Fazer a extração do siso é algo comum e esperado por muitas pessoas. Isso porque, infelizmente, esse é um dente que muitas vezes não cabe na boca humana e pode atrapalhar as outras dentições e até causar problemas, como entortar a arcada dentária e causar dores de dente.
Sendo assim, é comum que jovens busquem profissionais dentistas, até mesmo antes de seus “dentes do juízo” nascerem, para retirá-los. Entretanto, é preciso tomar um certo cuidado para que essa extração seja feita da maneira correta e segura e assim não tenha problemas futuros com sua saúde bucal ou com a estética de seu sorriso.
Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber a respeito da cirurgia para tirar o siso e entenda os principais cuidados que devem ser tomados nessa época, bem como veja quando a retirada do siso é indicada ou contra indicada, mas acima de tudo, lembre-se de sempre buscar a avaliação de um bom profissional dentista.
O que é a cirurgia do siso?
A extração de dentes é realizada quando um dente precisa ser removido por algum motivo, e normalmente este está associado a uma doença bucal.
Entretanto, quando se trata da retirada do siso, esse procedimento leva outro nome e é denominado pelos especialistas de exodontia.
De acordo com diversos profissionais, a cirurgia feita para a retirada dos sisos, também chamado de terceiros molares, ou “dentes do juízo”, que são os últimos molares a romperem a cavidade oral na faixa dos 17 a 25 anos, em média, é um procedimento indicado quando não há espaço para o siso nascer.
Isso porque, quando não há o espaço do siso e a cirurgia do siso não é realizada, o dente pode desalinhar os demais dentes e provocar uma série de problemas na arcada dentária, além de dores de dente, por exemplo, e sensações desconfortáveis, já que o processo de nascimento do dente pode causar febre.
Desta forma, em casos de dentes inclusos, semi-inclusos ou impactados, é necessária a extração de sisos, para evitar problemas no restante da arcada dentária. Vale lembrar que para realizar a cirurgia não é preciso esperar o dente nascer. Através de exames de imagem é possível enxergar a posição do dente e avaliar se é necessário retirá-lo.
Para quem a cirurgia do siso é indicada?
Assim como já mencionado anteriormente, apesar de ser um processo natural, muitas vezes o nascimento deste último dente é considerado desnecessário. Muitas pessoas acreditam que com a evolução do ser humano, e a evolução da nossa alimentação, o corpo acabou se adaptando fazendo com que não fosse necessário o uso dos sisos.
Seguindo essa lógica, esse último dente pode chegar a nunca nascer em uma pessoa, fazendo com que não precise se preocupar com uma cirurgia de retirada de dente siso ou com os problemas que ele possa trazer. Entretanto, para aqueles que contam com a formação desse dente, há alguns sinais importantes que devem ser notados.
Isso porque, a extração dos sisos é indicada quando há uma presença de dor de dente, ou dificuldades na hora de se alimentar, desconforto ou desalinhamento dos molares. Sendo assim, ao perceber esses sinais, além de pesquisar por quanto custa uma extração de dente, é preciso buscar o seu profissional dentista e solicitar a realização de exames.
Há casos em que o paciente possui a mandíbula um pouco maior, assim sendo possível comportar toda a dentição em questão, Já outras pessoas conseguem passar pela fase de nascimento dos sisos de forma tranquila, enquanto outras acabam sofrendo com dores e inflamações que demandam extrações de urgência.
Os especialistas indicam que jovens entre 15 e 18 anos façam uma avaliação com o dentista, pois o mesmo poderá não só acompanhar o desenvolvimento de seus sisos, como também saber se haverá espaço para que os dentes nasçam, ou se será necessário realizar a extração.
Para saber mais informações sobre os exames necessários para realizar a extração do siso, pesquise por: “radiografia panorâmica valor” em qualquer buscador digital, como por exemplo o Google.
4 Cuidados após a cirurgia de extração do siso
Apesar da extração do siso ser indicada, para que ela realmente seja bem sucedida é necessário tomar determinados cuidados. Entre eles, os principais são:
- Tome os remédios indicados pelo profissional dentista;
- Mantenha a higiene odontológica em dia;
- Durante o pós-extração, opte por alimentos frios;
- Repouse nas primeiras 24h, evitando complicações.
O período sem consumir alimentos quentes e o tempo em que será necessário utilizar as medicações, ambos devem ser definidos pelo dentista.
Discussion about this post