A análise SWOT trata-se de uma ferramenta de gestão empresarial que é usada para realizar um planejamento estratégico e novos projetos.
Cada letra da sigla SWOT significa, respectivamente: strengths (forças), weaknesses (fraquezas), opportunities (oportunidades) e threats (ameaças). O termo também pode ser chamado de análise FOFA ou matriz SWOT.
Esse tipo de análise é uma das ferramentas mais populares utilizadas no marketing e tem como objetivo avaliar o cenário da empresa de banner para aniversário personalizado, antes que o projeto saia do papel.
Dessa forma, a empresa passa a adquirir mais chances de sucesso em suas vendas, auxiliando a mesma a tomar as suas decisões internas, frente aos colaboradores envolvidos no processo de análise.
Com a análise SWOT, a empresa consegue fazer uma escolha acertada, bem como passa a aprender e organizar suas ideias e projetos nos negócios de lavagem de tapete peludo, por exemplo.
Essa análise fornece um diagnóstico completo da situação empresarial e dos ambientes que circulam ao seu redor, auxiliando a diminuir os riscos e aproveitar as oportunidades de negociações que surgem.
Tem-se a informação de que esse método de análise foi criado na década de 1960 por Albert S. Humphrey, quando participou de um projeto do instituto de pesquisa da cidade de Stanford.
Anos depois de ser criado, a análise FOFA já passou por diversas reformulações para se adaptar às necessidades de cada projeto realizado pela empresa de blister plástico.
Hoje, é um método de análise muito popular nas organizações, porque é simples e rápido de aplicar e traz resultados efetivos para todo e qualquer planejamento.
As palavras que identificam o SWOT conseguem identificar quais análises precisam ser feitas. As forças e as fraquezas são a análise interna, ou seja, os pontos positivos e negativos da empresa ou do projeto que quer adotá-lo.
Esses fatores, em sua maioria, estão sob controle da empresa e podem ser alterados, diferentemente do ambiente externo.
Este, é analisado nas oportunidades e ameaças, englobando a análise de mercado, concorrentes de salgadinho de forno fit, fornecedores e até o ambiente mais amplo, como o político, econômico, social e também cultural.
O resultado da análise de todos os fatores resulta em uma matriz 2×2, chamada de matriz SWOT, que divide a análise entre fatores internos e externos, e positivos e negativos.
Quais fatores compõem a matriz FOFA?
Como identificado acima, uma matriz SWOT é composta por quatro elementos compondo o ambiente interno e externo da escola de maternal integral, tais como forças (strengths), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).
O ambiente interno
No ambiente interno da empresa, é possível ter o controle de tudo, como a capacidade intelectual dos colaboradores, tecnologia utilizada, ações de comunicação e marketing, bem como a cultura organizacional e como gerir os projetos.
E, dentro desse ambiente interno da corporação, é necessário avaliar diversos critérios. Alguns deles, são:
- A localização;
- O tempo de mercado;
- A reputação;
- Os recursos financeiros;
- As competências específicas da equipe;
- O marketing e a mídia;
- A gestão;
- O acesso à matéria-prima;
- A capacidade de operação de estufas para bolos;
- Os ativos, como os imóveis e os equipamentos;
- A qualidade da tecnologia;
- O atendimento ao cliente;
- A produção;
- A criação;
- O relacionamento estratégico com grandes empresas;
- O tráfego e o portfólio dos clientes.
Tais critérios são de grande importância para manter o funcionamento de todas as áreas da empresa sob controle.
As forças
As forças aqui analisadas se tratam dos fatores que fazem com que os clientes optem por determinado negócio e quais são as disponibilidades de recursos para a manutenção dos serviços ou produtos, como boleira de plástico simples.
As fraquezas
Já nas fraquezas, é necessário identificar que, às vezes, elas podem ser ruins para o negócio, por exemplo, os altos custos com transporte, com a manutenção de equipamentos e com o pagamento dos colaboradores.
O ambiente externo
Nessa etapa, entram os assuntos relacionados à política, crises econômicas, desastres ambientais, taxa de juros, concorrência ou mudanças na legislação e é essencial que a fábrica de cloro para piscina preste atenção a tudo que envolve o mercado.
De modo geral, alguns fatores que podem ser tratados como oportunidades ou ameaças envolvem clientes, fornecedores, concorrentes e barreiras de entradas para os que estão começando.
Além disso, os substitutos (quais soluções alternativas existem para os serviços), os intermediários (os quais existem no segmento), as entidades de classe e como elas se organizam.
