Todos os empreendimentos precisam pensar em estratégias que divulguem os seus produtos ou serviços, seja ela voltada para o varejo ou atacado. Isso porque ser visto em uma era de ampla concorrência significa chamar a atenção dos consumidores.
É por isso que os negócios podem contar com a ajuda do marketing, vasto campo que utiliza as mais diversas ferramentas para promover visibilidade do negócio e, com isso, aumentar o faturamento dos empreendimentos.
No caso das lojas de atacado, que vendem bateria de carro 70 amperes e variados produtos em grande quantidade, o recurso também pode ser um ponto positivo, transformando o seu alcance em um impacto muito mais abrangente.
O que é marketing para atacado?
Quem pensa que o mercado do atacado é mais simples e com menos concorrência que o mercado de varejo está completamente enganado. A área, que movimenta milhões todos os anos, é repleta de empresas que buscam se sobressair e se tornar referência.
E para que isso ocorra, é importante pensar e colocar em prática as mais diversas estratégias que possibilitem uma maior proximidade da marca com o consumidor ao mesmo tempo que estimula o processo de venda.
É nesse momento que o marketing se faz presente. Importante para todos os segmentos, quando se fala sobre atacado, o marketing também tem o papel fundamental de promover a diferenciação do empreendimento dos demais.
O mercado do atacado acaba, muitas vezes, sendo colocado de lado porque a sua segmentação é bastante específica, ou seja, ele é estritamente voltado para lojistas e empresários que precisam comprar em grande quantidade um determinado produto.
Por exemplo, uma loja de construção que vende bateria de gel estacionária a partir de dez unidades já vai ser procurada por quem realmente precisa do produto para revender aos consumidores final.
Assim, essa área boa parte das vezes não tem a atenção que merece, principalmente quando se fala sobre trabalhar estratégias de marketing, que são aquelas que geram uma extensa lista de benefícios, como melhorar o posicionamento de mercado.
Além disso, muitas companhias de atacado ficam perdidas na hora de construir a linguagem do empreendimento para com o seu consumidor, que são pessoas jurídicas, donos de outros negócios.
Com isso, para sanar os problemas de divulgação, vendas e comunicação, o marketing trabalha de forma B2B, ou seja, é a empresa falando com outra empresa sobre crescimento e parceria para que ambos continue se destacando no mercado de atuação.
Tendo uma forte participação na economia nacional, o setor do atacado conquistou, apenas no ano de 2021, R$ 308 bilhões, de acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD).
A partir disso, as empresas que estão voltadas para esse segmento precisam pensar em formas que façam o atendimento e a experiência do cliente como um todo se transformarem em um ato que seja referência em um mercado tão essencial.
Um exemplo de marketing de atacado são as promoções online, que ocorrem por um determinado tempo.
Assim, se um empreendimento que vende domos de ventilação em grande quantidade deseja promover ainda mais as suas vendas e esvaziar o estoque, pode realizar uma promoção relâmpago para os seus consumidores.
Os benefícios do marketing de atacado
Quem começa a aplicar o marketing no comércio de atacado deve esperar alguns retornos positivos, que são:
- Maior networking;
- Mais retorno financeiro;
- Economia de recursos;
- Autoridade no mercado.
Esses quatro pontos fazem com que o negócio torne-se ainda mais rentável e expanda as suas atividades de atuação.
Maior networking
Criar conexões com outras pessoas não é uma prática importante apenas para profissionais, as empresas também necessitam realizar parcerias para que possam desenvolver estratégias diferenciadas para a área.
Além disso, para melhorar a experiência dos consumidores, o empreendimento ainda pode promover networking entre os seus próprios clientes por meio de um café da manhã para clientes, estimulando a troca de contatos.
Mais retorno financeiro
Sendo um dos pontos principais, o retorno financeiro ocorre porque a empresa passa a vender mais por meio das divulgações dos seus produtos e serviços, aumentando o seu faturamento.
Economia de recursos
Antes de colocar as ações de marketing em prática, é imprescindível que o negócio faça um estudo de campo antes, analisando os concorrentes, consumidores e mercado em geral.
Essa pesquisa mais profunda fornece importantes informações que fazem a corporação investir em estratégias mais assertivas, evitando que recursos sejam perdidos.
