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    Home Marketing Digital

    Conteúdos Evergreen: como utilizar na sua estratégia de marketing

    by Priscila
    23 de maio de 2022
    in Marketing Digital
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    Conteúdos Evergree
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    Os conteúdos evergreen são aqueles duradouros, atemporais, capazes de gerar tráfego nos meios digitais mesmo por longos períodos após a sua publicação. 

    Eles possuem conteúdo de interesse permanente quando se pensa sob o ponto de vista do usuário.

    O fato de ser duradouro lhe confere a característica de ser relevante e de estar sempre atualizado. Ele pode despertar o interesse do usuário de forma permanente pois atende as necessidades do usuário.

    Esse tipo de conteúdo vai além de uma notícia ou um fato pontual, ele se aprofunda no assunto, explicando-o em detalhes, usando exemplos e contextualizando-o adequadamente.

    Ou seja, é o tratamento de determinado assunto de modo amplo e profundo e que sempre será útil para alguém que esteja, de fato, interessado em um determinado tópico.

    Uma clínica veterinária, por exemplo, poderia recomendar brevemente a vacina contra raiva mas, uma outra opção é mergulhar no assunto e dentro desse tópico explicar:

    • O que é a raiva?
    • Como ela é transmitida?
    • Os benefícios da vacina?
    • Como a vacina é feita?

    Esta mensagem é atemporal e valerá para todos os usuários que tenham interesse em entender mais sobre a doença.

    Enquanto outros sites farão apenas a oferta do produto, este do exemplo, captar o cliente justamente pelo aprofundamento do assunto.

    Como produzir um conteúdo evergreen?

    O bom uso da língua portuguesa será um grande aliado para a produção desse tipo de conteúdo. 

    A primeira dica se trata em datar corretamente os fatos que serão narrados, ao invés de se escrever, por exemplo, “Hoje em dia cada vez mais se contrata empresa de limpeza de galpão”.

    Por vários motivos muitas vezes abordados em técnicas de redação e até mesmo jornalísticas, que possuem algumas estratégias de marketing com o objetivo de tornar o conteúdo mais atraente.

    Afinal, quando o conteúdo desperta interesse, ele consegue ganhar mais relevância e destaque.

    Portanto, é melhor que se diga: “No período dos anos 2020 até 2022 a contratação serviço de empresa de limpeza de fachada de galpão aumentou”.

    Quando o uso da determinação é genérico não se pode contextualizar corretamente o evento o que diminui o prazo de validade da informação.

    A segunda dica se trata em contextualizar ainda mais o assunto eliminando os advérbios de tempo que normalmente são utilizados como:

    • Hoje em dia;
    • Atualmente;
    • No passado;
    • Em tempos como esses.

    Sendo assim, é importante contextualizar a época para fazer inferências e comparações adequadas, uma alternativa para o texto: “Hoje em dia é interessante o aluguel de impressora para eventos.

    Outra é “pode ser” com o custo elevado da recarga de tinta, é interessante o aluguel de impressora para evento”.

    Pronto, o conteúdo encaixou em um determinado tempo e situação, e poderá ser mais facilmente compreendido.

    Pode ser difícil, em um primeiro momento trocar essas palavras genéricas, será preciso esforço e criatividade para  trazer o assunto para uma realidade concreta e bem contextualizada.

    Uma outra dica, que é um complemento das duas anteriores é ter em mente que quando o texto é tratado de forma ampla, contextualizada e profunda, ele não apenas informa mas também ensina e educa, por isso, é uma redação tão valiosa.

    E é esse “a mais”, o fato de além da notícia, que será atraente para o público por um longo e bom período de tempo.

    Como usar o conteúdo evergreen na estratégia de marketing?

    Quando um conteúdo evergreen é feito de maneira completa, terá o potencial de alcançar muitos interessados por um longo período de tempo.

    Truques, dicas, passo a passo, exemplo e comparações são formatos duradouros de informação que podem garantir relevância “ perpétua” para muitos conteúdos.

    Mas, além dessas vantagens, conteúdos evergreen são ótimos para  impulsionar a estratégia de marketing de qualquer negócio como empresas de fundações e geotecnia.

    O conteúdo evergreen pode ser usado como uma estratégia para ajudar a impulsionar o SEO do seu site. SEO ou otimização de mecanismos de busca, é o processo de otimizar seu site para que ele apareça em melhores posições no Google, Bing e afins.

    Com um bom conteúdo, por exemplo, sua empresa de refrigeração e climatização pode passar a ser a primeira a ser mostrada após uma pesquisa no Google.

    A incorporação de conteúdo perene ao seu site pode melhorar significativamente o tráfego de pesquisa ao longo do tempo. Isso ocorre porque o conteúdo evergreen pode gerar um fluxo constante de tráfego orgânico ao longo do tempo.

    Enquanto muitos tópicos são altamente pertinentes e procurados durante períodos de tempo específicos, outros permanecem bastante relevantes por períodos de tempo muito mais longos.

