Principais motivos para você fazer sua dupla cidadania italiana

Quando você tem dupla cidadania do seu país de origem e da Itália, pode aproveitar todos os benefícios que um cidadão italiano recebe em ambos os países.

 

Por esse motivo, as pessoas estão cada vez mais interessadas em saber como tirar cidadania italiana

 

O custo de obter a dupla cidadania pode variar um pouco, pois depende das necessidades específicas de cada pessoa e do histórico familiar. 

 

No entanto, você perceberá rapidamente que os benefícios de obter a dupla cidadania italiana podem superar em muito os custos. 

 

Além disso, uma vez que você obtenha a cidadania italiana, poderá mantê-la para sempre e passá-la de geração em geração automaticamente, para que todas as suas gerações futuras tenham a oportunidade de aproveitar os mesmos benefícios.

 

Quer saber mais sobre os principais motivos para você fazer sua dupla cidadania italiana? 

 

Continue a leitura e descubra! 

 

Motivos para tirar a cidadania italiana

Se você está com dúvidas se deve ou não dar entrada no processo para tirar sua cidadania italiana — caso tenha direito a solicitá-la de acordo com as mudanças feitas em 2022 —, aqui estão os principais motivos para fazer isso. 

 

1. Benefícios de viagem

Um dos benefícios mais significativos da dupla cidadania italiana é a capacidade de viajar, trabalhar e morar em qualquer um dos 27 países da União Europeia, incluindo: 

 

  • Áustria;
  • Croácia;
  • República Tcheca;
  • Dinamarca;
  • Finlândia;
  • França;
  • Alemanha;
  • Grécia, Itália;
  • Irlanda;
  • Portugal;
  • Espanha e assim por diante. 

 

Você pode morar na Itália ou em qualquer outro país da União Europeia pelo tempo que desejar. 

 

Além disso, pode trabalhar livremente quando e onde quiser sem a necessidade de solicitar um visto de trabalho que normalmente vem com limitações de tempo. 

 

Também é importante deixar claro que os cidadãos da União Europeia são frequentemente priorizados acima de muitas oportunidades profissionais e educacionais antes dos não cidadãos. 

 

Isso significa que você pode aumentar suas chances de emprego em qualquer um dos 27 países. 

 

Pessoas com dupla cidadania sentem-se mais seguras ao viajar para o exterior e não enfrentam restrições rígidas.

 

2. Benefícios trabalhistas

Os empregadores sabem como é vantajoso para eles contratarem pessoas com dupla cidadania. 

 

Por exemplo, empresas internacionais com escritórios em todo o mundo podem entrar e sair do país com dupla cidadania sem a necessidade de solicitar e pagar por um visto de trabalho. 

 

Os benefícios da cidadania italiana abrem muitas portas para você em sua carreira, pois há mais empregos no país para dupla cidadania.

 

Além disso, os investidores com passaporte italiano podem comprar títulos estrangeiros, como fundos de investimento, imóveis e fundos de investimento sem restrições.

3. Benefícios educacionais

O sistema educacional da Itália é muito acessível, e ser cidadão do país significa que você e seus filhos poderão estudar na Itália, pagando as taxas de matrícula da União Europeia que são muito mais acessíveis do que as universidades em outros países, como dos Estados Unidos, por exemplo. 

 

As mensalidades universitárias em muitos países europeus são totalmente gratuitas para estudantes da União Europeia. 

 

Quando você é um cidadão italiano, pode se matricular em qualquer universidade como qualquer outro cidadão italiano faria. Inclusive, existem mais de 1.300 programas de ensino superior com mensalidades acessíveis ou sem taxas.

 

4. Benefícios hereditários

Uma das maiores razões pelas quais as pessoas escolhem se tornar um cidadão italiano são os benefícios para seus filhos.

 

Você pode passar a cidadania italiana para seus filhos em uma linha ininterrupta. Muitas pessoas vêem isso como um grande benefício, já que seus filhos também terão acesso aos benefícios em ser um cidadão italiano. 

 

5. Benefícios de saúde

Como cidadão com dupla nacionalidade, se optar por residir em Itália, pode solicitar o seu Tessera Sanitaria (Cartão Nacional de Saúde Italiano) para receber cuidados de saúde na Itália e na UE (União Europeia).

 

O sistema de saúde da Itália é um dos melhores e mais acessíveis do mundo. Saúde de qualidade acessível é um dos benefícios de cidadania italiana mais significativos que estarão disponíveis para você.

 

O cartão nacional de saúde italiano também permite que você procure serviços de saúde de emergência enquanto estiver na Europa se estiver temporariamente em outro país que faça parte da União Europeia. 

 

O seguro italiano permitirá um acesso mais fácil em outros países e os custos são os mesmos (às vezes gratuitos) como se você estivesse segurado naquele país em particular.

 

6. Benefícios de compra de propriedade

Os cidadãos italianos podem usufruir de muitos benefícios, bônus ou participar de vários regimes fiscais especiais ao comprar uma casa na Itália. 

Seja o financiamento parcial da compra da casa para ter melhorias ecológicas cobertas ou incentivos fiscais, existem programas aparentemente ilimitados que você pode encontrar na Itália.

 

Conclusão

Definitivamente existem diversos motivos pelos quais você deve considerar tirar sua dupla cidadania italiana, caso tenha direito a fazer isso. 

 

Entretanto, se você realmente deseja dar início ao processo, é muito importante buscar o máximo de informações possíveis sobre o assunto. 

 

Caso tenha dúvidas sobre como dar entrada na sua solicitação, o ideal é que procure por um especialista que possa tirar todas as suas dúvidas e te auxiliar em todo o processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *