Nos dias de hoje, é cada vez mais comum ouvir falar sobre as plataformas digitais e as estratégias de marketing que circulam pela internet. Contudo, há uma grande distância entre isso e aprender a realmente implementá-las.
De fato, há várias vantagens nesse fenômeno que é o da internet como força que populariza o marketing digital. Tanto que há duas ou três décadas atrás nada disso seria possível, talvez não desse nem para imaginar o nível em que sua popularização chegaria.
Por outro lado, é preciso saber selecionar muito bem as plataformas e canais digitais que você vai ler, pois nem sempre as informações que estão ali são 100% seguras. Além de que, com o excesso de opções, muitos acabam ficando paralisados.
Pode parecer contraditório, mas é como tem acontecido, pois são tantas as opções de investimento que alguns não sabem por onde começar. Basta imaginar uma empresa de portaria, por exemplo, que nunca investiu em internet e agora decide fazer isso.
Afinal, quais são os passos iniciais que ela realmente precisa dar, e como fazer isso de modo sério, sólido e seguro, sem se arrepender depois? Essas perguntas são tão importantes quanto urgentes, de modo que é preciso falar sobre isso.
Até porque não adianta ficar encantado com diversas possibilidades que surgiram e que realmente não existiam até pouco tempo atrás, caso isso não sirva para trazer transformações reais para uma marca que deseja crescer e lucrar mais.
Inclusive, outro ponto interessante deste assunto é o fato de que alguns pensam que o marketing digital existe apenas para um negócio marcar presença. Como se isso não tivesse nenhuma ligação com vendas e lucratividade real.
Ora, o site de uma transportadora de pequenas cargas não é algo como um cartão de visitas, ou um portfólio dos serviços de transporte que ela pode prestar. Na verdade, trata-se de um portal digital, uma plataforma que pode somar diversas funcionalidades.
Por exemplo, um website pode ter um blog anexado a ele, o que permite fortalecer a marca e provar que ela domina o assunto de que trata. Além disso, é possível criar uma loja virtual e começar a negociar por ali mesmo, dispondo de formas de pagamento.
Sem falar em plataformas gerais de venda e marketplaces que, em muitos casos, já se tornaram indispensáveis. Ou ainda, nas redes sociais, cuja dinâmica tem permitido que muitas marcas ganhem um rosto perante o público, atraindo cada vez mais a audiência.
Também não falamos ainda dos grandes motores de busca, que ficarão claros mais adiante. Enfim, há uma infinidade de estratégias de marketing e de plataformas atuais que se tornaram não apenas uma referência, mas uma questão de sobrevivência.
Ou seja, a marca que quiser resistir aos próximos anos, precisará forçosamente estar nesses canais e veículos. Por isso decidimos elaborar este conteúdo explicando melhor do que se tratam essas tendências, e quais suas vantagens.
Naturalmente, isso implica aprofundar melhor as 4 estratégias de marketing digital mais transformadoras e mais promissoras. Inclusive no sentido de que hoje a maioria delas não tem limites em termos de segmentação e nicho de mercado.
Ou seja, podem ser aplicadas a qualquer modelo de negócio, independentemente do seu estágio de crescimento, seja para uma fábrica de crachá de identificação funcional ou para uma simples loja de bairro que vende roupas e calçados.
Todo mundo pode desfrutar das estratégias de marketing digital de alguma maneira, com isso aumentando seu negócio, fortalecendo a marca e, claro, crescendo as vendas. Então, se o seu interesse vai nesse sentido, basta seguir adiante na leitura.
O que é marketing digital?
É muito comum nós começarmos a falar de algo que não dominamos, ou então de algo cujas definições técnicas ainda não foram suficientemente bem elaboradas.
Por isso, é preciso começar definindo o marketing digital de modo mais abrangente e ao mesmo tempo mais técnico, efetivo e assertivo.
Na prática, ele consiste em um conjunto de medidas e métodos de divulgação de uma marca com seu público-alvo por meio da internet. Ou seja, está claro que entregar panfleto na rua não é marketing digital, pois não ocorre dentro da internet.
Porém, também é preciso entender o que exatamente é o marketing enquanto tal. Por exemplo, quando uma clínica de exame neurológico evolutivo faz um anúncio nos grandes motores de busca, isso pode ser considerado marketing digital?
É claro que a ação acontece na esfera digital, pois os motores de busca só existem na internet. Contudo, dependendo do modo como a clínica faz seus anúncios, podemos dizer que isso está mais para a publicidade do que para o marketing propriamente dito.
