Como encontrar mais conhecimento através de cursos?

Cursos online são sem dúvida nenhuma uma das mais seguras formas de se manter atualizado no mercado de trabalho. Seja para entregar uma maior qualidade de conteúdo ou mesmo para garantir uma flexibilidade de horários, as pessoas estão escolhendo o EAD.

As opções são realmente impressionantes, e podem ir desde algo mais burocrático como um curso NR20, até mesmo a um material que vai te ensinar programação desde o zero.

Seja como for, a modalidade EAD tem se mostrado como uma opção preferida de vários dos envolvidos no mercado da informação. 

Mas o que acontece na prática é que muitos infelizmente não sentem que conseguiram reter de maneira adequada o conteúdo que estes cursos trazem. Entretanto, é justo dizer que na maioria das vezes a culpa não é do curso em si, e sim da pessoa.

Desta forma, gostaria de tratar o tema hoje falando um pouco mais sobre como encontrar mais conhecimento através de cursos.

Vamos conferir?

Como encontrar mais conhecimento através de cursos?

Entenda este como um pequeno guia de como aprender a estudar. Então, os conteúdos que você vai encontrar neste momento serão cruciais para que você consiga se adaptar à realidade de diversos outros materiais.

Então preste bastante atenção e siga cada conteúdo de maneira ordenada e lógica.

1 – Se programe para fazer o curso

Uma das grandes vantagens de um curso online é que ele pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar. Entretanto, este também é um dos problemas, pois instiga nosso instinto de postergar tudo.

Então, a melhor coisa a ser feita para que você realmente consiga concluir o curso é criar metas e definir horários. Decida estudar o curso, coloque um prazo para acabar e defina horários e dias fixos de estudo.

Sem este passo você provavelmente vai acabar travado de uma maneira impressionante.

Todo dia algo mais interessante ou importante vai aparecer, afinal de contas o curso não tem nenhuma prioridade na sua vida.

2 – Não empilhe cursos

Um dos maiores problemas para a sua organização, e motivação, de prosseguir nos estudos é exatamente comprar uma montanha de cursos com dezenas de horas. Se você quer ter resultados, com certeza este não é o caminho mais sadio e inteligente.

Até porque, mesmo que você tenha iniciado uma rotina, encontrar as dezenas de cursos longe de serem concluídos pode ser um verdadeiro desânimo.

Então, mantenha uma proposta simples e só compre um curso importante caso realmente tenha um motivo. Muitos ficam alardeados com promoções absurdas, mas vale a pena lembrar que é normal acabar vendo elas se repetirem mesmo depois de dizerem que era a última vez.

Dê um passo de cada vez, e ao invés de gastar dinheiro com cursos, gaste dinheiro com certificados. Eles sim valem a pena para o seu currículo no longo prazo.

3 – Faça exercícios

Não sei se você ainda se recorda da escola primária e das primeiras aulas de matemática. Provavelmente deve ter sido desafiador ter que decorar a tabuada uma série de vezes, entretanto, você hoje consegue fazer isto de maneira totalmente intuitiva.

Pode-se dizer que isto só acontece exatamente porque na época você se exercitou bastante, e ainda continuou fazendo isto no dia a dia de forma indireta, mesmo que sem a mesma intensidade.

Se você comprou um curso online e quer aprender algum conteúdo em especial, então vai precisar se focar de maneira bastante intensa. Estude, estude muitos, e se não houverem exercícios, encontre alguma maneira de praticar.

4 – Crie um projeto

Realmente existe um grande desafio ao tentar entender conceitos abstratos, afinal de contas nós gostamos de ação, colocar a mão na massa. Quem realmente deseja ter resultados vai precisar de uma motivação a mais.

Então, coloque como parte da conclusão do seu curso um pequeno projeto. Veja como você pode encontrar uma série de ações para encontrar um resultado com tudo aquilo que aprendeu.

Ao fazer o curso você provavelmente vai absorver melhor o conteúdo exatamente por notar que algo em específico vai servir exatamente para preencher aquela lacuna que estava faltando e que não te deixava prosseguir.

Se você está fazendo um curso de programação, seu projeto pode ser algum software específico. Mas se você estiver fazendo um curso de emagrecimento e bem estar, pode ser atingir um determinado peso.

Seja como for, foque em algo simples, que seja possível atingir, e separe este produto em pequenas metas enquanto tenta implementar na vida real.

5 – Tenha foco total

Um dos grandes problemas ao estudar é não tirar de cena todos os objetos, ações e coisas que vão tirar de maneira sistemática o seu foco.

Quando você não consegue entregar foco total ao seu trabalho você também não consegue entender como gerar resultados de extrema qualidade. Se quer aprender, o mínimo que precisa fazer é remover notificações e estar em um ambiente o mais tranquilo possível.

Além disso, marque um horário e diga que não quer ser interrompido, mesmo que as pessoas envolvidas não entendam isso.

O mais difícil é dar os primeiros passos nos primeiros dias. Mas em torno de uma ou duas semanas de hábito você começa a colher alguns resultados muito interessantes e percebe que pode ir muito além.

Como você pode ver, tudo depende da sua dedicação e comprometimento com o material. Afinal de contas, para quem adquirir um curso que você não vai fazer?

Conclusão

Como você pode ver, a absorção do conteúdo de um curso é algo que vai partir de você. Aprender a aprender é algo difícil, mas extremamente necessário para quem deseja ter resultados sólidos no longo prazo.

Por isso, se você estiver estudando um curso NR 35, um curso de programação, finanças pessoais ou qualquer outra coisa, basta você focar e seguir os passos que o entendimento uma hora é internalizado.

Então é isso, espero que estas dicas tenham sido úteis para te ajudar a encontrar bons resultados. Mas se ainda ficou alguma dúvida, ou mesmo se você precisar de uma ajuda adicional, basta entrar em contato nos comentários, ok?

Até a próxima dica!

Esse texto foi desenvolvido em parceria com a equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *