O employer branding é o processo de posicionar uma empresa como um empregador desejável que divulgue os resultados da empresa nas mídias e perfis sociais.
O termo foi criado por especialistas em marketing no início dos anos 2000 e desde então tem crescido para abranger muitos aspectos da relação empregador-candidato.
A marca do empregador pode ser um dos aspectos mais difíceis do recrutamento e do RH, pois geralmente envolve um elemento de marca que é amplamente subjetivo a depender do mercado.
Os empregadores de uma loja de dispersor de tinta, por exemplo, precisam atrair os melhores candidatos para preencher seus cargos em aberto, mas como eles o fazem depende deles.
Os empregadores podem criar uma marca de empregador que seja aspiracional, populista ou em algum lugar no meio, que pode mudar dependendo do tipo de pessoa que eles estão tentando atrair.
A marca do empregador é o processo de construção da reputação de uma empresa como um empregador de alta qualidade, que está engajado com os projetos do negócio.
Desse modo, a marca do empregador é uma parte fundamental da aquisição de talentos e a marca do empregador pode ser feita tanto de forma ativa quanto passiva.
Inclusive, a marca do empregador ativo inclui coisas como brochuras da empresa, mídia social, vagas de emprego, sites de carreira e postagens em blogs para a internet fixa empresarial.
Em suma, a marca passiva do empregador é que os colaboradores contribuem com a promoção da empresa como empregador em todas as comunicações externas, como no website, canais de mídia social e no conteúdo de comunicações pessoais.
Qual é o conceito de employer branding?
Os candidatos ao emprego estão se tornando cada vez mais seletivos sobre qual companhia eles escolhem para trabalhar.
As empresas não têm outra escolha senão investir mais tempo e esforços na marca do empregador para garantir que elas possam atrair os melhores talentos para trabalhar em uma empresa de energia solar Macaé, por exemplo.
O objetivo principal da marca do empregador é criar uma percepção positiva da empresa ou organização. Ele ajuda a aumentar a lealdade, atrair talentos e aumentar a satisfação do cliente.
É importante ter em mente que não é suficiente ter apenas um slogan ou um logotipo da empresa, nem que seja para fazer uma barraquinha para festa junina.
As organizações precisam mostrar o que podem oferecer aos funcionários potenciais, tais como segurança no emprego e um bom equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Um dos canais mais populares para a marca do empregador é a mídia social.
O employer branding é a forma como uma empresa se apresenta de uma perspectiva positiva aos empregados, ao público e a outros empregadores. A imagem de marca do empregador é mais do que uma estratégia de recrutamento.
O objetivo é criar uma boa imagem pública e reputação, seja na mídia, na internet ou entre funcionários em potencial. O employer branding pode ser feito utilizando uma variedade de mídias, tais como mídia impressa, rádio, televisão, websites e mídias sociais.
A marca do empregador é um processo de criação e gestão da imagem de um empregador no mercado. As marcas de maior sucesso no mundo são aquelas que mostram que podem ser confiáveis para o desenvolvimento pessoal.
Qual é a importância do employer branding?
O employer branding é uma estratégia de marketing que uma empresa pode utilizar para se diferenciar da concorrência. No entanto, também é uma forma de atrair e recrutar os melhores talentos do mercado.
Quanto mais atraente a empresa for para os futuros funcionários, maior a probabilidade de que eles sejam bem-sucedidos no mercado.
Uma marca de empregador forte também terá um impacto favorável nas taxas de retenção de uma empresa que instale sacada de vidro para apartamento, por exemplo.
Hoje em dia, há muitas pessoas procurando novos empregos e a competição por candidatos de alto nível é dura.
É por isso que o employer branding pode ajudar a atrair os candidatos que estão seriamente interessados em encontrar um empregador do qual possam se orgulhar.
A marca do empregador é o processo de influenciar a percepção pública de um empregador. Isso pode ser feito através de estratégias de marketing e comunicação, tais como canais digitais, mídia social e eventos.
Os empregadores devem estar atentos à pegada digital para garantir que a marca seja consistente em todas as plataformas. O employer branding é uma estratégia-chave para que os empregadores atraiam talentos.
