Matriz BCG é a ferramenta de marketing que vai permitir que se visualize de forma gráfica a categorização dos produtos de acordo com a sua fatia no mercado. Ela é utilizada para visualizar, de fato, o produto dentro do mercado em que a empresa está atuando.
Qualquer um, mesmo um rastreador para moto, pode ser analisado dentro do mercado pela matriz BCG. O setor de marketing, ao utilizar essa ferramenta, vê como um certo produto está quanto à sua participação no mercado no qual ele está em larga atuação.
Como já foi explicado, é uma forma simples para analisar a performance, como a de um produto como um portão pivotante automático.
É um método simples para avaliar o desempenho de todos os produtos no mercado, e uma empresa pode tirar muito proveito disso.
Toda empresa quer analisar o desempenho de seu produto no mercado. Não só um, mas vários. Esta metodologia permite que a empresa avalie quais produtos estão indo bem e, também, quais produtos estão realizando uma má performance e precisam ser revistos.
Por exemplo, é possível analisar o desempenho de uma cerca elétrica 6 fios dentro do seu mercado e do seu nicho.
Desse modo, a empresa pode fazer uma classificação de produtos e ter um foco maior em ajustar os produtos que já estão indo bem, para que estes possam ser aprimorados ainda mais.
Já os que não estão tendo bom desempenho, estes precisam ser bem estudados e melhorados.
As melhorias realizadas com base na BCG podem, finalmente, gerar um retorno mais exitoso à empresa que a utiliza, fazendo com que o sucesso no mercado se torne uma realidade mais palpável.
Se uma empresa que trabalha com aluguel de máquina de limpeza de piso, por exemplo, usa esse método, ela vai adaptá-lo aos moldes do seu próprio serviço, visto que a BCG serve à análise de qualquer produto.
É difícil edificar um caminho de sucesso corporativo sem avaliar os dados mercadológicos e empresariais. Optar por decisões estratégicas com fundamento nas informações coletadas é primordial.
Empresários de sucesso não tomam mais decisões sem recorrer a dados e sem analisar as vendas em setores específicos. As decisões hoje são baseadas em dados.
Um negócio que lida com sinalização semafórica de regulamentação, por exemplo, é um tipo de empresa que necessita de dados verificáveis o tempo todo.
Lidar com semáforos é um empreendimento que exige meticulosidade e cuidado e, por isso, o uso de dados é importante.
No entanto, as inúmeras formas de viabilizar uma análise de dados deixam as pessoas confusas e com inúmeras dúvidas. Quais são as melhores formas? Uma das metodologias mais eficazes é justamente a matriz BCG.
Essa técnica foi criada nos anos 80 e se tornou célebre nos setores de força de vendas e no marketing. Neste artigo, será possível compreender bem o que é esse método e como aplicar ele em um negócio sem maiores problemas.
Um empreendimento que gerencia, por exemplo, um semi reboque carrega tudo, poderá aplicar esse método com uma precisão ímpar.
Este artigo vai explicar, ainda, todos os aspectos necessários na aplicação dessa técnica muito utilizada atualmente por várias empresas.
Conceito de Matriz BCG
O mercado muda constantemente e, por isso, o produto, serviço ou método de vendas que é habitualmente eficiente pode se tornar negativo. É o caso das vendas físicas, que ao decorrer da quarentena precisaram ser adaptadas ao digital.
Para avaliar o futuro do seu negócio e fazer as estratégias mais inteligentes, a empresa deve entender o que é a matriz.
Embora seja conhecida no Brasil como matriz BCG, outro bom nome para essa ferramenta é matriz de participação de crescimento.
É uma tática criada nos anos 70, pelo grande empresário americano Bruce Henderson, o qual é o fundador da Boston Consulting Group.
A sua meta, à época, era de analisar a performance dos produtos, dos serviços de um negócio, a conexão e a relação de aceitação por parte dos consumidores.
No auge da sua aplicação, a matriz BCG foi utilizada por cerca de metade das empresas da Fortune 500. Ainda hoje ela é um ponto de partida no ensino das escolas de negócios em todo o mundo.
Em pequenas palavras, a meta é simplificar a análise de portfólio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto, levando em conta sua participação mais relativa no mercado, seu crescimento e futuro em potencial.
