Você conhece os tipos de doenças vasculares?

Aqui neste texto vamos tirar suas dúvidas sobre quais os tipos de doenças vasculares existem, os principais sintomas e causas. Para isso, vamos começar do começo, ou seja, vamos explicar para você o que é uma doença vascular.
Até agora sabemos o que um cirurgião vascular faz e quais doenças trata. Mas sabia que nem todas as doenças vasculares são tratadas por esse tipo de profissional?
Há aquelas doenças tratadas pela especialidade da Angiologia. O profissional desta área trata o sistema circulatório, os vasos linfáticos e sanguíneos. A verdade é que as duas especialidades se confundem, pois ambas podem tratar dos sintomas de doenças vasculares.
Na prática, quando o paciente necessita de intervenção cirúrgica, o caso passa a ser tratado pelo(a) cirurgião.
Afinal, quais são essas doenças tão populares entre os brasileiros, que afetam principalmente uma parcela da sociedade feminina?
Doenças vasculares: conheça as principais
As doenças vasculares, por definição, são todas aquelas que afetam a circulação do sangue no sistema, atingindo principalmente os membros inferiores, superiores e cabeça.
Uma doença vascular é diagnosticada quando há qualquer tipo de alteração ou obstrução nos vasos sanguíneos, no sistema arterial ou no sistema linfático.
Sistema linfático
O sistema linfático é responsável por drenar a linfa, um fluido dos tecidos corporais. É o fluido que elimina impurezas durante nosso metabolismo.
Doenças deste sistema acontecem quando essa drenagem não é feita sozinha pelo corpo. É daí que surgem tratamentos como a drenagem linfática, que consiste em uma massagem totalmente manual para estimular o corpo a eliminar esses fluidos, eliminando a sensação de peso e cansaço nas pernas, este, um sintoma de doença vascular.
A linfedema é outra doença que atinge o sistema linfático. Ocorre quando há obstrução de vasos linfáticos, causando inchaço na região.
Outras doenças do sistema linfático
- Lipedema
- Celulite
- Lipedema
Sistema venoso
O sistema venoso é responsável, basicamente, pela boa circulação do sangue nas veias. O sistema é dividido em dois: o sistema venoso profundo e o superficial. Mas isso é assunto para outro post.
Por se tratar do sistema circulatório do sangue, você já imaginou que as doenças que afetam esse sistema são perigosas e requerem sua atenção ao menor sinal de problema.
As doenças acometidas por esse sistema são as mais comuns, como entupimento de veias, veias dilatadas, tortas.
Sobre a insuficiência venosa crônica, as famosas varizes, que nos proporciona um senso estético muito grande, principalmente entre as mulheres, sim, mas a verdade é que as varizes indicam muito mais que uma simples questão de beleza. Pois, é um sintoma de doença vascular.
Uma vez que, assim como o nome clínico indica, trata-se de veias dilatadas e insuficientes, ou seja, o sangue não está correndo bem nas veias atingidas. Nos casos mais graves pode causar trombose, que é o aumento de placas de gordura nas paredes das veias.
Trombose Venosa
A trombose, conforme mencionado acima, é a formação de coágulos e placas de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, isto é, nas veias.
É aí que mora o perigo. Porque esse coágulo pode se desprender e ir para o pulmão, causando embolia pulmonar.
E isso pode ser fatal!
Entendeu porque as varizes devem ser levadas a sério? Não apenas como uma questão de beleza ou de idade.
Obesidade, histórico familiar e mobilidade reduzida são as causas mais comuns do surgimento da trombose.
Outras doenças do sistema venoso
- úlceras venosas
- microvarizes e vasinhos
- trombofilias
- tromboflebite
Sistema arterial
Por último, mas não menos importante, esse é o sistema que garante o bom funcionamento das artérias e que exige nossa atenção ao menor sintoma para não sermos atingidos com doenças vasculares.
Responsável por transportar sangue para o pulmão através da artéria aorta para todo o corpo.
Já deu para entender como esse sistema é igualmente importante e exige cautela se acometido por alguma doença, e como requer total atenção de um especialista.
Doenças vasculares no sistema arterial
O sistema arterial é frequentemente acometido por aterosclerose, que deixa as veias rígidas e estreitas, tão estreitas que podem até mesmo bloquear a passagem do sangue. Quando há esse bloqueio, é quando ocorre o infarto, pois não há o devido retorno de sangue para o coração.
A doença mais comum que atinge o sistema arterial é o AVC, Acidente Vascular Cerebral. Esse acidente decorre da estenose da carótida que vem da obstrução das artérias carótidas que não transportam sangue do coração para o cérebro como deveria.
O aneurisma também é uma doença comum e perigosíssima causando uma dilatação fora do normal de uma artéria, que por sua vez enfraquece a parede dos vasos sanguíneos podendo causar uma hemorragia.
Outras doenças do sistema arterial
- tromboses arteriais
- aterosclerose
- pé diabético
- úlceras arteriais
Bom, como citamos aqui, doenças vasculares podem ser perigosíssimas se não tratadas a tempo e com a devida atenção. Mesmo as varizes que, a primeiro momento não apresenta maiores problemas, mas que pode sim ocasionar algo pior.
Portanto, esperamos que esse artigo tenha sido útil para você e que possa compartilhá-lo para que outras pessoas possam saber mais sobre as doenças vasculares.




