta uma solução ao mercado e ajuda a marca a alcançar seus objetivos.

Este é o principal modo para conceituar mix de marketing, que também é conhecido como Composto de Marketing.

Entretanto, ele pode abranger outros pilares, dependendo das necessidades e objetivos do negócio.

Geralmente, uma empresa de arquitetura e reforma se apega a esses pilares, uma vez que é o framework mais conhecido pelas organizações.

Quem popularizou essa metodologia foi Philip Kotler, visto que os 4 Ps são variáveis que podem ser controladas pelas empresas. 

Em outras palavras, elas são decididas internamente, enquanto se dá o planejamento e levando em conta os objetivos de marketing.

Com isso, a companhia consegue influenciar a decisão do público-alvo. As variáveis também dependem umas das outras para que toda a estratégia tenha sucesso.

Nesse contexto, é necessário que elas sejam planejadas e provoquem uma percepção única em relação à marca.

Para entender um pouco mais sobre essa metodologia, é essencial conhecer os 4 Ps de marketing.

P de Preço, como o próprio nome sugere, é a precificação, algo fundamental para construir a imagem da marca. 

Além disso, essa variável é responsável por gerar receita para o negócio, o que faz dela essencial dentro do mix de marketing.

Dentro de uma empresa de limpeza a vapor automotiva, este P se relaciona ao preço de lista, formação de preço, modelo de cobrança, variações, políticas de desconto, formas de pagamento, dentre outros.

Trata-se da quantia que o cliente precisa desembolsar para consumir determinado produto ou serviço. O consumidor avalia o custo-benefício da solução, por isso, quanto maior a percepção de valor, mais a pessoa está disposta a pagar.

O P de Produto é fundamental para a existência do negócio, uma vez que a solução ofertada é o que satisfaz a necessidade dos consumidores e traz vantagens para eles.

Este P está relacionado à qualidade, características do produto, design, embalagem, linha de produtos, branding e serviços agregados, como assistência e garantia.

É por meio dele que as pessoas percebem os atributos tangíveis e intangíveis da solução. Também é por meio dele que a companhia compreende o ciclo de vida daquilo que vende.

Por exemplo, ela analisa como seu produto se comporta no mercado, no que diz respeito à sua introdução, crescimento, maturidade e declínio.

Toda empresa precisa visualizar o ciclo de vida de sua solução para saber em que momento ele está, e assim investir nas melhores estratégias.

É importante dizer que essa variável não se refere apenas a bens, mas também a serviços prestados, como no caso de uma empresa de pavimentação.

Quanto ao P e Praça, trata-se dos canais de distribuição e dos pontos de venda, independentemente de serem físicos ou virtuais. Com esse P, a companhia entende de que maneira seu produto vai chegar ao consumidor.

Ele diz respeito aos canais de distribuição, pontos de venda, regiões, locais de estoque, logística e frete.

Para definir uma estratégia de distribuição, é necessário levar em conta o tipo de produto, suas possibilidades logísticas, os custos, quantidade de intermediários, tempo de entrega, canais de vendas, dentre outros.

Uma empresa de serviço de cremação pode atuar em um estabelecimento próximo ou em cemitérios, por exemplo. Assim como uma marca de roupas pode ter sua própria loja ou revender em estabelecimentos multimarcas.

Por fim, o P de Promoção é aquele que mais se associa às estratégias de Marketing, no entanto, não deve ser confundido com liquidações e campanhas de desconto.

A promoção se refere ao modo como o produto chega ao conhecimento de seu público, que pode ser por meio de propaganda, venda pessoal, publicidade, assessoria de imprensa, merchandising, redes sociais, blog, entre outros.

São as possibilidades de promoção de um produto ou serviço que comunicam a marca ao seu público e despertam o interesse dos consumidores. As pessoas, então, entendem seus atributos tangíveis e não tangíveis.

Entretanto, para fazer um bom trabalho com este P, a marca deve alinhar as práticas de promoção ao tipo de produto que entrega.

Com base no conceito de mix de marketing, não é difícil entender seus benefícios, e você vai entender um pouco mais sobre eles a seguir.

Benefícios do mix de marketing

Os 4 Ps de marketing chegaram até aqui porque são de grande importância para os negócios, servindo como uma verdadeira ferramenta de planejamento. 

Por meio deles, um fabricante de cerca elétrica residencial tem acesso a vantagens, como:

Destaca a marca de seus concorrentes

Por meio das ações do composto de marketing, a marca se consolida no mercado e ainda consegue se destacar em meio à concorrência.

O posicionamento tem como objetivo garantir um espaço único na mente das pessoas que correspondem ao público-alvo da companhia. Com isso, a empresa dificilmente será ocupada ou substituída por seus concorrentes.

Os 4 Ps conseguem consolidar uma imagem positiva, transmitir a essência do negócio e das soluções que ele oferece e destacar os diferenciais da companhia perante os consumidores.

Abrange vários pontos de contato

Por meio do mix de marketing, uma loja de bateria para carros consegue trabalhar com todos os pontos de contato usados para se relacionar com os consumidores.

Geralmente, quando se fala em marketing, logo os gestores e empreendedores menos experientes pensam em ações de promoção e divulgação.

Contudo, a maneira como as pessoas percebem uma marca e decidem comprar alguma coisa depende de vários fatores. 

Elas gostam de pesquisar o preço, testar o produto, ir até o ponto de venda, saber um pouco mais sobre ele na internet, entre outros.

Tudo isso é o que chamamos de interação e faz parte da experiência do consumidor com a marca, por essa razão, são pontos fundamentais no processo de construção da imagem do negócio no mercado em que ele atua.

Integra as estratégias

Quando um fornecedor de amortecedores dianteiros quer colocar sua marca no mercado, deve planejar o mix de marketing de modo alinhado e integrado.

Isso se dá durante o processo de definição do público-alvo e do modo como a organização se posiciona no mercado, e essas práticas direcionam os 4 Ps.

Também é importante manter o foco no cliente e na imagem que a empresa deseja transmitir para ele. Dessa forma, todas as estratégias se integram e se tornam mais coerentes.

Melhora o posicionamento da marca

Por fim, o composto de marketing ajuda a posicionar a marca no mercado, levando em conta os objetivos dela em relação a isso.

O modo como um fabricante de lajota ceramica define os 4 Ps é responsável por estruturar o posicionamento perante o público, consolidando a imagem da marca na mente dos consumidores.

É por essa razão que Preço, Produto, Praça e Promoção se relacionam diretamente com o branding, visto que traduzem os principais aspectos de uma marca e os canais que ela usa para interagir com o consumidor.

Se eles não forem bem definidos, dificilmente a empresa consegue se consolidar ou transmitir mensagens de maneira ordenada, prejudicando o modo como ela é percebida pelas pessoas.

Conclusão

O mix de marketing é uma metodologia fundamental para que a companhia consiga se posicionar no mercado em que atua e influenciar de maneira positiva na decisão dos consumidores.

Ele otimiza as estratégias de marketing, constrói uma reputação positiva e leva as soluções do jeito certo ao conhecimento das pessoas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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