81

Ser saudável nem sempre depende da medicina tradicional, pois existem algumas alternativas, como a fisioterapia, que oferecem benefícios importantes para a sua saúde. Como alternativa terapêutica natural, não farmacológica, a fisioterapia pode ser uma grande aliada quando se trata de prevenir, diagnosticar e até mesmo tratar algum tipo de doença crônica ou não-crônica.

Com o uso de várias técnicas, através desta alternativa muitas pessoas conseguem desenvolver, melhorar e manter a funcionalidade do corpo. É possível que muitos dos males que você sofre hoje, que vêm e vão, possam encontrar uma cura definitiva neste tipo de terapia.

A palavra fisioterapia vem do grego physis, que é o mesmo que natureza, e therapeia, que é tratamento.

O que é um Fisioterapeuta?

Um fisioterapeuta é responsável por realizar, após uma formação universitária completa, com a duração de 4 anos, uma série de terapias em combinação com o conhecimento da ordem biopsicossocial. Dentre seus objetivos, destaca-se a busca adequada das funções produzidas pelos sistemas do corpo e que afetam a movimentação corporal.

A importância do uso destas técnicas tem sido cientificamente demonstrada nos casos em que os pacientes estão em risco de perder sua mobilidade. Além disso, as terapias são um compêndio de ações favoráveis em termos de prevenção, com o objetivo de manter um ótimo estado de saúde.

Existem várias técnicas utilizadas por um fisioterapeuta, com vários exercícios que incluem o uso do frio, da água, do calor e até mesmo da eletricidade. Mas um bom fisioterapeuta não se limita apenas ao uso das técnicas, mas vai muito mais além. Ele ou ela é capaz de fazer sua própria avaliação do paciente e determinar um plano de ação personalizado que seja mais favorável ao paciente no curto prazo.

Ele ou ela deve ter um amplo conhecimento global do ser humano, a fim de alcançar o tratamento correto e os melhores resultados. A principal ferramenta de um fisioterapeuta, como profissional de saúde, são suas mãos, para prevenir, curar, recuperar e melhorar.

Como você sabe se precisa de fisioterapia?

Como uma profissão livre e independente, ligada à saúde e às doenças, a partir da mobilidade corporal, a fisioterapia busca otimizar a funcionalidade do corpo. Esta terapia natural inclui, como parte de sua execução, testes elétricos e alguns manuais que ajudam a determinar e diagnosticar lesões a nível muscular.

Abaixo, convido-o a conhecer alguns dos motivos para receber fisioterapia além de sofrer de uma lesão ou dor: Para manter a boa saúde
a fisioterapia não é um tratamento exclusivo para aqueles que já tiveram algum tipo de lesão. Pelo contrário, pode ser de grande ajuda na prevenção de doenças.

  1. Atividades esportivas: se você pratica um esporte profissionalmente ou como hobby, com a fisioterapia você pode fortalecer as áreas mais suscetíveis a lesões.
  2. Reduz o risco de lesões: uma das alternativas oferecidas por este tipo de terapia é o uso de curativos protetores. Especialmente se você é um atleta de alta performance.
  3. Diversidade de técnicas: uma das vantagens da fisioterapia é a diversidade de técnicas que ela oferece e com a mesma eficácia que outros tipos de terapia.

Passiva ou mais ativa, todas as técnicas que aplica são muito úteis quando queremos eliminar dores musculares ou articulares. Pode haver uma série de razões pelas quais a fisioterapia é necessária. Cuidar do seu corpo e do funcionamento do organismo de forma integral é razão suficiente para considerá-lo sempre como uma boa alternativa. Não é necessário ter nenhuma doença, pelo contrário, você pode preveni-la, cuidando da ausência de qualquer doença.

Para conhecer nosso trabalho, acesse https://rqfisioterapiarecreio.com.br

Responder

Deixe uma resposta