Quando um ambiente online se torna o ponto de reunião de venda de várias empresas, sendo do mesmo segmento mercadológico ou de outros diferentes, aquele local é denominado como marketplace.
Sendo um local onde as empresas podem ter um contato com seus consumidores fiéis e os que podem se tornar futuros clientes, esse espaço virtual é disponibilizado por uma empresa de grande porte e com isso, outros negócios podem anunciar seus produtos.
Tanto que neste espaço online, os usuários que desejam comprar algum produto, pode se ter uma variedade de preços e condições que podem facilitar a sua compra, portanto, as empresas que anunciam buscam formas de atrair sua atenção para elas.
Por exemplo, um usuário que busca fralda geriátrica GG em um marketplace encontrará diversos modelos e empresas fabricantes do produto, com isso, irá analisar o que melhor se encaixa no que está buscando.
O surgimento das vendas onlines passou a crescer cada vez mais conforme a internet foi se popularizando ao longo dos anos, e com isso, o marketing digital ganha cada vez mais força nas estratégias em torno dos produtos ou serviços.
Por volta de 2010, os serviços de compras por marketplace se tornaram então ainda mais populares, não somente pelos preços que se tornaram atrativos, como também, pelo aumento de usuários em redes sociais, ambiente bastante utilizado no marketing digital.
O marketplace também aumentou suas forças com as pessoas ganhando mais confiança nas compras onlines, e com isso, buscando mais e mais produtos para serem adquiridos através da internet.
O que acarretou em empresas que vendiam somente no formato físico, também passarem a explorar o campo online para não terem suas vendas prejudicadas.
A diferença entre loja virtual e marketplace
Embora possam ser confundidas em algum momento, o conceito de marketplace e loja virtual se distinguem em alguns momentos.
Uma loja virtual é um ambiente que é exclusivo para uma empresa anunciar seus produtos e serviços dentro das condições que deseja, além do formato de layout ou então, de outros meios que possam dar uma fidelidade aos clientes que compraram pela primeira vez.
Como uma loja de calça jeans uniforme masculino, por exemplo, que pode montar a loja virtual para vender seus produtos que podem incluir blusas, jalecos e outros modelos de uniforme.
O marketplace, em contrapartida, é um espaço onde o mesmo produto porém de diferentes lojas são encontrados em um só lugar, e com isso, acaba gerando uma enorme concorrência dentro das categorias de entrega e principalmente, de preço.
Com o marketplace, basta apenas um login na plataforma e anunciar o produto que deseja, sem a necessidade de criar layout ou alguma gestão de ferramenta para manter a plataforma.
O marketplace costuma ser um ambiente propício para quem está começando a vender seus produtos online para, futuramente, possa migrar também para uma loja virtual própria de caixa plástica de mercado, por exemplo, quando estiver consolidado.
As vantagens e desvantagens do marketplace
Assim como todo investimento que está disponível no mercado para aqueles que desejam aprimorar ou começar um empreendimento com grandes chances de se estabelecer futuramente, há vantagens e desvantagens que os englobam, incluindo o marketplace.
Quando uma empresa começa a vender uma espuma de eva em fitas, por exemplo, através das plataformas categorizadas como marketplace, algumas vantagens que podem ser encontradas são:
- Credibilidade;
- Formas de pagamento;
- Popularidade;
- Meios alternativos para se vender.
Ter um produto dentre uma grande página de marketplace faz com que haja uma credibilidade por conta da confiança que aquela página possui, fazendo com que os consumidores sintam segurança em suas compras.
Além das formas de pagamento que a plataforma pode disponibilizar para o consumidor. O marketplace também proporciona que o consumidor realize suas compras em várias empresas diferentes no mesmo carrinho.
Sendo assim, se o consumidor deseja comprar um saco laminado, caixa de som, fones de ouvido de diversas empresas, o carrinho será o mesmo e pode haver promoções ou descontos que o marketplace proporciona.
A popularidade dos marketplaces também contribuem para que uma empresa tenha vendas e possa ter outros meios para vender além da loja virtual que já possui ou por meio de mensagens privadas nas redes sociais ou aplicativos de mensagens instantâneas.
Contudo, existem desvantagens que cercam o marketplace, uma delas está no padrão do layout que a página possui que pode combinar ou não com o empreendimento, portanto, deve avaliar se vale a pena ou não caso deseje ter um espaço próprio.
A comissão e as taxas que a página recebe com o produto também é algo que pode afastar algumas empresas do uso do marketplace, fazendo com que quem está na plataforma e deseja vender seu produto, possa ter que adaptar as regras.
Do mesmo modo que há uma vantagem em ter o mesmo produto com vários preços diferentes, também existe a desvantagem em torno desta opção por conta da concorrência que se gera na página.
Forro de PVC colocado, por exemplo, pode ser mais barato em uma empresa do estado vizinho do que outra que está no mesmo estado de onde o consumidor mora, o que acaba aumentando a concorrência e assim, a competitividade na plataforma.
Fazendo com que muitas empresas iniciantes no marketplace tenham que investir em diversos meios para se chamar a atenção ali, ou então, podem acabar não gerando tantas vendas se outro empreendimento está melhor consolidado naquele produto.
Como funciona e como se destacar no marketplace?
O marketplace possui um fácil funcionamento e pode ser utilizado por todos os tipos de empresa, especialmente aquelas que estão começando no mercado e não possuem capital financeiro para criar e manter uma loja virtual própria.
As plataformas do marketplace já oferecem uma formatação e uma hospedagem, além do registro da própria página onde serão vendidos os produtos, portanto, basta realizar um cadastro e preencher com as informações que serão solicitadas.
A documentação em algumas plataformas de marketplace também são importantes, especialmente algumas que podem exigir que as empresas cadastradas apresentem o número do CNPJ, mesmo sendo um pequeno empreendedor.
A gestão das configurações da empresa dentro da plataforma de marketplace depende do próprio negócio, podendo anunciar as unidades que possui, bem como colocar promoções ou até mesmo, clicar nas configurações que deixam o produto com a placa de “esgotado”.
Com a centralidade de pagamento sendo algo que a plataforma oferece e a sua visibilidade, o marketplace acaba sendo bastante procurado para vender, além de que as plataformas oferecem um chat direto com o vendedor caso o consumidor deseje falar algo.
Pela página, também é possível receber avaliações e feedbacks, anônimos ou não, do que os consumidores acharam sobre os serviços da loja, forma de entrega e o tempo que demorou até que ele tenha recebido o produto.
Para se ter um destaque ainda maior dentre a concorrência que vende pena de galinha, por exemplo, é importante que agilidade e boa gestão de logística e estoque estejam como partes prioritárias para dar boas oportunidades de venda para o cliente.
Principalmente, em questões de envio, o que pode ser um empecilho e negativar a imagem da empresa em relação às vendas futuras.
Imagens do produto em boa resolução, e a descrição com informações importantes e adicionais que o consumidor pode acabar tendo dúvidas durante o processo de compra pode ajudar aquela empresa a se destacar dentre as demais.
A classificação do produto também é uma parte importante que ajuda no destaque, tal como algumas plataformas disponibilizarem palavras-chaves que podem ser usadas nas configurações para facilitar encontrar determinado produto.
Considerações finais
Sendo assim, o marketplace se tornou uma oportunidade de negócio para as empresas se estabelecerem no mercado, principalmente, as que não possuem capital financeiro suficiente para investirem em sua própria loja virtual.
Sendo uma oportunidade de ganhar visibilidade, o marketplace também é um ambiente virtual de grande concorrência fazendo com que as empresas busquem mais formas de se destacar para que possam ter boas vendas.
Embora haja divergências entre lojas virtuais e marketplace, este segundo pode ser uma forma inicial para uma empresa terceirizada ganhar destaque e com o tempo, abrir sua própria loja virtual.
Com um fácil cadastro e a documentação necessária, o empreendimento pode entrar em qualquer plataforma de marketplace que combine com os seus produtos ou com a sua gestão e os objetivos que a empresa possui.
As plataformas de marketplace crescem a cada dia no mercado desde que o consumidor ganhou confiança em comprar pela internet, e por meio delas, pequenos empreendimentos acabam tendo a chance de se consolidar e achar o seu público-alvo ideal.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.