Landing page é uma página construída dentro de um site cujo foco principal é converter o visitante ao lead, criando a oportunidade de torná-lo um cliente, e é conhecida também como página de captura em campanhas de marketing digital.
Criar uma landing page é a melhor estratégia para conversão dos visitantes. E, para tornar o conceito mais claro, o termo e inglês é traduzido como “página de aterrissagem” ou “página de destino”, e até mesmo “captura” dentro do ambiente digital.
Quando um visitante entra no site de moldura de gesso, o primeiro espaço que ele acessa é a landing page.
Essas páginas trazem poucos elementos e são mais focadas em um CTA principal. CTA significa Call To Action, que é um link ou botão, com cor destacada, chamando o cliente para acessá-lo ou clicar nele, induzindo-o a realizar uma ação.
O CTA é comumente utilizado em sites, no envio de e-mails e também quando anúncios são veiculados pela internet.
Portanto, essas landing pages específicas de carimbo empresarial são criadas para que o usuário não se distraia com o menu, com outros textos ou informações que o desconectem para o objetivo principal que é direcioná-lo para a sua compra.
Antes da compra específica, uma das ações que podem levar o consumidor a concretizá-la é preencher um formulário que a própria landing page oferece, em troca do recebimento de algum conteúdo específico que informa melhor o leitor.
Esse conteúdo que o consumidor espera receber são os e-books de doces personalizados para batizado, por exemplo, os infográficos ou até mesmo planilhas que valham a pena, para que ele, em troca, forneça os seus dados de contato.
Diferença entre landing page e site
Ambos não são sinônimos, e existem diferenças entre eles. A landing page tem como objetivo a conversão dos visitantes em leads, enquanto o site é o local onde será colocado conteúdo relevante para o público de papel de parede residencial.
Portanto, dentro da estratégia digital da empresa, é importante que o site tenha uma boa estrutura de SEO (que são técnicas para que o site seja encontrado nos motores de busca da internet).
E uma das dicas é fazer com que a landing page seja divulgada em CTAs, para, dessa forma, conseguir transformar os visitantes em leads que venham a comprar caixas de papelão.
Ademais, conhecer os vários tipos de landing page é essencial para assegurar o sucesso nas estratégias de marketing de qualquer negócio, podendo com isso determinar qual delas é necessário utilizar.
Isso vai fazer com que a empresa obtenha o máximo desempenho das páginas e tenha uma alta conversão dos visitantes no serviço de encomenda, fazendo-a se destacar entre os concorrentes, otimizando os lucros, mesmo com poucos recursos aplicados. Eles são:
Landing pages para capturar leads
É um tipo de página excelente para a empresa que deseja prospectar potenciais consumidores. Elas normalmente são usadas para obter informações úteis dos clientes, como e-mail, telefone e nome.
Em contrapartida, a marca fornece um conteúdo de valor que seja atrativo e importante para o cliente de estação de trabalho, por exemplo.
Dessa forma, as empresas podem adotar estratégias com esse tipo de página para aumentar a sua lista de contato de e-mails dos potenciais clientes e ainda melhorar o acompanhamento do cliente durante o funil de vendas.
Portanto, as páginas deste tipo podem ser uma ótima alternativa para iniciar um relacionamento mais forte com o potencial cliente de forma simples e barata.
Squeeze landing pages
É o tipo de página mais simples que existe. Ela pode ser utilizada com o objetivo de fazer com que o potencial cliente tome uma ação que a clínica de veterinário silvestre espera.
Assim, sempre é uma possibilidade investir nesse tipo de página para incentivar o usuário a conhecer mais sobre o produto ou serviço que a clínica oferece, podendo ganhar, inclusive, seguidores pelo Instagram.
Também é possível usar uma squeeze page para fazer uma oferta bem específica, no caso do exemplo da clínica, para oferecer desconto em um tratamento e incentivar o cliente a levar seus animais para os devidos procedimentos clínicos.
Landing pages de eventos
Esse tipo de página serve para organizar as principais informações para a audiência que quer acompanhar um evento.
Nela, existe a possibilidade incluir os horários das atividades, quais personalidades estão envolvidas e a programação completa nos eventos físicos ou no ambiente digital.
Além dessas informações, é possível usar a página do evento para engajar o público, bem como mostrar os benefícios e as transformações que o evento pode trazer.
