Conheça a importância da matemática e estatística para o marketing digital

O marketing digital se transformou em uma das principais formas de alavancar as vendas de uma empresa. Grandes companhias têm equipes bem capacitadas para deixar a marca com boa exposição dentro das plataformas online. Esses times grandes de marketing contam com uma equipe interdisciplinar com conhecimentos muito diversificados.

Não é mais possível trabalhar com um bom marketing digital sem ter pessoas capacitadas a analisar as questões de números e métricas que estão na internet. Por isso, o marketing digital precisa da matemática para ter resultados que de fato vão transformar o alto investimento feito na área em crescimento do negócio.

Mas não são apenas nas grandes empresas que as equipes são interdisciplinares. Há conceitos essenciais para o trabalho nas menores companhias e até para os microempreendedores que usam a internet para apresentar o seu negócio aos clientes. Sem entender essas ideias, a chance do produto dar certo é muito menor.

Se você se encaixa em algum desses cenários e quer entender melhor isso, não se desespere! A matemática pode parecer um “bicho-papão” para muitos, mas conhecer alguns conceitos básicos podem fazer a diferença na rotina de trabalho.

Como a matemática e a estatística ajudam no marketing digital?

Para entender um pouco mais sobre esse ponto, reunimos aqui cinco setores onde a matemática e a estatística são fundamentais para o marketing digital bem feito. São formas que mostram na prática onde os números, contas, planilhas e gráficos fazem a diferença no dia a dia de uma equipe. Conheça elas a seguir:

Definir o público-alvo

Quais são os passos para definir o público-alvo? Primeiro, é preciso entender o mercado em que o negócio está inserido. Para isso, é necessário muita pesquisa e estudo de métricas para entender qual é o nicho para quem esse produto será direcionado. Se essa etapa for bem feita, os primeiros passos serão melhor direcionados.

Por mais bem feito que um anúncio esteja feito em alguma rede social, não há vendas dando certo se o público-alvo não está de acordo com a realidade do produto. Não adianta fazer publicidade de um produto para pessoas que não estejam interessadas nele. Por isso, analisar os dados desse nicho vai fazer a diferença no início.

Construir uma persona

Elaborar uma persona é um passo complementar da definição do público-alvo, mas que também exige muita análise e estudo de mercado e de consumo. Construir uma persona é tirar um perfil de um comprador inserido no público-alvo e entender as características de consumo dele.

Analisar os dados de compra, de como esse consumidor age na hora de pesquisar e fechar a compra, de qual rede social ele usa para comprar. Tudo isso exige muito estudo de dados e números. Uma persona otimizada significa melhor comunicação com o público e, consequentemente, mais vendas.

Análise de SEO

O analista de SEO é uma das pessoas essenciais de qualquer equipe que atua com negócios digitais. É ele que vai estudar as métricas que mostram quais são as tendências de pesquisa que tenham relação com o produto ou serviço vendido. A partir desses dados, ele pode criar relatórios que vão mostrar como a empresa precisa agir para conseguir expor sua marca ao público que busca por determinada palavra-chave.

Assim, a equipe de marketing digital começa a trabalhar em cima desse objetivo e tenta melhorar as suas posições nos motores de pesquisa, como o Google. Quanto melhor colocado ali, maiores são as chances de exposição da marca a potenciais consumidores.

Analisar, colher e melhorar métricas e resultados

São diversas formas de analisar todos os resultados de uma empresa e como o desempenho está ligado a cada uma das ações realizadas. Colhendo esses dados é possível verificar o que deu certo e deve ser repetido e o que deu errado e não deve ser prioridade para os próximos passos.

Essas estatísticas são essenciais para o crescimento do produto e maior visualização dele na internet. A partir delas, a equipe de marketing digital consegue se planejar para direcionar o conteúdo e o investimento de suas campanhas.

O investimento valeu a pena?

Hoje em dia, é praticamente obrigatório ter despesas com anúncios pagos para as redes sociais do Facebook e para o Google e YouTube. Esses anúncios são a melhor forma de expor a marca na internet, por isso uma parte importante do orçamento é dedicada a eles. Para saber se esse investimento valeu a pena, vale fazer o cálculo de matemática básica que é o “Retorno Sobre Investimento”, também conhecido como ROI.

As contas são muito simples: basta subtrair o faturamento da campanha com o que foi gasto com ela e dividir também por esse valor que foi investido. Assim, dá para medir o quanto uma campanha valeu a pena e traçar as estratégias para as próximas.

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