Afinal, a publicidade diz respeito a um conjunto de ações muito mais práticas, que não necessariamente teorizam questões como as seguintes:
- A filosofia da marca;
- Sua cultura corporativa;
- Seus diferenciais;
- A persona do público;
- As metas de longo prazo;
- O papel da concorrência.
Assim, quando alguém vai configurar um anúncio da rede de display dos buscadores, essa pessoa não está preocupada com questões mais abrangentes, apenas como os meios pelos quais aquele anúncio pode ir ao ar e trazer cliques e tráfego.
Portanto, o marketing digital depende eminentemente de um esforço bem maior, alinhado com aquilo que hoje se chama de visão holística, como algo mais amplo.
Só depois disso é possível falar em marketing propriamente dito, inclusive com subsídios de outra frente que é ainda mais ampla do que a publicidade e do que o próprio marketing digital, que é o branding.
Ele também ajuda a definir pontos essenciais, tais como a identidade visual e a identidade verbal de uma empresa. Ou seja, pontos que depois vão fortalecer as estratégias práticas de divulgação e de posicionamento de mercado.
Um exemplo claro disso é o da definição de nome, bem como de slogan, logotipo, paleta de cores e daí em diante, como balizas fundamentais de qualquer marca.
1. Marketing de conteúdo
Ao falar sobre o que é o marketing de conteúdo e sua relação com a publicidade e o branding, já estávamos deixando claro como as coisas mudaram nos últimos anos.
Por isso mesmo, hoje a marca que deseja crescer precisa ter uma postura diferenciada com seu público, oferecendo algo que agregue valor antes de falar sobre compra e venda.
Aí é que entra o marketing de conteúdo, como quando uma fábrica de uniforme de eletricista abre um blog em seu website, criando artigos que se tornem referência em sua área.
Com esses textos, ela vai conseguir atingir várias vantagens. Para começar, a comprovação de que ela é uma autoridade na área, pois domina plenamente o seu assunto.
Depois, é possível alinhar estratégias para que esse reforço da marca atinja benefícios mais práticos, como o aumento de tráfego da página, por meio dos grandes buscadores.
2. Os grandes motores de busca
Como vimos, ter um blog é um passo inicial para poder se posicionar perante os grandes motores de busca, como o Google, Bing e Yahoo!, os mais famosos do país.
Lembrando que nos últimos anos esses portais ou plataformas se tornaram, simplesmente, as maiores vitrines digitais do mundo.
Uma vez dentro desse universo, há pelo menos dois modos principais de fazer marketing digital ali, sendo o principal o de Link Patrocinado.
Como quando uma marca de balcão de venda paga para aparecer no topo das pesquisas sempre que alguém busca por essa palavra-chave. O outro modo é o da otimização de páginas, detalhado abaixo.
3. O poder da otimização SEO
Não dá para falar de marketing digital sem citar o SEO (Search Engine Optimization), que é justamente a Otimização de Páginas para Motores de Busca.
O que ele permite é que uma empresa consiga ficar bem ranqueada no Google sem pagar por isso, crescendo apenas de modo orgânico, o que por sua vez também fortalece a marca, por já ter se tornado um status em termos digitais.
Assim, quando alguém pesquisa por borracharia 24 horas, o negócio que estiver posicionado consegue destaque logo na primeira página, abaixo dos links pagantes.
Essa é uma das principais estratégias de marketing digital da atualidade. Seja por otimizar drasticamente os custos e gastos, seja por seu alcance tão grande.
4. As redes ou mídias sociais
Por fim, outra estratégia que merece destaque é a das redes sociais, que também estão entre as maiores vitrines do marketing digital.
Um segredo para fazer sucesso nessas plataformas é colocá-las depois da criação de um blog, em termos estratégicos.
Assim, uma firma da área de cadeira escolar já vai estar bem treinada na criação de conteúdos, e terá pautas suficientes para produzir as melhores postagens.
Contudo, é preciso ter cuidado e atenção, estudando a proposta de cada mídia social para formatar a melhor maneira de replicar os conteúdos já existentes ali.
Considerações finais
Já não é possível uma empresa falar sobre crescimento sólido, sério e sustentável sem mencionar o marketing digital, que hoje é indispensável.
Dentro desse universo que é a internet, há muitas estratégias e táticas. Por isso listamos acima as 4 melhores, que podem levar qualquer um ao sucesso de modo rápido e seguro.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.