Cachoeiras mais altas do Brasil: conheça um top 5 incrível!

Quem não gosta de se banhar em uma bela cachoeira? Nada melhor que entrar debaixo de uma queda d’água bem gelada e rejuvenescedora.
Nosso país é repleto de belezas naturais e uma perfeita harmonia entre fauna e flora em diversos paraísos espalhados pelo seu território.
Neste artigo você vai conhecer mais sobre algumas das cachoeiras mais altas do Brasil. Depois dessa leitura, com certeza você vai querer conhecê-las.
Cachoeiras mais altas do Brasil

Cachoeiras mais altas do Brasil
3 º lugar – Cachoeira do Tabuleiro (MG)
Esta cachoeira está localizada no Parque Natural Municipal do Tabuleiro, no Distrito de Tabuleiro (MG), a 19 km da sede Conceição do Mato Dentro, é umas das cachoeiras mais altas do Brasil, a terceira do país e a mais alta do seu estado.
A cachoeira do Tabuleiro é considerada uma das mais belas cachoeiras de Minas Gerais. São 273m de queda livre (o equivalente a um prédio de 91 andares), diante de um paredão multicolorido.
Ela contém um grande poço de cerca de 20m de profundidade, é rodeado por blocos, inclusive, submersos.
A vegetação na região do Tabuleiro é uma mistura de rupestre, com capões de mata atlântica e espécies de cerrado.
O córrego Ribeirão do Campo, que deu nome ao Parque, corre formando várias piscinas naturais.
A Cachoeira do Tabuleiro, que se encontra no distrito que leva o mesmo nome, também é conhecida como a ‘cachoeira do coração’, por causa do paredão rochoso por onde despencam as águas.
Ela é considerada uma das “7 Maravilhas da Estrada Real”.
O Parque é aberto ao público diariamente das 8h às 17h, a entrada somente é permitida somente em condições climáticas favoráveis.
A cachoeira fica a 19 km de Conceição, o acesso pode ser feito partindo do centro da cidade, seguindo pela Avenida JK até o bairro Barro Vermelho.
A partir da saída para o distrito de Tabuleiro MG, basta seguir a sinalização indicativa.
2º lugar de cachoeiras mais altas do Brasil: El Dorado (AM)
A cachoeira está localizada no Parque Estadual Serra do Aracá, a 211 km em linha reta do município de Barcelos e a 393 km por via fluvial, no Amazonas.
Ela possui uma queda de aproximadamente 360m de altura (o equivalente a um prédio de 126 andares).
Sua formação se dá no planalto das Guianas, na região Norte do estado do Amazonas, que é bem remota e pouco habitada. A fauna é típica de regiões montanhosas.
As águas escuras do igarapé preto que descem o Monte Tantalita mostram logo que cachoeira está na bacia do Rio Negro.
A queda d’água forma outras cachoeiras menores ao redor, com cerca de 200 metros.
Uma curiosidade sobre a Serra do Aracá, e que fica em Barcelos, uma cidade que é 12 vezes maior que a capital paulista e detém o título de segundo maior município do Brasil, ficando apenas atrás de Altamira no Pará.
1º lugar de cachoeiras mais altas do Brasil: Cachoeira da Fumaça (BA)
A queda d’água, considerada a mais alta cachoeira do Brasil, está incrustada na Chapada Diamantina, dentro do conhecido Parque Nacional da Chapada Diamantina.
Ela possui 380m de altura, segundo medição realizada em 2018. Acreditava-se até então, que fosse menor apenas que a Cachoeira do El Dorado, no Amazonas.
Mas a cachoeira da Fumaça recebeu esse nome porque, pela altura da queda, a água evapora-se, formando uma espécie de cortina de fumaça. Mas dependendo da estação do ano ela pode estar até completamente seca.
Existe uma trilha saindo de Lençóis com duração de três dias, pela qual se é possível visitar o poço onde cai a cachoeira, mas para entrar nessa trilha é necessário o acompanhamento de um guia.
Este foi o nosso guia sobre as cachoeiras mais altas do Brasil. Como vimos, são muitas as opções disponíveis para quem gosta de viajar. Até a próxima!





