As técnicas de neurovendas são uma ótima estratégia para fechar mais negócios e aumentar as vendas. Afinal, um dos caminhos para empresas chegarem ao sucesso é investir em técnicas e estratégias de marketing que realmente dão resultados.
E para sobreviver em um mercado cada vez mais competitivo, é muito importante ter diferenciais que realmente o destaquem da concorrência.
Outra forma muito eficaz é através da persuasão, onde convencer o consumidor de que seu produto ou serviço realmente pode ajudar a resolver aquele problema que o indivíduo tenha.
Por isso, assim como uma auto elétrica que aplicou os conceitos e estratégias de neurovendas para maximizar suas vendas, qualquer empresa pode fazer o mesmo e colher resultados semelhantes ou até mais expressivos.
Tudo que é preciso para começar é entender a fundo o que é neurovendas, como ela pode ajudar um negócio e como aplicá-la de forma correta para aumentar as possibilidades de vendas.
O que são as neurovendas?
Neurovendas se tratam de técnicas persuasivas que fazem uso dos gatilhos mentais e outros métodos para despertar, atrair ou aumentar o interesse de um potencial cliente em determinado produto ou serviço.
Para exemplificar, imagine que uma instituição de ensino quer se destacar como a melhor das escolas infantis, dessa forma, pode utilizar as técnicas persuasivas de neurovendas em suas campanhas de marketing para despertar a curiosidade e interesse dos pais.
Sendo assim, a procura por aquela escola será muito maior e somado a outras estratégias, pode conseguir que mais pais matriculem seus filhos nessa escola.
Porém, o mais importante é compreender que as neurovendas não se trata de fórmulas mágicas que vão garantir que os leads se tornem clientes.
Isso, na verdade, se trata de uma metodologia que auxilia um negócio bem estruturado a persuadir seu público sobre os benefícios daquilo que ele oferece.
Com isso, entender que as técnicas de neurovendas que foram utilizadas pela escola citada no exemplo acima podem não funcionar para todo tipo de negócio.
Então, se uma empresa que faz impermeabilização com manta asfáltica para lajes quiser mais resultados, deve adaptar as estratégias de neurovendas para o modelo de seu negócio e testar o que funciona para atingir seus objetivos.
No fim, a neurovendas é somente capaz de ajudar um bom produto ou serviço a conseguir atingir mais pessoas e convencê-las de que ele realmente pode resolver seus problemas, dores ou suprir seus desejos.
Partes do cérebro que influenciam nas decisões
Entre os diversos conceitos de neurovendas, um dos pilares é a compreensão de como as regiões do cérebro influenciam na tomada de decisão de um indivíduo.
Primeiro, o cérebro novo, chamado de neocórtex (humano) que é a parte racional do cérebro responsável por analisar as informações captadas e compartilhar com as outras áreas.
Segundo, o cérebro médio, também conhecido como sistema límbico (mamífero) que está relacionado aos sentimentos e intuições, processando as informações de forma emocional e compartilhando com as outras áreas, assim como feito anteriormente.
Por fim, o cérebro velho, mais conhecido como reptiliano (réptil) que apesar de ser a parte menos evoluída do cérebro humano por ser voltada para a sobrevivência e instinto de preservação, é aqui que se concentra a tomada de decisão.
Entender esses três pontos principais irá ajudar a saber como manejar a racionalidade, emoções e instinto de sobrevivência de modo correto para usufruir dos benefícios das neurovendas.
Quais os benefícios das neurovendas?
Ao usar técnicas de neurovendas, uma empresa de automação industrial se beneficiará de muitas maneiras diferentes. De um modo geral, as táticas são mais eficientes por alguns motivos principais. São eles:
- Ajudam a atender às necessidades reais dos clientes;
- Aumentam a capacidade de persuasão;
- Entrega real valor para o cliente;
- Aumentam as vendas.
Além disso, o custo-benefício é uma outra vantagem, pois ao ser capaz de usar os métodos com mais precisão, será possível economizar dinheiro em lugares e pessoas que não estão interessadas no que está sendo oferecido.
Ao fazer isso, o negócio será capaz de agradar os consumidores e aumentar a satisfação do cliente, ajudando na experiência do público com a marca e na fidelização de quem já conhece a empresa.
Com estratégia adequada de neurovendas, até mesmo um negócio que fabrica mini troféu personalizado pode alcançar melhores resultados a médio e longo prazo.
Isso torna a experiência do cliente interativa e agradável. Dessa forma, os serviços prestados ganharão clientes mais engajados e satisfeitos, contribuindo para o sucesso do da empresa.
