Tipos de logomarcas: saiba quais são as principais
As logomarcas estão a todo momento ao nosso redor e em qualquer lugar que você esteja, é possível que nesse ambiente facilmente seja possível encontrar alguns logos de marca que utiliza no seu dia a dia.
O logo é um importante elemento visual que auxilia os clientes e o público em geral, a conseguir identificar uma determinada marca. Por isso existe grande importância empreendedores e profissionais da área selecionarem e trabalharem corretamente um excelente modelo de logo, pois precisa informar muito bem sobre a empresa.
Nesse artigo vamos apresentar os principais tipos de logomarca e alguns cuidados importantes que precisam ser levados em consideração, no momento de desenvolver uma logo marca.
Cada logo representa uma empresa
Seguindo o exemplo anterior de observar ao seu redor quais são as marcas que acompanham o seu dia a dia, é possível observar uma infinidade de possibilidades e logos que já conhecemos que são completamente diferentes uma das outras.
Claro que em alguns casos pode até ter uma parecida com a outra, mas é preciso que exista algum elemento de diferenciação até mesmo, para que não seja acusado como plágio. Nos casos de plágio de logotipo a empresa que for acusada pela cópia, poderá ser punida por essa ação.
Além do mais com as diversas possibilidades que existem atualmente, para conseguir realizar e desenvolver uma logomarca, não existe a necessidade de copiar, basta utilizar a criatividade para conseguir desenvolver um excelente trabalho.
Tipos de logomarca
Existem diferentes tipos de logos e vamos apresentar agora quais são os mais utilizados, para que você possa conhecer e principalmente, se inspirar nesse universo de possibilidades para que não venha ser acusado de plágio futuramente e tenha na verdade, uma logo totalmente única e criativa.
Essa imagem corporativa deverá ser executada de forma que consiga transmitir os principais valores e até mesmo, as características da empresa.
Não é indicado, por exemplo, uma empresa que se diz moderna, atual e criativa, selecionar uma fonte antiga para a escrita do nome da empresa, a não ser é claro, que tenha alguma justificativa plausível para tal.
O desenvolvimento do logo que pode envolver diferentes tipos de logo, precisa ser bem estudado, pensado, analisado, para conseguir proporcionar algo principalmente, que o público irá reconhecer facilmente.
Não adianta nada o dono da empresa gostar muito de uma determinada ideia, que tenha a ver com a sai trajetória de conquistas, se não fará sentido algum para o público. É preciso que os dois conceitos estejam muito bem relacionados.
Lettermark
Nesse primeiro tipo de logo temos apenas as letras da marca, ou seja, apenas a escrita da empresa de uma forma inovadora, podendo ser o nome completo, iniciais ou ainda, apenas as abreviações do nome da empresa.
Emblema
Para os empreendedores que desejam desenvolver um logo baseado em emblema, é necessário entender a diferenciação do emblema com o símbolo.
Nesse caso a marca possui um símbolo único e principalmente, o ícone gráfico que é o item principal, para que seja considerado como um emblema.
Em cada situação é preciso desenvolver o logo com a máxima criatividade, mas lembrar sempre de como deverá ser realizado e aplicado em diferentes casos, não pensando em utilizar unicamente nos meios digitais.
Símbolo
Um dos tipos mais conhecidos e utilizados em muitos casos são os símbolos ou ícones, como também podem ser chamados.
Nesse caso, são imagens pode ser algo conhecido como animais ou outros símbolos que serão associados a marca ou ainda, uma imagem totalmente inovadora e que seja criada de acordo com a identidade da empresa e que quando for associada a uma determinada marca, rapidamente as pessoas irão se lembrar de qual marca se trata.
Um exemplo muito simples é a Apple conhecida pela famosa “maçãzinha”. Não há como se confundir quando deseja saber o modelo de um celular ou outro aparelho tecnológico, simplesmente vendo esse símbolo, não é mesmo?
Combination Mark
Falamos sobre o Lettermakr e símbolo, mas existem empresas que utilizam tanto as palavras como imagens, para representar a sua marca não é mesmo?
Nesse caso podemos categorizar essas empresas como combination mark, ou seja, a combinação de dois modelos de logo.
Empresas como Amazon, por exemplo, utiliza essa modalidade de combinar a escrita com o símbolo e em diversos outros casos, são exemplos que podem servir muito bem para qualquer empresa.
Sempre quando iniciar um projeto de logo, lembre-se que ele deve ser único. Pode buscar inspirações sim, mas evite que algo fique parecido ou mesmo, que lembre alguma outra empresa. Quanto mais original melhor e até mesmo, poderá trazer maior credibilidade para a empresa.
Logotipo 3D
Os logotipos em formato 3d estão em alta no momento e demonstram que vieram realmente para ficar. Sendo uma forte tendência, muitas empresas buscam profissionais para realizar essa modalidade de trabalho.
A empresa que busca por logo 3D na maioria dos casos, está buscando atualizar o logo da empresa conseguindo assim, conquistar seu público e tornar a marca mais atrativa.