O orçamento de marketing é muito importante para que uma empresa possa divulgar seus produtos e serviços, sem prejudicar sua capacidade financeira, afinal, para trabalhar boas estratégias, é necessário fazer um investimento.
O orçamento converte o plano de marketing em números, e a organização precisa de um planejamento estratégico para estimar os valores e os gastos com precisão.
É necessário adaptar a verba de acordo com as necessidades e o faturamento do negócio, destinando parte dela para os objetivos em cada fase.
Negócios do mundo todo costumam reservar uma parte de suas receitas para o marketing, mas a quantia ideal vai depender de muitos pontos, como os objetivos da organização, seu público-alvo e as estratégias que vai trabalhar.
As empresas brasileiras costumam investir muito porque pertencem a um mercado extremamente competitivo. No entanto, esse investimento é feito com base em um planejamento prévio que ajuda a escolher os canais e as ações.
Mas além de entender o conceito de orçamento de marketing, as empresas precisam entender sua finalidade, quais são os gastos mais comuns, como definir o orçamento e conhecer alguns exemplos práticos.
Para que serve o orçamento de marketing?
O orçamento de marketing serve para garantir que os recursos da organização sejam usados da melhor forma dentro das estratégias. É assim que a companhia vai evitar desperdícios com ações que não trazem o retorno esperado.
Ele também é muito importante para a segurança do planejamento das perspectivas do negócio, pois faz uma comparação entre o planejado com as reais possibilidades.
É assim que uma autoescola que disponibiliza carta de motorista A e B vai determinar se tudo está dentro do previsto e se foi autorizado logo no início. Isso é fundamental para se certificar de que os recursos não estão sendo usados aleatoriamente.
Quais são os gastos de marketing?
O orçamento não é um número aleatório, e para que faça sentido, a companhia precisa planejar individualmente cada um dos gastos que quer bancar. Por essa razão, é necessário saber quais são os gastos de marketing do negócio.
Cada um tem suas próprias necessidades, no entanto, de modo geral, é muito comum que as organizações tenham que investir nos seguintes quesitos:
- Prestadores de serviços;
- Impressão;
- Anúncios digitais;
- Licenças de software;
- Eventos.
Não é sempre que uma organização tem condições de manter uma equipe capaz de fazer tudo internamente, por essa razão, acabam terceirizando a execução para agências e profissionais especializados. Por isso, eles precisam ser considerados no orçamento.
Muitos negócios, incluindo uma autoescola especializada em CNH PCD para moto , ainda trabalham com materiais impressos, como cartões de visitas, catálogos, folders e cartazes.
Em um período mais extenso, como um semestre ou até mesmo um ano, esse investimento se torna um pouco mais alto, principalmente quando a marca trabalha com impressões de alta qualidade, portanto, deve ser incluído no orçamento.
Os anúncios digitais estão em alta, principalmente em plataformas como o Google e o Facebook. Eles ajudam a promover publicações no blog empresarial, landing pages e páginas de produtos.
Esse tipo de anúncio é excelente para aumentar a visibilidade da marca e conquistar leads, assim sendo, é uma opção interessante de estratégia. Só que a empresa precisa de lances altos se quiser uma boa exibição, portanto, eles devem fazer parte do orçamento.
Mesmo quando a equipe de marketing da empresa trabalha de maneira estratégica, ainda assim esses profissionais vão precisar de softwares para realizar várias atividades.
Tendo isso em vista, é possível constatar que a companhia vai precisar investir em recursos relacionados ao seu negócio, seja para automatizar o marketing, reproduzir textos ou até mesmo tratar imagens.
Por fim, os eventos corporativos também fazem parte desse orçamento, visto que a organização precisa participar de feiras e exposições para expor seus produtos e serviços.
Se um lar de idosos particular quiser promover seu próprio evento, então deve incluir no orçamento gastos relacionados ao espaço, decoração, sonoplastia, buffet, brindes e segurança.
De que forma definir o orçamento de marketing?
O primeiro passo para planejar o orçamento de marketing é verificar qual é o planejamento estratégico para o próximo período. Isso porque a organização pode investir em estratégias para seu próprio crescimento, ampliar o público, entre outras possibilidades.
Compreender qual é a necessidade da organização é indispensável para saber alocar os recursos dentro do orçamento. Além do mais, a equipe poderá agir de acordo com as estratégias e objetivos da corporação.
