O marketing sempre foi importante para as empresas, uma vez que suas estratégias ajudam a conquistar novos clientes e a manter por perto aqueles que já compram com a marca.
Com o advento da internet e do avanço tecnológico, o marketing tradicional ganhou um aliado: as estratégias digitais. Ambos se complementam, mas apesar disso, são desenvolvidos de maneiras diferentes.
A principal característica do marketing tradicional é o fato de que ele acontece fora da internet, em canais como televisão e rádio, sendo um trabalho que exige mais conhecimento de mercado e público.
Quanto ao marketing digital, sua principal característica é o fato de que as estratégias percorrem a internet, em canais como site institucional e redes sociais.
Contudo, mesmo diante dessas distinções, ambos são complementares e é muito importante integrar as duas formas de divulgar uma marca, seus produtos e serviços.
Mas para quem está começando agora ou ainda não tem muita experiência no processo de divulgar uma empresa, é crucial conhecer um pouco mais sobre o assunto.
Neste artigo, vamos explicar o que é marketing digital e tradicional, pontuar suas principais diferenças e falar sobre a importância de integrá-los. Confira!
Entenda o conceito de marketing digital
O marketing digital nada mais é do que a promoção de marcas, produtos e serviços, por meio dos canais digitais, como:
- Site;
- Blog;
- Redes sociais;
- E-mail;
- Buscadores.
Estes e outros tipos de mídia permitem uma comunicação direta com o público, de maneira personalizada e no momento mais oportuno.
Para entender um pouco mais sobre o conceito de marketing digital, podemos avaliar a definição de Philip Kotler, que o categoriza como um processo social onde pessoas e grupos satisfazem suas necessidades por meio da negociação de produtos e serviços.
Hoje em dia, uma empresa de areia ensacada 20 kg dispõe de várias maneiras diferentes de divulgar sua marca e o que tem a oferecer.
Isso prova que é impossível falar de marketing sem ignorar o fato de que a maioria das pessoas está conectada à internet e, mais do que isso, fazem compras online.
Isso fez com que o marketing digital se tornasse, atualmente, a principal maneira de fazer marketing, e ele nada mais é do que todos os esforços realizados no ambiente online para divulgar a empresa e aproximá-la de seu público.
Além disso, hoje o marketing digital é usado por diferentes tipos de empresas, como universidades, comércio, indústria, ONGs, associações e até igrejas.
Tudo é feito de maneira direcionada, levando em conta as características da audiência da marca, e o melhor de tudo é que cada um faz o que pode e com os meios que tem, e ainda assim consegue excelentes oportunidades.
O cliente está online e procura tudo o que precisa na internet, como informações sobre habilitação carro, mas isso não descarta a importância do marketing tradicional.
O que é marketing tradicional?
Pode-se dizer que marketing tradicional é um conjunto de técnicas, práticas e estratégias que divulgam o valor de uma marca e de seus produtos e serviços.
Por meio de suas ações, os consumidores entendem a importância das soluções oferecidas, ou seja, elas favorecem o consumo por parte do público-alvo do negócio.
O principal objetivo é fazer com que a venda aconteça, mas esse tipo de marketing vai muito além disso. Isso porque as organizações podem trabalhar estratégias de pré-venda, atendimento ao consumidor e ações de pós-venda.
Para divulgar as companhias e suas soluções, o marketing tradicional usa outros tipos de canais, como a televisão, rádio, jornais, revistas, outdoors, panfletos, dentre outros.
Mesmo sendo uma prática muito mais antiga, e havendo crescimento exponencial das estratégias digitais, o marketing offline não deixou de ser importante, pois possui características próprias e que não são superadas pela internet.
Uma delas é a possibilidade de impactar um público diferente, como no caso dos idosos, que não têm tanta facilidade com os recursos digitais.
Também não podemos nos esquecer de que, no Brasil, ainda existem muitas pessoas sem acesso à internet, e elas também precisam consumir produtos e serviços, como saber mais sobre uma escola infantil com berçario 2.
Só que para compreender um pouco mais a importância e a viabilidade dessa estratégia, é necessário saber quais são as diferenças entre ela e o marketing digital.