Como usar a neurovendas para vender mais
No marketing digital, não se trata apenas de saber como chamar a atenção de um cliente, mas também de como convertê-lo. Uma combinação de ensinamentos de neurociência e técnicas de vendas é a base dessa transformação.
Por isso, saber quais táticas e como aplicá-las corretamente é fundamental para qualquer negócio ter sucesso. Para ajudar neste quesito, veja alguns métodos e como utilizá-los para melhor os resultados.
1. Seja lembrado pelo cliente
Demonstrar continuamente as vantagens e transformações que um produto ou serviço causa é uma das melhores táticas da neurovendas para conseguir melhorar os resultados de uma empresa.
Com isso, é recomendável que uma empresa que venda, por exemplo, churrasqueira aço inox fale sobre seu produto nos diversos canais disponíveis, assim os potenciais clientes que estejam interessados neste produto chegarão até a marca.
2. Demonstre autoridade no assunto
Hoje, os vendedores precisam entender não apenas das empresas, produtos e serviços específicos, mas também das pessoas. O consumidor atual está mais exigente e já vai às compras com todas as informações sobre o que procura e consome.
Diante disso, é preciso passar autoridade, ou seja, mostrar aos consumidores que a empresa possui conhecimento em seu ramo de atuação. Isso é necessário para que o público confie nela.
Para uma fabricante de porta de aço de correr, pesquisar produtos e serviços, entender os clientes, seus desejos, analisar os concorrentes e seus pontos fortes é uma obrigação.
Uma dica profissional é que as empresas identifiquem suas vantagens competitivas e mostrem aos clientes e, dessa forma, sempre às reforce ao final do processo de compras.
3. Faça uso das técnicas de escassez
O gatilho psicológico da escassez é um dos gatilhos mais poderosos no marketing digital e nas neurovendas. Mostre que o cliente tem poucas unidades e incentive-o a fechar o negócio por medo de nunca encontrar algo semelhante que possa usar.
O contrário é, em vez de lidar com quantidade, focar no tempo. Se um determinado produto como janela grande de vidro ou serviço estiver com um preço mais baixo por um período de tempo, os consumidores são incentivados a aproveitar essa oportunidade e comprar.
Essas estratégias podem ser utilizadas em espaços físicos e comércio online. Por exemplo, se uma empresa só vende online, suas ações são pensadas para levar os consumidores ao carrinho de compras.
Para diminuir o índice de evasão, o professor sugeriu mostrar ao cliente que há poucas unidades, incentivando-o a continuar o processo de compra.
4. Conheça a fundo o público-alvo
Conhecer bem o público-alvo é uma das melhores formas de saber quais estratégias aplicar no marketing digital e com as técnicas de neurovendas ainda mais.
Ao entender quais as dores, desejos e problemas do público, é possível desenvolver os melhores argumentos e utilizar os gatilhos mentais certos na hora de persuadi-los a comprar um produto ou adquirir um serviço.
Lembre-se de elaborar os argumentos de forma que deixe claro para eles quais as maiores vantagens que terão ao fazer negócio com a marca. Não se esqueça de realizar um bom atendimento e focar no pós-venda para a fidelização do cliente.
5. Pratique a empatia cognitiva
Se coloque sempre no lugar do cliente para entender qual o melhor momento para fazer o pitch de vendas na hora certa.
Isso fará com que o cliente se sinta acolhido pela marca, pois passa uma impressão de preocupação genuína com o mesmo além de somente o desejo de vender algo.
Com essa abordagem, é viável aumentar consideravelmente as chances de converter um público frio em clientes, além de ajudar na fidelização dos mesmos.
6. Tenha uma comunicação clara
Mesmo que vender seja o objetivo final, as neurovendas permitem adaptar a comunicação da empresa para que ela se torne mais clara e consiga demonstrar como os clientes podem ter resultados melhores e mais satisfação ao fazer negócio com a empresa.
Com isso, a forma que a empresa vende se torna muito mais atraente para o público, fazendo com que o interesse e procura por essa organização aumente de maneira exponencial.
Considerações finais
O marketing digital é uma das melhores formas de escalar os rendimentos de um negócio e, quando somado às técnicas persuasivas das neurovendas, todos os segmentos podem usufruir das vantagens.
Sendo assim, é crucial aplicar algumas das dicas citadas para os benefícios por si só e ter resultados ainda mais positivos nas vendas, reconhecimento de marca e alcance de leads qualificados para a empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.