Como aplicar para atrair e reter talentos
Os empregadores precisam adotar uma abordagem inclusiva para atrair e reter talentos dentro do mercado de trabalho de isolamento acústico para exaustores, por exemplo.
Isso inclui a contratação de uma força de trabalho diversificada, fornecendo treinamento para ajudar os funcionários a crescer, implementando programas que atendam às necessidades do local de trabalho e desenvolvimento profissional.
Sendo assim, os empregadores precisam ser proativos no desenvolvimento de um local de trabalho inclusivo, seja ele para vender bateria automotiva Canoas ou para oferecer um serviço financeiro de grande relevância para as vidas pessoais.
Eles também devem estar cientes da cultura da empresa, pois ela pode estar enviando mensagens que podem dissuadir certos grupos de se candidatarem ou permanecerem no local de trabalho.
Os empregadores também devem ter certeza de que estão tratando todos os funcionários da mesma maneira. Eles devem buscar a contribuição dos funcionários para ter uma noção do que eles gostam e do que gostariam de ter no local de trabalho.
É fundamental que os empregadores adotem uma abordagem proativa para serem inclusivos e reconhecerem as necessidades dos empregados que trabalham com braquete porcelana Morelli, por exemplo.
É importante saber como atrair e reter talentos em uma empresa, já que são os colaboradores que estão presentes no dia a dia da empresa pensando o que fazer para impulsionar mais negócios.
Considerações finais
Nos dias de hoje, é crucial para as empresas compreenderem que os funcionários são a chave para o sucesso, já que são eles que estão todos os dias no escritório ou na fábrica para desenvolver o negócio.
Dessa forma, é correto afirmar que os colaboradores sabem melhor do que ninguém quais são as oportunidades e fraquezas que um empreendimento enfrenta para alcançar um determinado objetivo.
Uma das formas mais importantes de uma empresa poder fazer isso é ter um ambiente de trabalho favorável aos funcionários. Por isso, os benefícios de ter uma empresa focada nos colaboradores são:
- Maior produtividade;
- Maior engajamento dos funcionários;
- Aquisição de talentos;
- Divulgação e boa imagem no mercado;
- Menores problemas com demissão ou justa causa;
- Maior integração e comunicação entre os setores.
Um ambiente de trabalho favorável aos funcionários não significa apenas dar aos funcionários uma sala de descanso e estar disponível para os intervalos do almoço.
Significa dar aos funcionários a oportunidade de crescer e realizar um potencial através de sessões de treinamento contínuas, permitindo que eles cresçam em diferentes posições e proporcionando a oportunidade para que assumam projetos fora da descrição de cargo.
Uma corporação com práticas favoráveis aos funcionários verá uma maior retenção de funcionários e menores taxas de rotatividade, o que garantirá que a empresa tenha uma força de trabalho consistente por um longo tempo.
É imprescindível que uma empresa esteja focada nos funcionários porque são as pessoas que são a espinha dorsal de uma empresa. São as pessoas que garantirão o sucesso e a boa reputação do negócio.
Tratar os funcionários com respeito, dignidade e justiça são algumas das maneiras de garantir que uma empresa tenha uma boa reputação.
Uma empresa deve ser capaz de demonstrar empatia e compreensão quando se trata dos funcionários, pois isto leva a um ambiente de trabalho mais produtivo e motivador para que os profissionais de diferentes setores possam desenvolver-se.
Além disso, uma empresa deve certificar-se de que os funcionários estejam cientes dos valores e da ética da empresa, pois isso pode ajudá-los a compreender que ações devem tomar em determinadas situações.
Algumas pessoas podem pensar que estar focado nos funcionários é uma despesa desnecessária para uma empresa, mas isso pode realmente economizar muito dinheiro para o negócio.
Um dos principais benefícios de estar focado no empregado é que pode ajudar a aumentar a reputação do empregador aos olhos dos clientes potenciais, já que eles poderão ver compromisso e responsabilidade com os processos internos da empresa.
Por exemplo, se uma empresa está focada nos funcionários, os clientes podem estar mais inclinados a confiar negócios a eles por enxergar processos de valor e de confiança.
Quando os consumidores confiam em uma marca, é mais provável que eles gastem mais dinheiro com eles. É por isso que as empresas que estão focadas nos funcionários veem um maior retorno sobre o investimento.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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