Diferenças entre marketing online e offline
Existe uma série de diferenças entre o marketing online e marketing offline, e todas destacam a importância de trabalhar com essas duas metodologias. As principais são:
1 – Mensuração de resultados
Analisar os resultados de uma estratégia online é muito mais fácil do que analisar a performance de uma ação offline.
Se a empresa criou um comercial na TV ou uma propaganda no rádio, pode estimar seus resultados com base na audiência do canal.
Por outro lado, se um fabricante de calha de alumínio para telhado faz um anúncio nas redes sociais, pode mensurar os resultados com base no número de visualizações ou de cliques, que são informações muito mais fiéis da performance.
2 – Sobre os custos
Anunciar nos meios offline, principalmente na TV e no rádio custa muito caro, embora os resultados sejam muito positivos. Isso é ainda mais vantajoso para as empresas que querem impactar pessoas da classe C.
Esse tipo de anúncio é mais caro porque vários fatores influenciam o investimento. Mas, por outro lado, os anúncios online são mais flexíveis. Eles não dependem de fatores extras de produção e o valor costuma ser bem mais baixo.
A empresa tem mais facilidade para calcular o valor dos recursos, saber como está o desempenho das campanhas e com isso alcançar suas metas mais facilmente.
3 – Tipo de linguagem usada
Se uma empresa de certificação de fluxo equipamentos está criando uma campanha na televisão, preciso usar uma linguagem específica, pois o tom de voz e a linguagem não podem ser os mesmos das publicações da internet.
Os conteúdos digitais costumam ser compostos por uma linguagem mais leve e objetiva, tanto é que é muito comum ver estratégias mais humoradas e inovadoras.
4 – Alcance
O alcance das estratégias de marketing tradicional depende da audiência da emissora, número de assinantes da revista, e assim por diante.
Para alcançar as pessoas certas, é necessário investir nos veículos corretos, o que torna o alcance das ações muito abrangente.
Com os recursos digitais, por sua vez, mesmo que o conteúdo seja criado para um público específico, outras pessoas poderão visualizá-lo e compartilhá-lo. Sem falar que ele permanece disponível enquanto a marca quiser.
Por que integrar esses dois tipos?
Embora sejam diferentes, uma escola de aula canto deve integrar esses dois tipos de marketing para atingir um público maior e promover a sua empresa de maneira mais ampla.
Mesmo que sejam diferentes, a linha de comunicação deve ser igual em todos, de modo a transmitir as características da marca de maneira nítida para o público.
Só que para integrar essas vertentes, a companhia precisa traçar um objetivo, e todas as ações devem estar alinhadas a ele, sempre mantendo o foco nos valores da corporação.
Todos os esforços devem estar de acordo com a urgência e a importância dos objetivos, e a organização não pode deixar de mensurar os retornos, para valorizar ainda mais os investimentos.
Ao mesmo tempo em que uma pessoa procura na internet informações sobre como adicionar carteira a, ela também pode se dirigir diretamente para a autoescola.
Por isso, o marketing tradicional deve ser usado para aumentar o conhecimento da marca perante o público, ao passo que o marketing digital é usado para engajar o consumidor e aproximar a marca de seu público.
Essa ação cria uma chance maior de adesão aos produtos e serviços. Outro ponto importante é transmitir mensagens de valor para o público, tanto nas plataformas online quanto nos canais offline.
Sabemos que apostar somente no marketing digital pode ser a opção mais barata e viável, principalmente para os negócios que estão começando agora. Contudo, as empresas que têm mais condições não podem deixar o marketing tradicional de lado.
A união entre eles aumenta a visibilidade da marca e possibilita que ela chegue a um número maior de consumidores.
Nesse sentido, uma autoescola especializada em aulas para tirar cnh consegue aumentar seu conhecimento de marca no meio tradicional e aprofundar seu relacionamento com o cliente nos canais digitais.
Considerações finais
Tanto os canais online quanto os canais offline são importantes para os negócios. Fazer propaganda na TV, por exemplo, traz muito mais credibilidade para a empresa.
O público tende a confiar mais nas companhias indicadas pelas principais emissoras de televisão, mas em contrapartida, a internet facilita a comunicação e permite que o público interaja com as companhias.
O equilíbrio entre esses dois tipos de marketing é crucial para criar uma imagem positiva e obter resultados significativos de curto, médio e longo prazo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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