Essa etapa também precisa determinar os recursos necessários para o projeto, como aumentar a equipe ou melhorar a infraestrutura. No geral, é necessário compreender esses pontos para que o orçamento consiga se adaptar às condições do projeto.
Depois que o planejamento estiver em ordem, uma auto elétrica próximo deve direcionar os esforços de acordo com seus objetivos.
Se a empresa quiser estender seu relacionamento com os clientes atuais, precisa desenvolver novos produtos e serviços que façam essas pessoas avançarem na jornada de compra para adquirir itens exclusivos.
As estratégias precisam conduzir para as metas determinadas, independentemente de serem para os próximos meses, semestre ou ano. Nesse sentido, é necessário considerar os principais canais de comunicação que serão utilizados.
A escolha vai se basear nas características da persona para que o negócio escolha as redes sociais onde vai interagir com o público e as campanhas que convertem a audiência.
Quanto ao método orçamentário, precisa ser baseado nas metas de marketing. A organização vai definir o orçamento total para o setor e ele será alocado em diferentes categorias.
Entre as mais comuns estão publicidade, mídia digital, eventos, entre outros que pertencem ao planejamento. Em seguida, a organização vai determinar qual é o melhor método orçamentário para alcançar seus objetivos.
Por exemplo, se um negócio que atua fazendo mudanças com montagem e desmontagem quiser aumentar as vendas, pode usar um orçamento baseado nas receitas ou no retorno sobre os investimentos.
Outra dica para fazer o orçamento de marketing é dividi-lo ao longo do tempo, podendo ser mês a mês, trimestralmente ou semestralmente.
O ideal é avaliar o melhor formato para fazer a divisão adequada, com base nos objetivos que a companhia quer alcançar.
Também é essencial fazer as revisões no orçamento ao longo do ano para otimizar e reduzir os gastos. A corporação pode fazer isso se surgirem inovações que vão aumentar a quantidade de leads, por meio de um custo menor.
Se elas forem adotadas, a empresa pode destinar recursos para outro departamento que seja importante em seu cotidiano.
A melhor forma para uma entidade que oferece aulas de carros para habilitados fazer isso é acompanhando as tendências de marketing e visualizando métricas que sejam relevantes para cada área ou setor.
Outra dica é adotar uma ferramenta CRM para visualizar melhor as informações e fazer os ajustes com eficiência.
Exemplos de orçamento de marketing
As startups são empresas que precisam de um bom orçamento de marketing, principalmente quando estão na fase de aceleração, pois elas precisam conquistar o máximo de clientes possível.
Porém, muitas dessas empresas não possuem a verba necessária desde o início, desse modo, o orçamento precisa saber fazer mais com menos, por meio de técnicas como Growth Hacking, focado em crescimento e inovação.
É assim que a organização vai usar os recursos de maneira criativa, e em vez de guiar o orçamento por percentagens de receita, vai decidir os gastos com foco nos objetivos de curto prazo.
Por exemplo, uma empresa que realiza renovação simplificada CNH pode aumentar em 40% sua base de clientes em 6 meses.
Mas também existe o orçamento de marketing para grandes corporações, e seu grau de complexidade é muito maior, pois precisa considerar dados históricos, porcentagem de receitas e comparação com os concorrentes.
Por essa razão, muitos segmentos trabalham em cima de uma porcentagem padronizada pelos grandes players do mercado.
É fundamental lembrar que existe uma disputa acirrada pela liderança, o que exige que as grandes organizações sigam as referências do mercado e passem a investir mais e melhor do que seus concorrentes.
Por exemplo, para atrair o público que está pesquisando sobre internação para pessoas drogadas agendar , uma grande rede de hospitais precisa destinar verbas para ações de fidelização e retenção, em vez de focar apenas na aquisição de clientes.
Considerações finais
Como foi abordado ao longo do texto, estabelecer o orçamento de marketing é essencial para usar o dinheiro de maneira estratégica e alcançar os resultados esperados sem desperdício.
Ele pode responder a diferentes períodos, dependendo das características do negócio e dos objetivos que ele quer atingir.
Seja qual for a necessidade da empresa, trabalhar as estratégias de marketing por meio de um orçamento bem definido é a melhor forma de cuidar das finanças, sem perder boas oportunidades de divulgação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento , onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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