19

Você conhece a história das limousines? Se você só ouviu falar desse tipo de carro em filmes ou em séries de TV, provavelmente vai se surpreender com a sua origem.

Hoje em dia, a limousine é sinal de riqueza e ostentação, sendo um símbolo clássico de alguém importante ou que está passando por uma celebração incrível em sua vida, como um casamento.

No entanto, nem sempre foi assim. Aliás, a história das limousines mostra que, por um tempo, elas nem sequer eram carros!

Quer saber mais sobre o assunto? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Qual é a história das limousines? Como elas surgiram?

Hoje em dia, quando falamos a palavra limousine, logo pensamos nos carros pretos e longos, feitos com extrema qualidade, que carregam grandes estrelas para cá ou para lá.

No entanto, as limousines nem sempre foram carros. Pelo contrário, a sua origem não está nada relacionada a automóveis. Isso porque, quando elas surgiram, sequer existiam carros motorizados!

A palavra limousine foi inicialmente usada em uma cidade do interior da França chamada Limousin.

Lá, ela era usada para designar uma capa de chuva, que tinha sido criada pelos pastores da cidade. Quando levavam as ovelhas e o gado para pastar, eles acabavam tomando chuva. Para se proteger, desenvolveram essa peça de roupa específica que os protegia.

Como a peça foi criada em Limousin e era única da cidade, ela ganhou o nome de limousine. Eventualmente, a peça de roupa começou a ser conhecida em toda a França e até mesmo em outros países, já que muita gente passou a copiar o design e criar capas parecidas.

Quando as limousines se tornaram carros?

Com o tempo, o termo limousine se tornou comum no vocabulário francês para designar capas de chuva e equipamentos de proteção que protegesse as pessoas da água.

Eventualmente, os desenvolvedores de carroça começaram a investir mais em design e criaram as carroças cobertas, para poder conduzir pessoas mais importantes.

Você provavelmente já viu uma carroça coberta em filmes da Disney ou em outras histórias que se passam no passado europeu. Na época, era relativamente comum que as pessoas mais ricas tivessem e usassem carroças cobertas para se locomover.

Como o termo limousine já estava bem enraizado na cultura francesa como a capa de chuva de origem na cidade de Limousin, eles utilizaram a mesma palavra para a carroça com cobertura.

Inclusive, há quem diga que a primeira carroça com cobertura foi inventada em Limousin, o que facilitou a adoção do termo para um veículo com proteção contra chuva.

Eventualmente, as carroças foram substituídas pelos carros, mas os veículos de luxo, feitos para levar pessoas importantes, permaneceram com o nome de limousine.

A primeira delas foi criada em 1902, com o motorista sentado debaixo de um compartimento coberto, dando sequência a ideia de que a limousine era um carro com proteção contra chuva.

Já a primeira limousine como conhecemos hoje, ou seja, um carro enorme e para eventos especiais, foi feita por Ford Smith em 1928. Ela foi um projeto exclusivo para uma empresa de ônibus e transporte chamada Armbruster, em Arkansa.

O objetivo da Armbruster era de ter um carro grande, de luxo, capaz de levar muita gente para eventos sofisticados, como casamentos ou algo do tipo.

Não foi à toa que elas mantiveram o nome de limousine, uma vez que esse era o termo das carruagens sofisticadas da elite antigamente. Como a ideia era de um transporte para a classe mais alta em eventos sofisticados, fez sentido usar o mesmo nome.

E hoje?

Hoje em dia, as limousines ainda são atreladas a luxo e sofisticação, mas não são só uma exclusividade de quem é rico ou famoso.

É verdade que eles usam o carro com mais frequência para eventos especiais, como estreias de filmes ou algo do tipo. No entanto, muita gente “comum” também usa limousines.

Elas são muito comuns em eventos como casamentos, festas de aniversário e outros tipos de cerimônias importantes.

Além disso, hoje em dia não é tão caro assim alugar uma limousine para um evento especial.

Um exemplo é a Mundi Limos, uma empresa que oferece a possibilidade do cliente alugar uma limousine para levá-lo para lugares, buscar no aeroporto e serviços do tipo.

Eles estão disponíveis no mundo inteiro ou com motoristas próprios ou com conveniados, todos com limousines de alto padrão e serviço de primeira qualidade.

Para quem planeja umas férias de alto nível, por exemplo, pode contratar os serviços para ser pego no aeroporto e levado ao hotel em uma limousine. Para um casal em lua de mel, por exemplo, é uma experiência incrível!

Agora você já conhece melhor a história das limousines e pode apreciar como esse carro e termo mudou com o tempo. De uma peça de roupa para proteger pastores virou um carro de luxo.

E aí, o que achou do conteúdo? Gostou? Então compartilhe-o nas suas redes sociais para que seus amigos também saibam dessas informações!

Responder

Deixe uma resposta