Blogs e sites são grandes pilares da comunicação digital, definimos o marketing de conteúdo como sendo uma estratégia essencial para compartilhar a mensagem de uma empresa e assim ajudá-la a se tornar cada vez mais relevante dentro dos segmentos em que atua.
Além disso, o blog se destaca por suas ferramentas fáceis de usar, acessíveis e de alto impacto na comunicação com o público.
Por isso, ações estruturadas para ajudar o conteúdo a chegar ao público são fundamentais.
Nesse sentido, o SEO é uma das principais estratégias para obter cobertura orgânica para o conteúdo do seu site e blog.
Já abordamos esse tema neste link, então desta vez vamos lhe trazer outras ações de relevância que podem ser direcionadas para o tráfego orgânico do seu site.
Se você deseja melhorar o marketing do seu site, indicamos que você faça um Curso Online com Certificado da área do marketing digital.
Vamos lá?
Conheça o seu site
Primeiramente, você deve compreender sobre as características do seu site, como, por exemplo: as principais fontes de tráfego e as páginas mais visitadas.
Assim, você desenvolverá uma estratégia com base nessas informações. Os dados são fornecidos pelo Google Analytics com base em canais de aquisição e relatórios de comportamento do usuário no site.
Aproveite os recursos do Google Search Console
Essa ferramenta, é fornecida gratuitamente pelo Google, ela permite que os desenvolvedores de sites possam verificar o status da indexação e possam otimizar a visibilidade de um site para pesquisa orgânica.
Existem muitas ferramentas de ajuda. Ele pode ajustar todos os itens como títulos, descrições e imagens que estão disponíveis dentro do seu site ou mostrar a dificuldade que os mecanismos de pesquisa têm ao pesquisar e encontrar páginas em seu site.
O Search Console aponta as devidas configurações que são necessárias para ajustar o conteúdo para dispositivos móveis e mostra como o Google está indexando as páginas do seu site e identificando as palavras-chave que mais aparecem.
Defina palavras-chave para cada página
Use palavras-chave ao pesquisar para identificar o que uma determinada pessoa está procurando. Portanto, a definição de palavras-chave precisa ser baseada no termo de pesquisa.
Sempre considere como esses termos se relacionam com o produto, sejam eles tecnicamente ou gramaticalmente certos.
É sempre importante identificar as buscas mais comuns em seu nicho para gerar conteúdo que o torne relevante em seu setor e se posicione melhor nos resultados do Google.
Agora que você tem uma visão geral de onde seu site está em relação aos mecanismos de pesquisa, é muito mais fácil saber para onde apontar.
Considere as palavras-chave e todas as suas possíveis variações que estão diretamente relacionadas ao seu negócio.
Do mais geral ao mais específico. Nesse ponto, ao pesquisar seu produto, você deve levar em consideração os pensamentos de seus clientes em potencial.
Muitas vezes, eles podem desconhecer termos técnicos e utilizar alternativas para o mesmo fim.
Para criar uma lista completa e eficaz, busque agrupar palavras-chave em categorias. Além disso, pense sempre em termos que criam um bom conteúdo e respondam às perguntas dos usuários.
Eles serão grandes aliados no momento de criar conteúdo, pois as perguntas costumam ser usadas como expressões de pesquisa.
Explore o maior número possível de tópicos e concentre-se em palavras que sejam realmente relevantes para o seu negócio. Não adianta tentar ser abrangente sem visar o que é realmente importante.
Construa hiperlinks
Quando se usa links de outras páginas, ajuda a manter os usuários navegando em seu site. Isso irá clicar em um hiperlink para consumir mais conteúdo relacionado ao tema.
Quando um conteúdo é altamente relevante ele estimula o leitor a obter as melhores informações que são relacionadas ao tema apresentado.
Aperfeiçoe o conteúdo do seu site
Agora que você tem uma lista de palavras-chave nas quais deseja se concentrar, essa será sua meta de classificação nos mecanismos de pesquisa, pois você deve otimizar o conteúdo do seu site.
Sem conteúdo, SEO é inútil. Com ele você discutirá tópicos que mencionam os termos em sua listagem, deixará o Google reconhecê-los e, após analisar vários fatores, classificará seu item em algum lugar.
Sempre insira as palavras-chave por categoria, das mais importantes para menos importante, sempre faça isso naturalmente e evite repetir termos demais em cada parágrafo.
O mais importante ainda, as palavras chaves devem aparecer em títulos, subtítulos e no primeiro parágrafos. Sempre varia entre expressões isoladas e caudas.
Mídias sociais são aliadas do SEO
As redes sociais são uma importante aliada para compartilhar conteúdo e torná-lo viral. Como discutimos no tópico anterior, essa é uma ótima oportunidade para as pessoas acharem o seu conteúdo e mencioná-lo em seus outros sites.
Aparecer nas redes sociais é uma forma de impulsionar o seu site, trazendo assim bons resultados sobre tráfego, leads e comportamento da página, outro fator que os mecanismos de busca levam em consideração no ranking.
Uma dica importante é usar a plataforma própria do Google além das mídias mais populares. Por exemplo, no Google+ e no Youtube pode aumentar sua força de classificação.
Uma excelente dica é incluir vídeos no Youtube e anúncio de Cursos Online e adicioná-los aos seus posts, sempre otimize-os para SEO. O vídeo oferece um grande diferencial na busca orgânica e pode ser uma ótima estratégia complementar.