Também é importante citar alguns aspectos que são interessantes observar no ambiente externo, como os projetos de lei, novos governantes e as correntes ideológicas, a inflação, níveis de consumo e a renda da população.
Assim como o crescimento da população, a natalidade e a escolaridade, as novas tecnologias, os processos operacionais e a automação, as crenças, valores, costumes e hábitos de consumo, a escassez da matéria-prima, catástrofes e aumento da população.
As oportunidades
As oportunidades indicam quais são as mudanças no mercado que, de alguma forma, podem ser positivas para o cliente, como fatores econômicos e as oportunidades que aparecem para favorecer os consumidores.
As ameaças
E, por último, a empresa tem as ameaças, que são definidas como um cenário no qual estão inseridos todos os fatores desfavoráveis.
Quais as principais vantagens da análise SWOT?
No momento em que são mapeadas as situações de risco e oportunidades no mercado, bem como os pontos fortes e fracos em relação à concorrência, é formado um quadro geral da corporação.
Além da visão geral, existem outras vantagens para o gestor que utiliza a análise SWOT, e elas também podem favorecer a organização de projetos na vida pessoal. Algumas dessas vantagens, são:
1. Posição estratégica
Ao analisar todos os ambientes e realizar o levantamento das características empresariais e pessoais, elas facilitam para que as pessoas e gestores identifiquem uma posição estratégica do negócio com o qual lidam.
Saber, no caso de uma empresa, como ela está posicionada no mercado, e comparar a sua atuação com as demais, é uma vantagem que pode ser analisada com a matriz FOFA.
2. Melhoria dos serviços e produtos
Para a marca, diante do levantamento de informações realizado para a matriz FOFA, outra vantagem é identificada e trata-se da possibilidade de realizar melhorias no portfólio de produtos e serviços do cliente.
3. Insights para solucionar problemas
É extremamente comum que dificuldades apareçam na matriz SWOT, principalmente quando os pontos fracos são identificados.
Seja na movimentação de processos internos, na distribuição de tarefas e na abordagem da empresa, as dificuldades identificadas durante a utilização da ferramenta de análise podem ser tratadas com ações específicas de solução.
Na parte pessoal, a pessoa também passa a ter insights que vão contribuir para identificar as suas dificuldades durante a elaboração de um projeto, como comprar um veículo novo.
4. Oportunidade para novos produtos
Com a matriz SWOT, as novas tendências para criar produtos também podem ser mapeadas, sempre lembrando que para a inovação não é preciso investimentos altos e quando são elaboradas melhores soluções, já é um passo para inovar.
5. Tomada de decisão estratégica
A análise da matriz SWOT pode ajudar na decisão estratégica de um cliente querer ou não abrir uma filial da empresa, por exemplo. Afinal, a função da ferramenta é mostrar um panorama geral da empresa.
Como aplicar SWOT na empresa?
Adotar esse método na sua marca é um processo consideravelmente simples. E um passo a passo de como implementá-lo é formado pelas seguintes etapas:
- Faça um brainstorm (discussão espontânea) com a equipe;
- Realize a análise dos fatores internos;
- Realize também a análise dos fatores externos;
- Monte a matriz SWOT;
- Faça uma avaliação da viabilidade do projeto;
- Transforme a análise SWOT em uma estratégia.
Seguindo essas dicas, se tornará possível otimizar os processos empresariais de forma bem-sucedida para obter-se um panorama geral do negócio.
Considerações finais
A análise SWOT é uma ferramenta prática e fácil de ser aplicada em toda e qualquer empresa. Além dela embasar a tomada de decisões, ela identifica e trabalha as fraquezas que talvez em algum momento tenham sido ignoradas.
De um outro lado, existem também as ameaças, que podem colocar os projetos por água abaixo, mas é possível diminuí-las.
Um grande benefício é que a análise SWOT permite conhecer a realidade geral da empresa, evitando fracassos nos negócios.
Essa ferramenta é utilizada não só para a tomada de decisões, mas também para conhecer mais profundamente o negócio e envolver os colaboradores, para buscarem informações, com o objetivo de elaborar os projetos internos.
O mundo digital é uma grande oportunidade para gerir projetos, e não uma ameaça, como muitos consideram, já que a nova tendência mercadológica é tornar os negócios físicos em versões eletrônicas.
Procure fazer da análise SWOT uma aliada para que a sua empresa se destaque junto aos concorrentes, pois ela auxilia a identificar ambientes internos e externos, onde os negócios se movimentam e podem trazer grandes mudanças.
Com a análise SWOT os investimentos são muito baixos, e a marca pode direcionar os recursos para outras áreas também muito importantes.