12

Você sabe dizer quais são as bebidas mais indicadas para acompanhar uma pizza? Se você pretende dar um evento envolvendo pizzas, então deve aprender as melhores combinações para surpreender os seus convidados.

Por exemplo, suponha que você contrate um rodízio de pizza em domicílio no Rio de Janeiro para a sua festa de aniversário ou festa de casamento. É importante se preparar para comprar as bebidas certas para a combinação.

Mas quais são as bebidas mais indicadas para acompanhar uma pizza? É o que veremos a seguir. Por isso, siga a leitura!

Quais são as bebidas mais indicadas para acompanhar uma pizza

Nós podemos separar os tipos de bebidas que combinam bem com pizza em três grandes grupos: os gaseificados (refrigerantes), os alcoólicos (vinho e cerveja) e os doces (sucos).

Cada um pode combinar melhor com um tipo de recheio e até mesmo de massa. Por isso, é importante entender as combinações para fornecer o melhor para os seus convidados. Veja abaixo!

Refrigerante

Uma das principais bebidas para acompanhar uma pizza é o refrigerante. Afinal, quem nunca sonhou com uma pizza deliciosa e um copo de Coca-Cola ou Guaraná geladinho?

O refrigerante é uma opção que agrada dos adolescentes até os adultos. Mesmo crianças gostam, mas normalmente os pais não deixam que elas bebam o refrigerante.

O “problema” da bebida, no entanto, é que ela tende a estufar o estômago na hora de comer por causa dos seus gases. Assim, a pessoa se sente um pouco mais “cheia”.

Para quem está fazendo uma festa e quer economizar, pode ser uma boa opção pois além de ser mais barato que as outras opções, ainda colabora para que os convidados comam menos.

Vinho

O vinho é uma das principais combinações de pizzas. No entanto, além de saber quais são as bebidas mais indicadas para acompanhar uma pizza, é importante entender as diferentes variações do vinho.

Por exemplo, o vinho tinto e o vinho branco contam com sabores bem diferentes. Além disso, mesmo entre eles há grande diferença de sabores. As pizzas de embutidos, como calabresa ou pepperoni, combinam mais com vinhos intensos, como o Cabernet Sauvignon. Já a pizza de quatro queijos pede por um pouco mais de suavidade e o vinho branco Chardonnay é uma excelente opção para esse momento.

A pizza portuguesa costuma misturar muitos ingredientes diferentes: muçarela, presunto, palmito, ovos, ervilha e cebola. Algumas levam até mesmo bacon! Por causa disso, um vinho mais equilibrado pode ser um contraponto ideal, como um vinho de médio corpo usando a uva Merlot.

Cerveja

Nem todo mundo que gosta de álcool curte um vinho. Para muitos brasileiros, a cerveja ainda é a bebida preferida na hora de combinar com a pizza.

No entanto, aqui entra a mesma problemática do vinho: são vários sabores diferentes de pizza e muitas cervejas distintas, o que faz com que seja necessário entender quais são as bebidas mais indicadas para acompanhar uma pizza.

Uma pizza de embutidos, como calabresa ou pepperoni, pede por uma cerveja bem lupulada, com amargor e refrescância, como as american pale ou american IPAs. Já uma pizza simples de muçarela combina melhor com uma cerveja que tenha um amargo um pouco menor, como as pilsen.

Se a sua pizza for de frango, a melhor opção é harmonizá-la com uma cerveja feita à base de malte, como as pales ales belgas. Já uma pizza de atum, que é bem mais leve, pode combinar muito bem com uma bitter inglesa.

Caso não seja possível investir em cervejas com esse tipo de detalhamento, ou seja, em investir em uma bitter inglesa ou american IPA, o ideal é tentar optar por aquela marca nacional com melhor qualidade.

Vale a pena fazer uma pesquisa leve antes de comprar a cerveja do seu evento ou do seu jantar. Se for uma refeição simples, em um momento para dois, investir um pouco mais em uma cerveja de qualidade faz toda a diferença.

Suco

O suco também é uma bebida muito tomada em harmonia com a pizza. No entanto, é importante ter alguns cuidados para evitar atrapalhar o gosto da comida. Isso porque o suco pode ficar doce demais em alguns casos, se errarmos na quantidade de açúcar.

Por isso, é importante garantir, em primeiro lugar, que o suco terá um aspecto mais refrescante do que doce e que o açúcar estará controlado.

Em segundo lugar, é importante entender que cada suco tem as características da sua fruta ou vegetal. Por exemplo, um suco de laranja ou limão é bem mais ácido, sendo recomendado para pizzas de sabores mais complexos, como a portuguesa e a de quatro queijos.

Já um suco de vegetais costuma ser mais denso, funcionando melhor com uma pizza de sabor mais intenso, como o de calabresa.

E aí, aprendeu quais são as bebidas mais indicadas para acompanhar uma pizza? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião!

Responder

Deixe uma resposta