Autoridade no mercado
Um outro elemento que chama bastante atenção é a construção do posicionamento da marca dentro do mercado por meio do marketing, que a faz se tornar mais conhecida e dá a oportunidade para que ela seja referência no nicho que atua.
Como funciona o marketing para atacado
O varejo e o atacado são duas áreas diferentes e que consequentemente também requerem estratégias de marketing diferenciadas, afinal, o consumidor do atacado são, boa parte das vezes, outros empresários.
Assim, na hora de pensar em formas de impactar esse público, é necessário saber como ocorre o funcionamento do mercado, entendendo quais são as dores que precisam ser sanadas.
Em primeiro lugar, o funcionamento se dá através dos atacadistas comerciais, que são os consumidores das grandes empresas de atacado.
Tendo o papel de adquirir os produtos e depois revendê-los em grande quantidade, essas pequenas empresas podem ser denominadas das mais diversas formas, como: distribuidor, intermediário, fornecedor e atacadista.
O segundo ponto encontrado nesse processo são os agentes, profissionais que têm como principal função intermediar as negociações de compra e venda.
Já a última parte do processo são as filiais de vendas de manufaturas, que são os escritórios dos fabricantes de onde são realizadas as distribuições dos produtos para os atacadistas.
Entendendo todo esse fluxo, que é praticamente um padrão para as empresas atacadistas, sejam vendedoras de alimentos ou que promovem venda de espelho, é muito mais fácil e objetivo desenvolver as estratégias para a divulgação do empreendimento.
No entanto, esse não é o único ponto. Como dito anteriormente, é essencial conhecer o público profundamente para que o que for criado possa ser o mais personalizado possível.
Estratégias de marketing de atacado
Há diversas formas de colocar o marketing de atacado em ação dentro do negócio, cabendo a cada empreendimento escolher as possibilidades mais acessíveis e que mais conversam com o público. As principais são:
- Segmentação;
- Divulgação online;
- Descontos exclusivos;
- Benchmarking.
Boa parte dos empreendimentos de atacado podem fazer uso das estratégias acima, como empresas que vendem máquina de bordar industrial 4 cabeças, por exemplo. O único ponto que precisam se atentar é para o planejamento anual do negócio.
1. Segmentação
Segmentar os clientes é uma prática fundamental e que deve ser realizada por qualquer tipo de negócio, que trabalhe no atacado ou não.
Isso porque essa ação permite que uma comunicação mais personalizada seja colocada em ação, atendendo quesitos que, muitas vezes, podem passar despercebidos.
Assim, separar os consumidores por características similares promove uma conexão melhor do empreendimento com a sua cartela de clientes.
2. Divulgação online
O mundo virtual é um campo que não pode passar despercebido. Ele é repleto de ferramentas que fazem a marca ter maior visibilidade e sem grandes custos, como é o no offline.
Assim, criar postagens recorrentes nas redes sociais, e-mail marketing, conteúdo para blog e outros materiais, como vídeos com dicas de como utilizar tapete de sinalização para extintor, por exemplo, são caminhos que promovem visibilidade.
3. Descontos exclusivos
Promoções sempre são uma importante carta na manga para o marketing, afinal, essa ação lida diretamente com o faturamento, atraindo os consumidores por meio do preço mais baixo.
Dessa forma, pensar em descontos exclusivos, seja na loja física ou na virtual, durante um determinado tempo ajuda a aumentar o fluxo de compras no empreendimento.
4. Benchmarking
Monitorar as empresas concorrentes para saber o que elas estão colocando em prática é uma outra forma de utilizar o marketing para definir decisões.
Há diversos softwares disponíveis no mercado que ajudam a realizar esse controle e separar referências que podem ser fonte de inspiração.
Considerações finais
As empresas de atacado dos mais diversos segmentos, como aquelas voltadas para silestone verde, por exemplo, podem utilizar as ferramentas de marketing para conquistar maior espaço no mercado.
Promovendo uma série de benefícios tanto econômicos quanto de imagem, esses recursos ajudam a criar estratégias que são essenciais para que o empreendimento ganhe destaque e se torne referência no campo em que atua.
Assim, se atentar para esse mercado, que é tão importante quanto o de varejo, é uma prática que precisa ganhar atenção.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.