Seja com foco no lazer, nas opções de outros tratamentos para a saúde ou no desenvolvimento profissional, desde que a empresa mostre o que o participante pode obter ao fazer parte de um projeto.
Landing pages de vendas
Como o próprio nome diz, essa landing page objetiva vendas de produtos ou serviços e deve ser usada para promover uma oferta, sendo um caminho pelo qual os visitantes serão direcionados para o estágio final do funil de vendas.
Resumidamente, essas páginas têm como foco principal realizar conversões de visitantes para vendas.
Nela, devem ser incluídas informações que o cliente precisa saber sobre um produto ou serviço específico e ela é uma forma rápida e fácil de informar aos leads quais são os benefícios associados a uma oferta oferecida.
A página não precisa ser excessivamente longa, apenas o suficiente para que o leitor sane suas dúvidas referente ao item que está à venda.
Através de todos esses modelos de landing pages é possível atender às diversas necessidades do negócio pretendido pela empresa.
Seja para organizar um evento ou para potencializar as vendas, entender como usar uma landing page faz que a marca desenvolva estratégias de marketing mais completas e eficientes para manter um relacionamento com o público.
Oportunidades de negócio X landing pages
As oportunidades de novos negócios estão diretamente ligadas à construção de landing pages, porque elas surgem por meio da geração de leads.
Portanto, os leads aumentam os negócios de uma empresa, fazendo-os crescer. Por isso, as informações de contato do potencial cliente por meio das landing pages é muito importante e, assim, a empresa passa a ter a chance de:
- Construir um relacionamento mais próximo com o cliente;
- Entender quem são as pessoas que acessam os conteúdos;
- Aumentar a confiança e a empatia;
- Identificar se os visitantes possuem realmente o perfil ideal;
- Preparar o time para que as vendas se efetivem.
Essas são apenas algumas das oportunidades que um negócio, independente do ramo que atua, pode ter acesso.
Como criar uma landing page na prática?
Criar uma landing page faz parte da estratégia de todo negócio que pretende alcançar sucesso na venda de produtos ou serviços. Algumas dicas para criá-la, são:
- Utilizar títulos e subtítulos chamativos, despertando o interesse do leitor;
- Elaborar o texto de forma objetiva e sucinta;
- Escolher imagens que se adequem com o conteúdo oferecido;
- Ter um design adequado à empresa e ao produto vendido;
- Elaborar o formulário de contato o mais completo possível;
- Criar um CTA convidativo para que o usuário execute ações;
- Produzir uma mensagem de agradecimento para o leitor.
Sabe-se que é essencial ter uma boa ferramenta para criar uma landing page. Algumas das melhores são Ion Interactive, RD Station Marketing, Hubspot e Unbounce.
Como fazer uma boa divulgação de landing page?
A divulgação do material é fundamental, porque quanto mais pessoas visitarem a landing page, maiores são as chances de gerar leads. A divulgação pode ser feita através dos seguintes canais:
- E-mail;
- Redes sociais;
- Mídias pagas;
- Parcerias;
- Blogs.
É válido ressaltar que existem outros canais que podem ser utilizados, mas esses são os que mais possibilitam que bons resultados sejam atingidos.
Considerações finais
As landing pages quando criadas têm possibilidades infinitas no aperfeiçoamento estratégico no marketing das empresas, podendo gerar mais oportunidades de negócios.
Elas são indispensáveis no marketing de conteúdo, e para que elas funcionem, é fundamental que a empresa siga os passos das dicas aqui apontadas para que sejam identificadas as necessidades da persona.
Através disso, a empresa consegue criar páginas que realmente consigam converter os visitantes em clientes fiéis no futuro, alavancando as vendas e trazendo melhores resultados financeiros.
Uma landing page bem construída é aquela capaz de transformar e gerar mais clientes. Portanto, é importante contar com uma boa plataforma que ofereça atrativos necessários para prender a atenção dos leitores, incentivando-os a efetuarem suas compras.
Para tanto, é necessário que a área de marketing dedique tempo para realizar pesquisas, fazendo testes nessas plataformas, para que os recursos oferecidos possam ser utilizados no seu potencial máximo.
Algumas ferramentas são gratuitas, entregando tudo pronto, e a única coisa necessária que deve ser feita é customizar a landing page, que é uma estratégia necessária para toda e qualquer empresa, não importando o segmento em que atue, tampouco o seu porte.