    Abordar esses assuntos duradouros é uma boa estratégia de conteúdo e permite que seu site ganhe autoridade sobre um problema específico. 

    O conteúdo Evergreen também requer uma quantidade relativamente baixa de manutenção, pois nunca sai de moda.

    Como incorporar conteúdo evergreen em seu site?

    conteúdos evergreen

    O conteúdo evergreen pode ser incluído em diferentes seções do seu site. Quer você o apresente em qualquer uma das páginas do seu site ou crie um blog para compartilhar sua experiência.

    Você deve tentar criar tópicos que sejam sempre relevantes para sua empresa e, consequentemente, para seus clientes.

    Ao escrever uma postagem no blog, considere formatos de escrita populares que geralmente geram interesse e trazem um tráfego constante de leitores.

    Os formatos a seguir podem ajudá-lo a criar seu próprio conteúdo perene. Tente pensar em maneiras de aplicar esses conceitos à sua própria marca, fazendo um brainstorming de ideias de blog que sejam adequadas para o seu setor.

    Exemplos disso são os artigos de instruções, como tutoriais claros e instrutivos, como um artigo sobre como escrever um currículo, geralmente são úteis para os leitores.

    As guias, que educam os visitantes do site usando seu know-how, fornecem relatos detalhados que cobrem todos os principais prós e contras de um determinado tópico.

    Por exemplo, uma empresa de içamento de moveis pode explicar como é feito o processo esclarecendo antecipadamente dúvidas técnicas.

    Além de dicas, que podem ser compartilhadas, seus insights e conjuntos de habilidades compilando listas de dicas e conselhos que você dominou ao longo do caminho.

    Por fim, as instruções passo a passo, onde se guia os leitores por um processo que eles precisam executar, dividindo-o em tarefas concretas e acionáveis.

    Quando bem feito, um artigo perene tem a vantagem de se tornar um ponto de referência online. As pessoas voltarão a ele repetidamente se for considerado um recurso indispensável.

    Escolhendo um artigo ou tópico de blog evergreen

    Ao procurar seu assunto perene, pense no que fará você se destacar e atrair seu mercado-alvo. A pesquisa de palavras-chave é uma maneira de ajudar a refinar sua escolha de tópico. 

    Esse processo envolve encontrar as palavras-chave, ou termos de pesquisa, que os usuários digitarem nos mecanismos de pesquisa para encontrar empresas como a sua. 

    Portanto, se ainda não esteve envolvido com SEO ou marketing de conteúdo, realizar uma pesquisa de palavras-chave pode parecer um desafio no início, embora na verdade seja bem simples.

    Primeiro, você precisa fazer um brainstorming de palavras em potencial. Em seguida, você poderá escolher as palavras-chave certas do seu conjunto de termos determinados por sua relevância e volume de pesquisa.

    Dê uma olhada em um estudo de caso de conteúdo evergreen baseado em pesquisa de palavras-chave. 

    Digamos que você tenha um negócio de rádio comunicador e espera atingir usuários de concessionárias.

    Com a ajuda de algumas das melhores plataformas de pesquisa de palavras-chave, você pode descobrir que seu assunto, “rádio”, tem algumas palavras-chave de alto volume que não são muito competitivas e valem o seu tempo.

    Atualize continuamente seu conteúdo evergreen

    Assim como regar uma árvore para que suas folhas continuem crescendo, seu conteúdo também requer manutenção regular para permanecer “verde” ao longo do tempo.

    De vez em quando, verifique o desempenho de suas peças mais antigas e certifique-se de que o conteúdo continue a ser relevante e reflita bem em sua prática.

    Assim como você faria ao atualizar seu site, você pode adicionar links para peças mais recentes, certificando-se de que ainda é preciso, e polir qualquer visual que esteja começando a ficar obsoleto.

    Atualizar seu conteúdo não é apenas valioso para seus leitores, mas também envia sinais de atualização para o algoritmo do Google, mostrando que a página está atualizada e cuidada. 

    Como resultado, otimizar seu conteúdo evergreen pode ter implicações positivas de SEO.

    Considerações finais

    Portanto, no mundo online e no marketing digital de hoje, certamente não é suficiente trazer constantemente novos conteúdos que impliquem mais tráfego. 

    Cobrir tópicos com alto volume de pesquisa é importante, mas o fundamental é enriquecer seu site ou blog com peças temáticas adequadas que sejam textos perenes de longa duração. 

    Por isso, produzir peças de conteúdo perenes que nunca ficam desatualizadas pode fazer maravilhas pelo seu negócio.

    A principal razão pela qual os sites devem dedicar seus esforços para escrever conteúdo evergreen é que esse tipo de material garante uma quantidade substancial e preciosa de tráfego constante para suas páginas. 

    Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

    Tags: conteúdos evergreenestratégia de marketingMarketing
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    Priscila

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