citrato de sodio

Quais são os benefícios do citrato de sódio?

O citrato de sódio é uma das principais substâncias presentes no mercado atualmente, utilizado na fabricação de diversos alimentos e até mesmo na confecção de produtos da atualidade, nos quais, são consumidos por milhares e milhares de pessoas todos os dias.

Um dos estabilizantes naturais e anticoagulantes mais famosos e usados no mundo todo, o Citrato de Sódio, é certo de se afirmar que tal substância já foi consumida por pelo menos 90% da população mundial, porém, nem 20% da mesma sabe de tais dados, muito menos de sua existência. 

O citrato de sódio é um pó cristalino, no qual tem sabor salgado e é inodoro de coloração branca. Ele é muito usado em diversas áreas, mas principalmente pelas indústrias alimentícias, um exemplo disso, é na fabricação de refrigerantes ou energéticos, e também é muito utilizado na produção de diversos consumos e produtos domésticos, como shampoos ou condicionadores, nos quais, o uso do citrato de sódio é fundamental e indispensável.

Seu principal uso nos alimentos está na fabricação de energéticos e refrigerantes, como já foi citado acima, por conta de diversos fatores e características, nos quais só conseguimos achar no citrato de sódio nos quais você irá descobrir mais abaixo!

Propriedades do citrato de sódio

Sendo um composto solúvel em água, e como foi citado anteriormente, tendo como características principais agir como estabilizante natural, anticoagulante, além de também ser um gelificante, o citrato de sódio também pode ser utilizado, além dentro da área que estas características citadas englobam, para impedir variações de pH, e regular a acidez de diversos alimentos. 

Isso se dá por conta de que, o citrato de sódio, além de todas as características já citadas, também pode ser classificado e usado como um agente tamponante, que resumidamente, é um agente que consegue controlar o pH e acidez de certas substâncias.

Além do seu grande papel nas indústrias alimentícias, o mesmo também tem sua vez na área de saúde, ajudando em exames nos quais avaliam a coagulação sanguínea, por conta de que, o sódio, presente no citrato de sódio, consegue separar o plasma do sangue, permitindo assim, a análise individual do mesmo, algo que pouquíssimas substâncias conseguem fazer na atualidade.

Para que serve?

Por conta das suas milhares de propriedades e características, nas quais foram citadas acima, o citrato de sódio é totalmente necessário na fabricação de alimentos, nos quais têm como origem a láctea, podendo ser citado como exemplo os: energéticos, sucos de soja, queijos, iogurtes, isotônicos, entre diversos outros alimentos fabricados com a láctea.

Além disso, também podemos citar sua exigência na fabricação de refrigerantes, inclusive os que apresentam e entregam o sabor limão ou cítrico, por conta do sabor ácido que o citrato de sódio apresenta, no qual acaba se tornando também uma de suas principais características e usos.

Também é importante citar que, o citrato de sódio é muito utilizado na fabricação de gelatinas, inclusive as caseiras! Nas quais, milhares e milhares de pessoas já aderiram como fazer a fabricação das mesmas, por conta de ser bem simples e prático, dando uma utilidade totalmente diferente para a substância.

Por conta de todos os dados citados até o mesmo, é certo de se afirmar que, pelo menos 90% da população mundial já consumiu ou utilizou de produtos, nem que seja em pouca quantidade, que contenham citrato de sódio, no qual é utilizado em diversos alimentos consumidos por toda a população, como refrigerantes, ou até mesmo dos produtos que utilizam do mesmo, como os shampoos e condicionadores.

Mas como o citrato de sódio é fabricado?

Agora que já foi citado todas as características e usos do citrato de sódio na atualidade, além da sua grande importância para a população mundial, é de suma importância que expliquemos como funciona a fabricação do citrato de sódio, no qual tem diferentes maneiras de se obter o mesmo.

A substância denominada como citrato de sódio é, de maneira bem resumida, o sal tribásico do ácido cítrico, podendo ser obtido através da neutralização do ácido cítrico, utilizando uma pura fonte de sódio. Tais fontes de sódio podem ser: o tão conhecido bicarbonato de sódio, ou também o carbonato de sódio, e até mesmo o hidróxido de sódio, podendo ter assim, diversas variações na sua fabricação, como foi citado mais acima.

Com isso, é certo de se afirmar que já citamos tudo que é necessário de se saber sobre o citrato de sódio, uma substância na qual, milhares e milhares de pessoas acabam consumindo todos os dias, seja por alimentos, ou de outros produtos, mas sem sequer saber!

Além disso, também é importante se dizer que o citrato de sódio é uma substância muito importante na vida de toda a população mundial, por conta do mesmo ser fundamental de diversos produtos, que são utilizados todos os dias, por milhares e milhares de pessoas, de todas as faixas etárias e classes sociais

Além de também, é importante citar que a substância já está ganhando seu devido papel na casa de diversas pessoas, por conta das mesmas descobrirem a sua utilização na fabricação caseira de gelatinas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *