19

POR QUE FAZER EXERCÍCIO FUNCIONAL

Exercício funciona – Fugir do sedentarismo é cada vez mais essencial para quem busca não apenas uma melhoria na aparência, mas também uma vida mais saudável e mais energia para encarar o dia a dia, além de maior capacidade para encarar atividades diárias. Dessa forma, o exercício funcional vem se popularizando cada vez mais.

O QUE É O EXERCÍCIO FUNCIONAL?

Desenvolvido com as necessidades de quem o pratica em mente, o exercício funcional nada mais é do que uma estratégia de treino focada naquilo que o aluno precisa. Dessa forma, raramente ocorrerão repetições, e o treino desenvolvido para um aluno não é o mesmo do que para outro.

Estão inclusas na lista de exercício funcional atividades como pilates, saltos, giros, circuitos, agachamentos, corridas e o uso de diversos equipamentos.

Na hora de montar o treino, o instrutor leva em conta as necessidades do aluno, a razão pela qual ele se inscreveu para o treino, e também seu condicionamento. Assim, enquanto alguns alunos utilizarão aparelhos e pesos, outros usarão o peso do próprio corpo. Enquanto uns se focam em uma postura mais alinhada, outros buscam uma queima calórica mais intensa.

A ideia principal pela qual se baseiam os exercícios, no entanto, é se valer de movimentos naturais do ser humano, trabalhando o equilíbrio e o condicionamento.

BENEFÍCIOS DO EXERCÍCIO FUNCIONAL

Como são planos desenvolvidos especialmente para os alunos, baseando-se em movimentos que são naturais do próprio corpo, os treinos com base em exercício funcional são altamente benéficos para todos os alunos.

Dentre os benefícios, podemos citar alguns destaques:

1.      Trabalha o corpo todo

Ao contrário de sessões de musculação, por exemplo, que trabalham apenas uma parte do corpo por vez, o exercício funcional busca trabalhar diversos grupos musculares ao mesmo tempo.

Além disso, ele trabalha também o equilíbrio, a coordenação motora e a flexibilidade, além de auxiliar o sistema cardiorrespiratório.

2.      Trabalha a coordenação e a concentração

Séries de exercício funcional são rápidas, porém complexas. Isso significa que a mente deve estar sempre focada em equilibrar o corpo e desenvolver a tarefa de maneira correta. Esse estímulo na concentração pode ser essencialmente importante para idosos que buscam por esse tipo de treinamento, por exemplo.

3.      Melhora a postura

Uma boa postura está associada de diversas formas em uma melhor qualidade de vida, desde em situações óbvias, como melhora em dores locais, como no alinhamento de musculatura e órgãos internos, melhorando a digestão, o sono e outras atividades.

O treino com exercício funcional é capaz de fortalecer os músculos do tórax responsáveis por manter a coluna reta, além de desenvolver no indivíduo o hábito de alinhar o quadril e constantemente contrair o abdômen, postura exigida para os exercícios.

Isso, por sua vez, melhora a postura e a qualidade de vida.

4.      Melhora a flexibilidade

Séries de exercício funcional, ao contrário de musculação e exercícios aeróbicos, exigem uma maior amplitude nos movimentos. Isso desenvolve a flexibilidade do indivíduo de maneira natural, uma vez que a rotina de treinos exige esses movimentos.

5.      Emagrece rapidamente

Uma vez que o exercício funcional é desenvolvido com base nas necessidades do aluno, seu objetivo afeta diretamente os efeitos do treino em seu corpo.

No entanto, se o objetivo do aluno é emagrecer, é notável como esse tipo de treino pode ser eficiente para garantir a perda de peso de maneira ágil.

Isso se dá graças à intensidade do treino intervalado, juntamente com a capacidade que a modalidade tem de trabalhar o corpo inteiro de uma só vez, em oposição a outras formas de exercício, que exigem diversas séries diferentes em várias máquinas, que trabalham apenas partes isoladas do corpo.

6.      Pode ser praticado por qualquer um

Se você já é uma pessoa ativa, e busca um treino de alta intensidade, o exercício funcional pode se adequar para você.

Agora, se você busca por essa prática para escapar de um quadro de sedentarismo, não precisa se preocupar. Um instrutor irá, aos poucos, aumentando a intensidade dos exercícios, que começarão simples. Dessa forma, seu condicionamento será trabalhado aos poucos, e você desenvolverá as habilidades necessárias para treinamentos mais intensos.

Além disso, o exercício funcional é muito buscado também por idosos, que, ao chegarem nesse momento da vida, precisam se manter ativos, mas precisam de uma série de treinos desenvolvida especialmente para levar em conta suas limitações, e, ao mesmo tempo, trabalhar para que consigam seguir com suas atividades rotineiras de maneira saudável.

Além disso, para idosos em específico, treinos musculares relacionados à postura são essências para manter a massa muscular da coluna em boas condições, evitando dores nas costas e impedindo a perda óssea da região.

FUGINDO DA MÁ POSTURA E DO SEDENTARISMO

A rotina de hoje em dia nos mantém cada vez mais parados em um só lugar. Se você trabalha em um escritório, por exemplo, provavelmente sente os malefícios do sedentarismo, ou mesmo de uma postura ruim.

Dores nas costas, cansaço extremo, sobrepeso, dificuldade para dormir, dentre outras coisas, o sedentarismo e a postura ruim são prejudiciais para a autoestima, para a qualidade de vida e para a saúde.

Com o exercício funcional, você é capaz de combater esses problemas, se manter ativo e desenvolver um condicionamento físico melhor.

Além disso, a prática regular de exercícios está ligada a uma série de benefícios. Pesquisas indicam até mesmo uma correlação entre saúde mental e atividade física, sem falar na disposição aumentada que exercícios direcionados a você podem trazer.

QUEM PODE PRATICAR EXERCÍCIO FUNCIONAL, E ONDE?

Qualquer um pode praticar esses tipos de exercícios, uma vez que as séries são desenvolvidas especialmente para o aluno. Em uma academia, por sua vez, você conta com um instrutor especializado, que pode desenvolver um programa ideal para você.

Além disso, alguns instrutores podem se valer de outros ambientes, como parques e praias.

Ou seja, contando com o planejamento adequado, e com um instrutor capacitado em uma academia, qualquer um pode desenvolver um melhor condicionamento físico e melhorar a sua postura, e sua autoestima, se livrando de sobrepeso e outros problemas com movimentos naturais de seu próprio corpo, graças a exercícios funcionais.

 

400 Receitas Fit com Cardápios (+ebook bonus)

Eu sei o quanto é difícil emagrecer, afinal, já eliminei mais de 60 quilos! E sabe qual foi o meu segredo? Eu não abri mão de comer bem! Através desse ebook você encontrará muuuuitas receitas que irão te ajudar no processo de emagrecimento! Parte das receitas estão divididas entre TODAS as refeições (uma sugestão pra dar aqueeela ajudada!), como lanche/snack, café da manhã, almoço e jantar. Além dessas receitas, também encontrará receitas para refeição livre, receitas veganas e vegetarianas, receitas para saladas, molhos para saladas, sobremesas, sopas para emagrecer, sucos detox, chás, shakes especiais! O ebook também é informativo, entre os tópicos você também encontrará um Manual de Culinária para te auxiliar nas suas receitas, informação real sobre como a água pode influenciar no ganho de peso e como se prevenir, como organizar a sua geladeira corretamente. Quer mais? Você terá duas sugestões de cardápios e também aprenderá como personalizar a sua dieta com muitas informações!

 

Clique Aqui e Saiba mais!

Responder

Deixe uma resposta