A ferramenta pode ser útil, por exemplo, a uma consultoria avcb. A matriz BCG trabalha com o produto, analisando de fato como este está em relação ao mercado. É por meio dela que se pretende analisar a sua performance no futuro.
E como é que funciona?
A matriz BCG é baseada em dois objetivos, que os negócios devem considerar ao escolher onde investir: a competitividade do negócio e a atratividade de mercado. A presença de mercado e o número de crescimento são os propulsores desses objetivos.
Logo, cada um desses quatro quadrantes que veremos: o ponto de interrogação, as estrelas, a vaca leiteira e o abacaxi.
Estes itens formam um conjunto específico de participação de mercado relativo e crescimento. A seguir, o significado de cada um dos quadrantes:
As estrelas
Alta participação e alto crescimento. Os produtos desse quadrante são os que têm boa rentabilidade, mas também exigem investimentos grandes para serem competitivos.
E também a vaca leiteira
Muito lucro e pouco investimento. Apesar de terem menor crescimento do que as estrelas, os produtos desse enquadramento têm uma performance estável e dão garantia de lucro ao negócio sem a precisão de investimentos muito agressivos.
Embora um número agressivo de vacas leiteiras seja a meta de muitos empresários, raramente um produto recém lançado chega a esse status. O negócio sempre está experimentando inovações em lançamentos.
O grande ponto de interrogação
Produtos cujos futuros são incertos. Esses são os produtos que a empresa ainda está experimentando. Isto é, ela está tentando entender como o produto se comporta.
Pode-se usar os restaurantes como exemplo. Eles sempre testam os seus pratos novos, para ver como o público vai reagir a eles. Ver se os clientes vão aprovar o paladar e a estética é essencial.
Sempre há a possibilidade de que o lucro não incida sobre aquele determinado prato.
Por outro lado, se os produtos novos tiverem sucesso entre os clientes, é provável que sejam adicionados ao cardápio e se tornem estrelas ou vacas leiteiras. No entanto, se não tiver muito sucesso entre os clientes, é cortado.
A categoria Abacaxi
Baixa performance e baixo crescimento. Esse quadrante é chamado de abacaxi, devido à conotação negativa da palavra.
Ou seja, um abacaxi é um problema. Ao ter que lidar com um abacaxi, a empresa pode escolher entre liquidar, reduzir o investimento ou até reposicionar o produto. Muitas empresas tentam fazer esse reposicionamento do produto.
A grande importância
Como se pode ter percebido, a matriz BCG pode ser usada em vários segmentos de mercado. E embora seja mais usada por empresas de grande escala, pequenos e médios negócios podem tirar proveito dela.
Refletir sobre o ciclo de vida dos seus produtos de acordo com os quadrantes auxilia a traçar o seu negócio e a criar estratégias de investimento, pois fica mais simples saber onde colocar mais dinheiro, aplicar recursos e como efetuar uma eventual reformulação.
A implementação da análise da matriz BCG em uma empresa utiliza dados do mercado para tomar escolhas baseadas e corretivas, compreendendo o que produz rendimento para o negócio, como está o seu equilíbrio e como investir corretamente.
Os passos para aplicar o método
Cada empresa é diferente, mas existem passos que são passíveis de serem aplicados a qualquer empresa Por exemplo, um empreendimento que vende um relógio comparador centesimal pode aplicar a matriz BCG, bem como qualquer outro. E todos os passos são:
- Listar todos os produtos;
- Traçar os objetivos;
- Criar os quadrantes da empresa;
- Utilizar sempre os dados;
- Por fim, classificar os produtos.
Esses são os passos que precisam ser seguidos para implementar a matriz BCG. O seguimento dos passos pode acarretar o sucesso a qualquer empresa, mas é preciso ser exato na aplicação destes.
Considerações finais
Agora que se entendeu a importância e se compreendeu quais os conceitos constituem a Matriz, é necessário fazer a representação gráfica.
Antes, entretanto, entender que é necessário conhecer muito bem o seu portfólio de produtos e serviços, bem como as informações de cada um deles a respeito dos feedbacks do mercado. Isso é essencial para garantir que a avaliação seja correta.
Não deixe de investir bem na aplicação desse método. Além de trazer uma visão mais ampla aplicada nos processos, ele pode assegurar uma melhoria segura dos produtos da empresa.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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