Design de interiores: vale a pena contratar alguém para escolher seus móveis?

Pensando em dar uma cara nova à sua casa, se livrar de móveis velhos e investir em móveis novos e modernos? Afinal, quem não gosta de prestigiar um ambiente com itens novos, cheirosos e confortáveis, concorda? 

 

Melhor ainda, é quando esse ambiente combina seu estilo, cores, itens decorativos e móveis. Por isso, na maioria das vezes, as pessoas optam por contratar um design de interiores! Você já conhece esse profissional? Sabe qual sua área de atuação? É sobre isso e muito mais que você verá neste artigo! Aqui você vai ver tudo sobre design de interiores, para decidir se vale a pena ou não fazer a contratação de um bom profissional da área para decorar seu ambiente!

O que faz um design de interiores

O design de interiores é responsável por fazer o planejamento e projeto de um local, como ambientes residenciais internos, escolares ou comerciais. Sua função é harmonizar esse ambiente, deixando-o visualmente bonito, confortável e seguro. Para isso, o profissional deve estudar sobre as mobílias, cores do local, itens decorativos, piso e até o odor do local. 

 

O profissional que atua nessa área deve levar em conta o gosto do cliente, na harmonia entre os itens e o tamanho do local. Se você busca por um local com todos esses pontos, contrate um bom profissional para decorar seu espaço! 

 

As maiores tarefas realizadas por um design de interiores são as seguintes:

 

  • Planejar ambientes externos, de forma que atenda todos os requisitos do cliente, oferecendo conforto e beleza ao local;
  • Escolha correta e ideal das cores e revestimentos aplicados a um projeto;
  • Desenvolvimento, design de mobília, desenho, dentre outros itens para decoração e ambientação;
  • Serviço de consultoria técnica em Design de Interiores;
  • Análise, planejamento e projeto de locais internos, de acordo com as necessidades do cliente.

 

Em todas essas atuações, o profissional dessa área desenvolve diálogo com o cliente, falando sobre seu orçamento, desejo do cliente, cores e texturas a serem usadas no projeto, escolha dos fornecedores, dentre vários outros pontos. 

 

Raramente você verá um design de interiores trabalhando na área externa de um ambiente, já que como, seu próprio nome diz, esse profissional atua no interior de um ambiente. Porém, como a maioria possui boa noção sobre paisagismo, pode ser que esse profissional ofereça boas ideias para essa área! 

O que é preciso para se tornar um design de interiores

Para atuar nessa área, é preciso que o profissional possua bom conhecimento com decoração, psicologia das cores, arte e função de espaços. Sendo assim, é preciso que o profissional seja formado em um curso técnico ou superior de Design de Interiores. 

 

O profissional dessa área pode se especializar ainda mais nessa área, fazendo uma pós-graduação. Com uma carga horária de 43 horas semanais, um design de interiores pode ganhar uma média de R$2.235,27 mensais ou mais. Lembrando que isso varia de região para região. 

Vantagens em contratar um design de interiores

Valorização de seu imóvel

Caso futuramente você decida colocar seu imóvel à venda, você pode optar por contratar um design de interiores para valorizar ainda mais seu imóvel, com um bom projeto. Dessa forma você conseguirá realizar a venda de seu imóvel por um valor mais alto.

Maior praticidade e utilidade em um ambiente

Já que esse profissional projeta um ambiente prático e funcional, garantindo o conforto do cliente. A maioria das pessoas que pretendem decorar seu ambiente sozinhos esquecem de pensar no espaço, focando apenas na decoração.

 

Por outro lado, o design de interiores já tem tudo pensado e projetado para deixar o ambiente visualmente bonito e aconchegante! Dessa maneira, o cliente não se atrapalhará em seu dia a dia, por conta de espaço ou móveis desproporcionais. 

Boa escolha de móveis

Com seu vasto conhecimento, esse profissional vai analisar o local e escolher os móveis que mais se adequam ao gosto do cliente e tamanho do local, como por exemplo um sofá de couro ou de linho? Preto ou creme? De quantos lugares? 

E falando em sofás, não podemos esquecer a Fiori Sofás! Se você está pensando em decorar sua casa e trocar seus móveis velhos por móveis modernos e elegantes, não se esqueça de visitar o site!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *