71

Quem está começando a estudar economia, seja para graduação ou simplesmente para entender o assunto, não pode deixar de ter em sua prateleira as obras clássicas.

Conhecer o pensamento de autores consagrados e renomados na história da economia mundial é fundamental para que você compreenda como está estruturado todo o sistema capitalista e entenda termos amplamente utilizados na área, como por exemplo, a microeconomia ou macroeconomia.

Para auxiliá-lo com essa missão, selecionamos três livros clássicos de economia que não podem faltar na sua prateleira, nem na sua lista de obras já lidas.

Acompanhe.

Três livros clássicos de economia indispensáveis a qualquer interessado no assunto

 

É importante  mencionar, que os livros indicados nesta lista foram selecionados com base em um levantamento feito por nossa equipe em uma análise dos principais sites de investimento economia mundial.

A lista permanece aberta e pode ser complementada com suas indicações a serem feitas na caixa de comentários logo abaixo.

1. A Riqueza das Nações

Uma das obras mais importantes sobre o tema e amplamente utilizada pelos defensores do livre mercado.

An Inquiry into the Nature and Causes of the Wealth of Nations (título original em inglês) ou simplesmente “A Riqueza das Nações”, é considerada a mais importante obra de Adam Smith, um filósofo e economista escocês.

A obra traz o pensamento de Smith sobre o funcionamento das sociedades comerciais, divisão de riquezas, lucro,  além de uma ampla abordagem sobre o mercado.

O livro já encontra-se em domínio público e qualquer um pode baixar A Riqueza das Nações em PDF sem grandes dificuldades. Aproveite, faça o download e boa leitura!

2. O Capital

Karl Marx, filósofo e sociólogo, desenvolveu uma tese baseada na ideia socialista e que buscou contestar a teoria econômica que conhecemos hoje, o capitalismo.

A obra se divide em dois volumes e assim como a mencionada no ponto anterior, é lida e citada em trabalhos acadêmicos nas grandes universidades do mundo.

Assim como a obra de Smith, esta também já se encontra em domínio público e pode ser baixada para consulta e estudo. Aproveite!

3. Teoria do Desenvolvimento Econômico

Desenvolvida por Joseph Alois Schumpeter, um economista e cientista político austríaco, nascido em 8 de fevereiro de 1883, a Teoria do Desenvolvimento Econômico é uma obra que faz uma análise das teorias econômicas do seu tempo.

Sua tese está organizada um pensamento sobre as denominadas economia teórica e a teoria do desenvolvimento econômico.

O autor é conhecido por ser um dos pioneiros a disseminar a ideia de que as inovações tecnológicas são molas propulsoras do capitalismo.

A obra, assim como as demais, está em domínio público e pode ser acessada para download gratuito.

Quais obras clássicas de economia você indica?

As obras listadas, como informamos anteriormente, são aquelas que consideramos as mais importantes.

Você acha que faltou alguma que merece ser indicada? Então nos conte, na caixa de comentários abaixo aquela obra que de tão importante não pode deixar de ser citada.

Ah, não deixe de compartilhar este artigo com os amigos e familiares ok?

Até o nosso próximo artigo!

 

 

 

Responder

Deixe uma resposta